HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1916 |
Resumo: | O objetivo central deste artigo é discutir sobre como garotos da educação infantil e pré-escola coconstroem suas masculinidades a partir de interações cotidianas nas escolas. Defendemos a relevância desta pesquisa, uma vez que será nestes espaços que meninos e meninas apre(e)ndem as possibilidades de serem masculinos e femininos. Para tal, realizamos pesquisa em duas escolas da periferia urbana de Duque de Caxias (RJ), com dados gerados por meio da observação participante e de entrevistas. Com o estudo, percebemos que, nestes níveis de escolarização, é possível reforçar as masculinidades normativas e, ao mesmo tempo, subverter as normas.Palavras-chave: Masculinidades. Educação infantil. Cotidiano escolar.ABSTRACTThe main goal of this article is to discuss how Nursery School boys co-construct their masculinities from everyday interactions in schools. We defend the relevance of this research, since it will be in those spaces that boys and girls learn the possibilities of being masculine and feminine. In order to achieve our main goal, we conducted researches in two schools in the urban outskirts of Duque de Caxias (RJ), with data generated through participant observation and interviews. Through this study, we realized that, at these levels of schooling, it is possible to reinforce normative masculinities and, at the same time, to subvert the dominant standards.Keywords: Masculinities. Nursery school. School routine. |
id |
Feevale-1_1f29394986bbd15600cee216595eb5a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1916 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTILO objetivo central deste artigo é discutir sobre como garotos da educação infantil e pré-escola coconstroem suas masculinidades a partir de interações cotidianas nas escolas. Defendemos a relevância desta pesquisa, uma vez que será nestes espaços que meninos e meninas apre(e)ndem as possibilidades de serem masculinos e femininos. Para tal, realizamos pesquisa em duas escolas da periferia urbana de Duque de Caxias (RJ), com dados gerados por meio da observação participante e de entrevistas. Com o estudo, percebemos que, nestes níveis de escolarização, é possível reforçar as masculinidades normativas e, ao mesmo tempo, subverter as normas.Palavras-chave: Masculinidades. Educação infantil. Cotidiano escolar.ABSTRACTThe main goal of this article is to discuss how Nursery School boys co-construct their masculinities from everyday interactions in schools. We defend the relevance of this research, since it will be in those spaces that boys and girls learn the possibilities of being masculine and feminine. In order to achieve our main goal, we conducted researches in two schools in the urban outskirts of Duque de Caxias (RJ), with data generated through participant observation and interviews. Through this study, we realized that, at these levels of schooling, it is possible to reinforce normative masculinities and, at the same time, to subvert the dominant standards.Keywords: Masculinities. Nursery school. School routine.Universidade Feevale2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/191610.25112/rpr.v2i0.1916Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 209-2252448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1916/2384Copyright (c) 2019 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Paulo Melgaçoda2019-08-17T01:18:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1916Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2019-08-17T01:18:35Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silva Junior, Paulo Melgaçoda |
title_short |
HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Silva Junior, Paulo Melgaçoda |
author_facet |
Silva Junior, Paulo Melgaçoda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Paulo Melgaçoda |
description |
O objetivo central deste artigo é discutir sobre como garotos da educação infantil e pré-escola coconstroem suas masculinidades a partir de interações cotidianas nas escolas. Defendemos a relevância desta pesquisa, uma vez que será nestes espaços que meninos e meninas apre(e)ndem as possibilidades de serem masculinos e femininos. Para tal, realizamos pesquisa em duas escolas da periferia urbana de Duque de Caxias (RJ), com dados gerados por meio da observação participante e de entrevistas. Com o estudo, percebemos que, nestes níveis de escolarização, é possível reforçar as masculinidades normativas e, ao mesmo tempo, subverter as normas.Palavras-chave: Masculinidades. Educação infantil. Cotidiano escolar.ABSTRACTThe main goal of this article is to discuss how Nursery School boys co-construct their masculinities from everyday interactions in schools. We defend the relevance of this research, since it will be in those spaces that boys and girls learn the possibilities of being masculine and feminine. In order to achieve our main goal, we conducted researches in two schools in the urban outskirts of Duque de Caxias (RJ), with data generated through participant observation and interviews. Through this study, we realized that, at these levels of schooling, it is possible to reinforce normative masculinities and, at the same time, to subvert the dominant standards.Keywords: Masculinities. Nursery school. School routine. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1916 10.25112/rpr.v2i0.1916 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1916 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v2i0.1916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1916/2384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 209-225 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v2i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325124864147456 |