O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/688 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo refletir acerca dos currículos, dos saberes e das práticas docentes, a partir de uma temática pouco explorada nas escolas: a história e a cultura dos povos indígenas. Em 2008, com a aprovação da lei 11.645, que tornou esse tema obrigatório no ensino brasileiro, a discussão vai ganhando espaço, lentamente, principalmente no que diz respeito à formação docente para implantação dessa mudança curricular. Dessa forma, apresentamos as problematizações que vêm sendo feitas a respeito da temática indígena na sala de aula, além de algumas propostas de trabalho, acreditando que essa temática deve ser muito mais do que o acréscimo de uma data comemorativa ou um novo capítulo nos livros didáticos de História, mas, sim, uma possibilidade de pensarmos numa escola pluriétnica e mais democrática.Palavras-chave: Currículo. Temática Indígena. Formação de Professores. Legislação. |
id |
Feevale-1_160de2e7ff72df20f3494256ef85bac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/688 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇAO presente artigo tem por objetivo refletir acerca dos currículos, dos saberes e das práticas docentes, a partir de uma temática pouco explorada nas escolas: a história e a cultura dos povos indígenas. Em 2008, com a aprovação da lei 11.645, que tornou esse tema obrigatório no ensino brasileiro, a discussão vai ganhando espaço, lentamente, principalmente no que diz respeito à formação docente para implantação dessa mudança curricular. Dessa forma, apresentamos as problematizações que vêm sendo feitas a respeito da temática indígena na sala de aula, além de algumas propostas de trabalho, acreditando que essa temática deve ser muito mais do que o acréscimo de uma data comemorativa ou um novo capítulo nos livros didáticos de História, mas, sim, uma possibilidade de pensarmos numa escola pluriétnica e mais democrática.Palavras-chave: Currículo. Temática Indígena. Formação de Professores. Legislação.Universidade Feevale2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/68810.25112/rp.v1i0.688Revista Prâksis; v. 1 (2010): Educação e Formação de Professores - Janeiro / Junho; 73-782448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/688/760Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Márcia BlancoReichert, Inês Caroline2017-07-06T22:06:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/688Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:59Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA |
title |
O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA |
spellingShingle |
O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA Cardoso, Márcia Blanco |
title_short |
O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA |
title_full |
O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA |
title_fullStr |
O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA |
title_full_unstemmed |
O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA |
title_sort |
O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA |
author |
Cardoso, Márcia Blanco |
author_facet |
Cardoso, Márcia Blanco Reichert, Inês Caroline |
author_role |
author |
author2 |
Reichert, Inês Caroline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Márcia Blanco Reichert, Inês Caroline |
description |
O presente artigo tem por objetivo refletir acerca dos currículos, dos saberes e das práticas docentes, a partir de uma temática pouco explorada nas escolas: a história e a cultura dos povos indígenas. Em 2008, com a aprovação da lei 11.645, que tornou esse tema obrigatório no ensino brasileiro, a discussão vai ganhando espaço, lentamente, principalmente no que diz respeito à formação docente para implantação dessa mudança curricular. Dessa forma, apresentamos as problematizações que vêm sendo feitas a respeito da temática indígena na sala de aula, além de algumas propostas de trabalho, acreditando que essa temática deve ser muito mais do que o acréscimo de uma data comemorativa ou um novo capítulo nos livros didáticos de História, mas, sim, uma possibilidade de pensarmos numa escola pluriétnica e mais democrática.Palavras-chave: Currículo. Temática Indígena. Formação de Professores. Legislação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/688 10.25112/rp.v1i0.688 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/688 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v1i0.688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/688/760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2010): Educação e Formação de Professores - Janeiro / Junho; 73-78 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v1i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123853320192 |