BOOKTUBERS E A INFLUÊNCIA LITERÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DO VLOG DA JU CIRQUEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pochmann, Pâmela da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Menti, Magali de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2073
Resumo: RESUMOEste estudo teve como problema de pesquisa verificar como blogs/vlogs literários, enquanto meios de comunicação, podem influenciar a escolha leitora. Para isso, selecionou-se o vlog da Ju Cirqueira, blogueira do blog Nuvem Literária, para um estudo de caso. O objetivo geral foi identificar quais estratégias a blogueira utiliza que podem influenciar na escolha literária dos seus seguidores a partir de suas publicações/vídeos. Os objetivos específicos foram verificar as estratégias que a blogueira utiliza para transmitir suas mensagens e criar conexões, e se utiliza algum padrão em seus vídeos. Para tanto, abordou-se questões relacionadas à leitura, texto, práticas de leitura, formação de leitores e ato comunicativo. Os procedimentos metodológicos abrangeram uma parte quantitativa, em que foram destacados números de blogs existentes, perfil dos usuários e categorias de blogs, e uma parte qualitativa em que, por meio de categorização de análise proposta por Jeffman (2015) e de análise de conteúdo, examinou-se dez vídeos do canal da Ju Cirqueira. A partir dos dados coletados, pode-se ter uma amostragem de como são os blogs no Brasil, o perfil do público leitor de blogs e vlogs e características que fazem com que os booktubers fidelizem seus seguidores e, consequentemente, apresentem novas opções de leitura. Entre os padrões utilizados pela blogueira destacam-se a cultura do quarto, as estratégias de comunicação e a cultura de participação.Palavras-chave: Booktubers. Influência literária. Ju Cirqueira. Vlog. Formação do Leitor. ABSTRACTThis study aimed to verify how literary blogs/vlogs, as a means of communication, can influence te choice for reading. To this end, the vlog by Ju Cirqueira, blogger of the blog Nuvem Literária, was chosen for a case study. The goal of the survey was to look at how the blogger influences the literary choice of her followers, what strategies she uses to broadcast her messages and make connections, and whether she uses some pattern in her videos. The focus of the analysis was on concepts pertaining to reading, the text, reading practices, reader training and mass media. There were quantitative methodological procedures in which  numbers of existing blogs, profile of users and categories of blogs were sought; followed by  qualitative procedures carried out through categories of analysis and content analysis to look for patterns in ten videos of the channel of Ju Cirqueira. From the data collected, one can have a sampling of how blogs are in Brazil, the profile of the public readers of blogs and vlogs and characteristics that make booktubers loyal to their followers and, consequently, present new reading options. Among the different languages used in communication, we highlight the culture of the room, the communication strategies and the culture of participation.Keywords: Booktubers. Literacy influence. Ju Cirqueira. Literary Vlog. Formation of the reader.
id Feevale-1_207554f584d8a698e1abd7e5a6e07c77
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2073
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling BOOKTUBERS E A INFLUÊNCIA LITERÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DO VLOG DA JU CIRQUEIRARESUMOEste estudo teve como problema de pesquisa verificar como blogs/vlogs literários, enquanto meios de comunicação, podem influenciar a escolha leitora. Para isso, selecionou-se o vlog da Ju Cirqueira, blogueira do blog Nuvem Literária, para um estudo de caso. O objetivo geral foi identificar quais estratégias a blogueira utiliza que podem influenciar na escolha literária dos seus seguidores a partir de suas publicações/vídeos. Os objetivos específicos foram verificar as estratégias que a blogueira utiliza para transmitir suas mensagens e criar conexões, e se utiliza algum padrão em seus vídeos. Para tanto, abordou-se questões relacionadas à leitura, texto, práticas de leitura, formação de leitores e ato comunicativo. Os procedimentos metodológicos abrangeram uma parte quantitativa, em que foram destacados números de blogs existentes, perfil dos usuários e categorias de blogs, e uma parte qualitativa em que, por meio de categorização de análise proposta por Jeffman (2015) e de análise de conteúdo, examinou-se dez vídeos do canal da Ju Cirqueira. A partir dos dados coletados, pode-se ter uma amostragem de como são os blogs no Brasil, o perfil do público leitor de blogs e vlogs e características que fazem com que os booktubers fidelizem seus seguidores e, consequentemente, apresentem novas opções de leitura. Entre os padrões utilizados pela blogueira destacam-se a cultura do quarto, as estratégias de comunicação e a cultura de participação.Palavras-chave: Booktubers. Influência literária. Ju Cirqueira. Vlog. Formação do Leitor. ABSTRACTThis study aimed to verify how literary blogs/vlogs, as a means of communication, can influence te choice for reading. To this end, the vlog by Ju Cirqueira, blogger of the blog Nuvem Literária, was chosen for a case study. The goal of the survey was to look at how the blogger influences the literary choice of her followers, what strategies she uses to broadcast her messages and make connections, and whether she uses some pattern in her videos. The focus of the analysis was on concepts pertaining to reading, the text, reading practices, reader training and mass media. There were quantitative methodological procedures in which  numbers of existing blogs, profile of users and categories of blogs were sought; followed by  qualitative procedures carried out through categories of analysis and content analysis to look for patterns in ten videos of the channel of Ju Cirqueira. From the data collected, one can have a sampling of how blogs are in Brazil, the