O ENSINO EXPLÍCITO E COMUNICATIVO DE PRONÚNCIA DE LE: CAMINHOS PARA A CONSCIÊNCIA FONÉTICO-FONOLÓGICA
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/665 |
Resumo: | Apesar de a produção oral da língua estrangeira (LE) ser geralmente um dos principais objetivos dos aprendizes, o ensino de pronúncia parece ainda não ter papel definido em sala de aula. Este artigo demonstra a importância da explicitação dos aspectos fonéticofonológicos da língua-alvo, possibilitando ao aprendiz a reflexão sobre as diferenças entre o sistema sonoro da LE e o da língua materna (LM) para que ele, posteriormente, seja capaz de manipular estes sons. Além disso, este trabalho apresenta uma revisão diacrônica sobre o papel do ensino de pronúncia nos principais métodos de ensino, demonstrando as contribuições da Abordagem Comunicativa para o ensino de pronúncia e verificando este ensino em três livros que se dizem comunicativos.Palavras-chave: Aquisição de Língua Estrangeira. Consciência Fonético-fonológica. Instrução Explícita. Ensino Comunicativo. |
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O ENSINO EXPLÍCITO E COMUNICATIVO DE PRONÚNCIA DE LE: CAMINHOS PARA A CONSCIÊNCIA FONÉTICO-FONOLÓGICAApesar de a produção oral da língua estrangeira (LE) ser geralmente um dos principais objetivos dos aprendizes, o ensino de pronúncia parece ainda não ter papel definido em sala de aula. Este artigo demonstra a importância da explicitação dos aspectos fonéticofonológicos da língua-alvo, possibilitando ao aprendiz a reflexão sobre as diferenças entre o sistema sonoro da LE e o da língua materna (LM) para que ele, posteriormente, seja capaz de manipular estes sons. Além disso, este trabalho apresenta uma revisão diacrônica sobre o papel do ensino de pronúncia nos principais métodos de ensino, demonstrando as contribuições da Abordagem Comunicativa para o ensino de pronúncia e verificando este ensino em três livros que se dizem comunicativos.Palavras-chave: Aquisição de Língua Estrangeira. Consciência Fonético-fonológica. Instrução Explícita. Ensino Comunicativo.Universidade Feevale2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/66510.25112/rp.v1i0.665Revista Prâksis; v. 1 (2009): Educação, Pesquisa e Insterdisciplinaridade - Janeiro / Junho; 49-562448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/665/713Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLamprecht, Regina RitterFragozo, Carina Silva2017-07-06T22:06:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/665Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:47Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
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