Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Nubea Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Bianca Camacho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5958
Resumo: Este artigo constitui-se de uma pesquisa qualitativa sobre a atuação dos Professores homens na Educação Infantil. O trabalho pretendeu discutir sobre gênero e docência masculina tendo como foco a prática destes Professores na atuação com crianças pequenas. Privilegiou a metodologia de caráter empírico e bibliográfico, realizando uma investigação junto à comunidade escolar de um dos Centros de Educação Infantil do município de Dourados-MS. Por meio desta pesquisa pretendeu-se expandir a discussão sobre a docência masculina nas instituições de Educação Infantil, colaborar com as reflexões sobre a igualdade de gênero, temática esta discutida na atualidade, prioritariamente, ao que se refere a igualdade de oportunidades, desmistificar o pensamento histórico e cultural imposto na sociedade sobre papeis previamente instituídos a homens e mulheres e, principalmente, contribuir para uma prática pedagógica que possa educar independentemente do gênero.
id UFGD-8_c927989f9b026c7863ecdc99544cc859
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5958
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculinaDocência. Gênero. Crianças pequenas.Este artigo constitui-se de uma pesquisa qualitativa sobre a atuação dos Professores homens na Educação Infantil. O trabalho pretendeu discutir sobre gênero e docência masculina tendo como foco a prática destes Professores na atuação com crianças pequenas. Privilegiou a metodologia de caráter empírico e bibliográfico, realizando uma investigação junto à comunidade escolar de um dos Centros de Educação Infantil do município de Dourados-MS. Por meio desta pesquisa pretendeu-se expandir a discussão sobre a docência masculina nas instituições de Educação Infantil, colaborar com as reflexões sobre a igualdade de gênero, temática esta discutida na atualidade, prioritariamente, ao que se refere a igualdade de oportunidades, desmistificar o pensamento histórico e cultural imposto na sociedade sobre papeis previamente instituídos a homens e mulheres e, principalmente, contribuir para uma prática pedagógica que possa educar independentemente do gênero.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5958Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 109-1202318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5958/3197Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Nubea RodriguesAlmeida, Bianca Camacho de2020-02-20T16:13:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5958Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T16:13:51Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculina
title Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculina
spellingShingle Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculina
Xavier, Nubea Rodrigues
Docência. Gênero. Crianças pequenas.
title_short Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculina
title_full Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculina
title_fullStr Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculina
title_full_unstemmed Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculina
title_sort Homens na Educação Infantil: reflexões acerca da docência masculina
author Xavier, Nubea Rodrigues
author_facet Xavier, Nubea Rodrigues
Almeida, Bianca Camacho de
author_role author
author2 Almeida, Bianca Camacho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Nubea Rodrigues
Almeida, Bianca Camacho de
dc.subject.por.fl_str_mv Docência. Gênero. Crianças pequenas.
topic Docência. Gênero. Crianças pequenas.
description Este artigo constitui-se de uma pesquisa qualitativa sobre a atuação dos Professores homens na Educação Infantil. O trabalho pretendeu discutir sobre gênero e docência masculina tendo como foco a prática destes Professores na atuação com crianças pequenas. Privilegiou a metodologia de caráter empírico e bibliográfico, realizando uma investigação junto à comunidade escolar de um dos Centros de Educação Infantil do município de Dourados-MS. Por meio desta pesquisa pretendeu-se expandir a discussão sobre a docência masculina nas instituições de Educação Infantil, colaborar com as reflexões sobre a igualdade de gênero, temática esta discutida na atualidade, prioritariamente, ao que se refere a igualdade de oportunidades, desmistificar o pensamento histórico e cultural imposto na sociedade sobre papeis previamente instituídos a homens e mulheres e, principalmente, contribuir para uma prática pedagógica que possa educar independentemente do gênero.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5958
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5958/3197
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 109-120
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170095284224