profile of the public readers of blogs and vlogs and characteristics that make booktubers loyal to their followers and, consequently, present new reading options. Among the different languages used in communication, we highlight the culture of the room, the communication strategies and the culture of participation.Keywords: Booktubers. Literacy influence. Ju Cirqueira. Literary Vlog. Formation of the reader.Universidade Feevale2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/207310.25112/rpr.v3i0.2073Revista Prâksis; v. 3 (2020): Manifestações culturais e processos educacionais na contemporaneidade; 25-432448-19391807-111210.25112/rpr.v3i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2073/2623http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2073/2661http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2073/2830Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPochmann, Pâmela da SilvaMenti, Magali de Moraes2020-10-10T02:46:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2073Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-10-10T02:46:51Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv BOOKTUBERS E A INFLUÊNCIA LITERÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DO VLOG DA JU CIRQUEIRA
title BOOKTUBERS E A INFLUÊNCIA LITERÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DO VLOG DA JU CIRQUEIRA
spellingShingle BOOKTUBERS E A INFLUÊNCIA LITERÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DO VLOG DA JU CIRQUEIRA
Pochmann, Pâmela da Silva
title_short BOOKTUBERS E A INFLUÊNCIA LITERÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DO VLOG DA JU CIRQUEIRA
title_full BOOKTUBERS E A INFLUÊNCIA LITERÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DO VLOG DA JU CIRQUEIRA
title_fullStr BOOKTUBERS E A INFLUÊNCIA LITERÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DO VLOG DA JU CIRQUEIRA
title_full_unstemmed BOOKTUBERS E A INFLUÊNCIA LITERÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DO VLOG DA JU CIRQUEIRA
title_sort BOOKTUBERS E A INFLUÊNCIA LITERÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DO VLOG DA JU CIRQUEIRA
author Pochmann, Pâmela da Silva
author_facet Pochmann, Pâmela da Silva
Menti, Magali de Moraes
author_role author
author2 Menti, Magali de Moraes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pochmann, Pâmela da Silva
Menti, Magali de Moraes
description RESUMOEste estudo teve como problema de pesquisa verificar como blogs/vlogs literários, enquanto meios de comunicação, podem influenciar a escolha leitora. Para isso, selecionou-se o vlog da Ju Cirqueira, blogueira do blog Nuvem Literária, para um estudo de caso. O objetivo geral foi identificar quais estratégias a blogueira utiliza que podem influenciar na escolha literária dos seus seguidores a partir de suas publicações/vídeos. Os objetivos específicos foram verificar as estratégias que a blogueira utiliza para transmitir suas mensagens e criar conexões, e se utiliza algum padrão em seus vídeos. Para tanto, abordou-se questões relacionadas à leitura, texto, práticas de leitura, formação de leitores e ato comunicativo. Os procedimentos metodológicos abrangeram uma parte quantitativa, em que foram destacados números de blogs existentes, perfil dos usuários e categorias de blogs, e uma parte qualitativa em que, por meio de categorização de análise proposta por Jeffman (2015) e de análise de conteúdo, examinou-se dez vídeos do canal da Ju Cirqueira. A partir dos dados coletados, pode-se ter uma amostragem de como são os blogs no Brasil, o perfil do público leitor de blogs e vlogs e características que fazem com que os booktubers fidelizem seus seguidores e, consequentemente, apresentem novas opções de leitura. Entre os padrões utilizados pela blogueira destacam-se a cultura do quarto, as estratégias de comunicação e a cultura de participação.Palavras-chave: Booktubers. Influência literária. Ju Cirqueira. Vlog. Formação do Leitor. ABSTRACTThis study aimed to verify how literary blogs/vlogs, as a means of communication, can influence te choice for reading. To this end, the vlog by Ju Cirqueira, blogger of the blog Nuvem Literária, was chosen for a case study. The goal of the survey was to look at how the blogger influences the literary choice of her followers, what strategies she uses to broadcast her messages and make connections, and whether she uses some pattern in her videos. The focus of the analysis was on concepts pertaining to reading, the text, reading practices, reader training and mass media. There were quantitative methodological procedures in which  numbers of existing blogs, profile of users and categories of blogs were sought; followed by  qualitative procedures carried out through categories of analysis and content analysis to look for patterns in ten videos of the channel of Ju Cirqueira. From the data collected, one can have a sampling of how blogs are in Brazil, the profile of the public readers of blogs and vlogs and characteristics that make booktubers loyal to their followers and, consequently, present new reading options. Among the different languages used in communication, we highlight the culture of the room, the communication strategies and the culture of participation.Keywords: Booktubers. Literacy influence. Ju Cirqueira. Literary Vlog. Formation of the reader.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2073
10.25112/rpr.v3i0.2073
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2073
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v3i0.2073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2073/2623
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2073/2661
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2073/2830
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
multipart/related
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 3 (2020): Manifestações culturais e processos educacionais na contemporaneidade; 25-43
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v3i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125226954752