O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Márcia Blanco
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Reichert, Inês Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/688
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir acerca dos currículos, dos saberes e das práticas docentes, a partir de uma temática pouco explorada nas escolas: a história e a cultura dos povos indígenas. Em 2008, com a aprovação da lei 11.645, que tornou esse tema obrigatório no ensino brasileiro, a discussão vai ganhando espaço, lentamente, principalmente no que diz respeito à formação docente para implantação dessa mudança curricular. Dessa forma, apresentamos as problematizações que vêm sendo feitas a respeito da temática indígena na sala de aula, além de algumas propostas de trabalho, acreditando que essa temática deve ser muito mais do que o acréscimo de uma data comemorativa ou um novo capítulo nos livros didáticos de História, mas, sim, uma possibilidade de pensarmos numa escola pluriétnica e mais democrática.Palavras-chave: Currículo. Temática Indígena. Formação de Professores. Legislação.
id Feevale-1_160de2e7ff72df20f3494256ef85bac4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/688
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇAO presente artigo tem por objetivo refletir acerca dos currículos, dos saberes e das práticas docentes, a partir de uma temática pouco explorada nas escolas: a história e a cultura dos povos indígenas. Em 2008, com a aprovação da lei 11.645, que tornou esse tema obrigatório no ensino brasileiro, a discussão vai ganhando espaço, lentamente, principalmente no que diz respeito à formação docente para implantação dessa mudança curricular. Dessa forma, apresentamos as problematizações que vêm sendo feitas a respeito da temática indígena na sala de aula, além de algumas propostas de trabalho, acreditando que essa temática deve ser muito mais do que o acréscimo de uma data comemorativa ou um novo capítulo nos livros didáticos de História, mas, sim, uma possibilidade de pensarmos numa escola pluriétnica e mais democrática.Palavras-chave: Currículo. Temática Indígena. Formação de Professores. Legislação.Universidade Feevale2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/68810.25112/rp.v1i0.688Revista Prâksis; v. 1 (2010): Educação e Formação de Professores - Janeiro / Junho; 73-782448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/688/760Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Márcia BlancoReichert, Inês Caroline2017-07-06T22:06:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/688Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:59Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
title O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
spellingShingle O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
Cardoso, Márcia Blanco
title_short O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
title_full O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
title_fullStr O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
title_full_unstemmed O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
title_sort O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
author Cardoso, Márcia Blanco
author_facet Cardoso, Márcia Blanco
Reichert, Inês Caroline
author_role author
author2 Reichert, Inês Caroline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Márcia Blanco
Reichert, Inês Caroline
description O presente artigo tem por objetivo refletir acerca dos currículos, dos saberes e das práticas docentes, a partir de uma temática pouco explorada nas escolas: a história e a cultura dos povos indígenas. Em 2008, com a aprovação da lei 11.645, que tornou esse tema obrigatório no ensino brasileiro, a discussão vai ganhando espaço, lentamente, principalmente no que diz respeito à formação docente para implantação dessa mudança curricular. Dessa forma, apresentamos as problematizações que vêm sendo feitas a respeito da temática indígena na sala de aula, além de algumas propostas de trabalho, acreditando que essa temática deve ser muito mais do que o acréscimo de uma data comemorativa ou um novo capítulo nos livros didáticos de História, mas, sim, uma possibilidade de pensarmos numa escola pluriétnica e mais democrática.Palavras-chave: Currículo. Temática Indígena. Formação de Professores. Legislação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/688
10.25112/rp.v1i0.688
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/688
identifier_str_mv 10.25112/rp.v1i0.688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/688/760
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2010): Educação e Formação de Professores - Janeiro / Junho; 73-78
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123853320192