HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Paulo Melgaçoda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1916
Resumo: O objetivo central deste artigo é discutir sobre como garotos da educação infantil e pré-escola coconstroem suas masculinidades a partir de interações cotidianas nas escolas. Defendemos a relevância desta pesquisa, uma vez que será nestes espaços que meninos e meninas apre(e)ndem as possibilidades de serem masculinos e femininos. Para tal, realizamos pesquisa em duas escolas da periferia urbana de Duque de Caxias (RJ), com dados gerados por meio da observação participante e de entrevistas. Com o estudo, percebemos que, nestes níveis de escolarização, é possível reforçar as masculinidades normativas e, ao mesmo tempo, subverter as normas.Palavras-chave: Masculinidades. Educação infantil. Cotidiano escolar.ABSTRACTThe main goal of this article is to discuss how Nursery School boys co-construct their masculinities from everyday interactions in schools. We defend the relevance of this research, since it will be in those spaces that boys and girls learn the possibilities of being masculine and feminine. In order to achieve our main goal, we conducted researches in two schools in the urban outskirts of Duque de Caxias (RJ), with data generated through participant observation and interviews. Through this study, we realized that, at these levels of schooling, it is possible to reinforce normative masculinities and, at the same time, to subvert the dominant standards.Keywords: Masculinities. Nursery school. School routine.
id Feevale-1_1f29394986bbd15600cee216595eb5a3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1916
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTILO objetivo central deste artigo é discutir sobre como garotos da educação infantil e pré-escola coconstroem suas masculinidades a partir de interações cotidianas nas escolas. Defendemos a relevância desta pesquisa, uma vez que será nestes espaços que meninos e meninas apre(e)ndem as possibilidades de serem masculinos e femininos. Para tal, realizamos pesquisa em duas escolas da periferia urbana de Duque de Caxias (RJ), com dados gerados por meio da observação participante e de entrevistas. Com o estudo, percebemos que, nestes níveis de escolarização, é possível reforçar as masculinidades normativas e, ao mesmo tempo, subverter as normas.Palavras-chave: Masculinidades. Educação infantil. Cotidiano escolar.ABSTRACTThe main goal of this article is to discuss how Nursery School boys co-construct their masculinities from everyday interactions in schools. We defend the relevance of this research, since it will be in those spaces that boys and girls learn the possibilities of being masculine and feminine. In order to achieve our main goal, we conducted researches in two schools in the urban outskirts of Duque de Caxias (RJ), with data generated through participant observation and interviews. Through this study, we realized that, at these levels of schooling, it is possible to reinforce normative masculinities and, at the same time, to subvert the dominant standards.Keywords: Masculinities. Nursery school. School routine.Universidade Feevale2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/191610.25112/rpr.v2i0.1916Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 209-2252448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1916/2384Copyright (c) 2019 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Paulo Melgaçoda2019-08-17T01:18:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1916Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2019-08-17T01:18:35Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Silva Junior, Paulo Melgaçoda
title_short HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort HOMENS DO AMANHÃ: REFLEXÕES SOBRE PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Silva Junior, Paulo Melgaçoda
author_facet Silva Junior, Paulo Melgaçoda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Paulo Melgaçoda
description O objetivo central deste artigo é discutir sobre como garotos da educação infantil e pré-escola coconstroem suas masculinidades a partir de interações cotidianas nas escolas. Defendemos a relevância desta pesquisa, uma vez que será nestes espaços que meninos e meninas apre(e)ndem as possibilidades de serem masculinos e femininos. Para tal, realizamos pesquisa em duas escolas da periferia urbana de Duque de Caxias (RJ), com dados gerados por meio da observação participante e de entrevistas. Com o estudo, percebemos que, nestes níveis de escolarização, é possível reforçar as masculinidades normativas e, ao mesmo tempo, subverter as normas.Palavras-chave: Masculinidades. Educação infantil. Cotidiano escolar.ABSTRACTThe main goal of this article is to discuss how Nursery School boys co-construct their masculinities from everyday interactions in schools. We defend the relevance of this research, since it will be in those spaces that boys and girls learn the possibilities of being masculine and feminine. In order to achieve our main goal, we conducted researches in two schools in the urban outskirts of Duque de Caxias (RJ), with data generated through participant observation and interviews. Through this study, we realized that, at these levels of schooling, it is possible to reinforce normative masculinities and, at the same time, to subvert the dominant standards.Keywords: Masculinities. Nursery school. School routine.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1916
10.25112/rpr.v2i0.1916
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1916
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2i0.1916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1916/2384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 209-225
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124864147456