A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Guilherme Primo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dutra, Alessandra, Catelão, Evandro, Santos, Givan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3642
Resumo: Resumo: O objetivo desse estudo é relatar uma experiência em sala de aula com a metodologia WebQuest, aplicada para conscientizar os alunos da educação básica de que a literatura é um direito e necessita ser curada, inclusive, com o suporte dos recursos disponíveis na rede virtual. Para tanto, lançamos mão do conceito de WebQuest por Dodge (1999), de curadoria, por Cortella e Dimenstein (2015) e de uma breve discussão sobre as particularidades dos booktubers. Os resultados mostraram a necessária interação entre escola e internet, assim como as possibilidades infinitas de ensinar e aprendermos por diferentes tipos de letramento. Palavras-chave: Booktubers; Ensino-aprendizagem; Literatura; WebQuest. Abstract: The aim of this study is to report a classroom experience with the WebQuest methodology, applied to awareness the students of basic education of that literature is a right and need to be cured, including with the support of resources on the virtual network. To this end, we launched hand of the concept of WebQuest, by Dodge (1999), of curatorship, by Cortella and Dimenstein (2015) and of a brief discussion on the particularities of booktubers. The results showed the necessary interaction between school and internet, as well as the possibilities endless to teach and learn by different types of literacies. Keywords: Booktubers; Literature; Teaching and learning; WebQuest.
id UFT-4_87af1060b0bc1761e8cb521e25a4b5ef
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3642
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICAResumo: O objetivo desse estudo é relatar uma experiência em sala de aula com a metodologia WebQuest, aplicada para conscientizar os alunos da educação básica de que a literatura é um direito e necessita ser curada, inclusive, com o suporte dos recursos disponíveis na rede virtual. Para tanto, lançamos mão do conceito de WebQuest por Dodge (1999), de curadoria, por Cortella e Dimenstein (2015) e de uma breve discussão sobre as particularidades dos booktubers. Os resultados mostraram a necessária interação entre escola e internet, assim como as possibilidades infinitas de ensinar e aprendermos por diferentes tipos de letramento. Palavras-chave: Booktubers; Ensino-aprendizagem; Literatura; WebQuest. Abstract: The aim of this study is to report a classroom experience with the WebQuest methodology, applied to awareness the students of basic education of that literature is a right and need to be cured, including with the support of resources on the virtual network. To this end, we launched hand of the concept of WebQuest, by Dodge (1999), of curatorship, by Cortella and Dimenstein (2015) and of a brief discussion on the particularities of booktubers. The results showed the necessary interaction between school and internet, as well as the possibilities endless to teach and learn by different types of literacies. Keywords: Booktubers; Literature; Teaching and learning; WebQuest.Universidade Federal do Norte do Tocantins2017-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3642EntreLetras; v. 8 n. 1 (2017): Dossiê: Estudos literários; 89 - 1002179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3642/10981Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Guilherme PrimoDutra, AlessandraCatelão, EvandroSantos, Givan2017-07-26T00:08:38Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3642Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-07-26T00:08:38EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Mendonça, Guilherme Primo
title_short A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Mendonça, Guilherme Primo
author_facet Mendonça, Guilherme Primo
Dutra, Alessandra
Catelão, Evandro
Santos, Givan
author_role author
author2 Dutra, Alessandra
Catelão, Evandro
Santos, Givan
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Guilherme Primo
Dutra, Alessandra
Catelão, Evandro
Santos, Givan
description Resumo: O objetivo desse estudo é relatar uma experiência em sala de aula com a metodologia WebQuest, aplicada para conscientizar os alunos da educação básica de que a literatura é um direito e necessita ser curada, inclusive, com o suporte dos recursos disponíveis na rede virtual. Para tanto, lançamos mão do conceito de WebQuest por Dodge (1999), de curadoria, por Cortella e Dimenstein (2015) e de uma breve discussão sobre as particularidades dos booktubers. Os resultados mostraram a necessária interação entre escola e internet, assim como as possibilidades infinitas de ensinar e aprendermos por diferentes tipos de letramento. Palavras-chave: Booktubers; Ensino-aprendizagem; Literatura; WebQuest. Abstract: The aim of this study is to report a classroom experience with the WebQuest methodology, applied to awareness the students of basic education of that literature is a right and need to be cured, including with the support of resources on the virtual network. To this end, we launched hand of the concept of WebQuest, by Dodge (1999), of curatorship, by Cortella and Dimenstein (2015) and of a brief discussion on the particularities of booktubers. The results showed the necessary interaction between school and internet, as well as the possibilities endless to teach and learn by different types of literacies. Keywords: Booktubers; Literature; Teaching and learning; WebQuest.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3642
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3642/10981
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 8 n. 1 (2017): Dossiê: Estudos literários; 89 - 100
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458993610260480