Território de negociações, roteiros instáveis : noções de consentimento a partir do diálogo entre jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Glaucia Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233724
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que maneira o consentimento é entendido pelus jovens e como os discursos que circulam em nossa sociedade acerca desse conceito influenciam nesse entendimento. Nosso olhar voltou-se para as violências que passam despercebidas no dia a dia e suas relações com as negociações e instabilidades que compõem o processo de consentir a algo ou não. Partimos da escola, enquanto espaço altamente generificado e onde menines se constituem como sujeitos, como uma ponte para dialogar sobre esses temas. Ancorada em uma perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais e de Gênero, esta pesquisa se desenvolveu em uma escola pública de Porto Alegre com estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental. Ferramentas etnográficas foram utilizadas para chegarmos ao material discutido e analisado, especialmente um momento de observação participante e rodas de conversa com es participantes. A análise do material se amparou nos pensamentos foucaultianos em relação a construção de enunciados e discursos e suas condições de existência em um determinado tempo e local. Com este trabalho, observamos que o consentimento parece ser entendido pelus jovens a partir de três aspectos: dos limites, da negação e do contrato. Estes aspectos são atravessados pelos saberes produzidos a partir dos diferentes discursos que circulam sobre o consentimento. O diálogo aparece neste trabalho como uma potente ferramenta de rever posições e mudar de opinião, evidenciando a importância de falar sobre esse tema que é tão pouco falado.
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