LIDERANÇA ESCOLAR: UM DESAFIO DA GESTÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spaniol, Adriana Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Backes, Dalila Inês Maldaner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/685
Resumo: O presente artigo tem como enfoque central a atuação do gestor líder e o exercício da liderança em duas escolas da rede estadual de ensino do Município de Canela / RS. Nesse sentido, procuramos analisar o exercício da liderança nas instituições pesquisadas a partir da atuação dos gestores líderes e seus impactos na comunidade escolar, segundo pressupostos de uma gestão democrática participativa. Para tanto, organizamos uma pesquisa qualitativa, na qual a coleta de informações acerca do contexto pesquisado contou com os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas com as gestoras das escolas; aplicação de questionários com professores, supervisores e diretores; observação da realidade e análise documental. Para a compreensão dos dados coletados e a busca de respostas acerca do problema ora investigado, optamos por duas categorias de análise que emergiram das falas das diretoras pesquisadas: estilos de gestão e liderança. O presente estudo propiciou importantes reflexões acerca do papel do gestor líder na atualidade, conhecimentos, habilidades e competências necessárias à sua atuação, assim como o estudo e a compreensão dos estilos de liderança e gestão adotados nas unidades pesquisadas.Palavras-chave: Gestão. Liderança. Gestor Líder. Participação.
id Feevale-1_8c6ed532b37380a539dd74f5abb7fe58
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/685
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling LIDERANÇA ESCOLAR: UM DESAFIO DA GESTÃOO presente artigo tem como enfoque central a atuação do gestor líder e o exercício da liderança em duas escolas da rede estadual de ensino do Município de Canela / RS. Nesse sentido, procuramos analisar o exercício da liderança nas instituições pesquisadas a partir da atuação dos gestores líderes e seus impactos na comunidade escolar, segundo pressupostos de uma gestão democrática participativa. Para tanto, organizamos uma pesquisa qualitativa, na qual a coleta de informações acerca do contexto pesquisado contou com os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas com as gestoras das escolas; aplicação de questionários com professores, supervisores e diretores; observação da realidade e análise documental. Para a compreensão dos dados coletados e a busca de respostas acerca do problema ora investigado, optamos por duas categorias de análise que emergiram das falas das diretoras pesquisadas: estilos de gestão e liderança. O presente estudo propiciou importantes reflexões acerca do papel do gestor líder na atualidade, conhecimentos, habilidades e competências necessárias à sua atuação, assim como o estudo e a compreensão dos estilos de liderança e gestão adotados nas unidades pesquisadas.Palavras-chave: Gestão. Liderança. Gestor Líder. Participação.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/68510.25112/rp.v1i0.685Revista Prâksis; v. 1 (2010): Educação e Formação de Professores - Janeiro / Junho; 45-542448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/685/757Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSpaniol, Adriana MariaBackes, Dalila Inês Maldaner2017-07-06T22:06:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/685Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:59Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv LIDERANÇA ESCOLAR: UM DESAFIO DA GESTÃO
title LIDERANÇA ESCOLAR: UM DESAFIO DA GESTÃO
spellingShingle LIDERANÇA ESCOLAR: UM DESAFIO DA GESTÃO
Spaniol, Adriana Maria
title_short LIDERANÇA ESCOLAR: UM DESAFIO DA GESTÃO
title_full LIDERANÇA ESCOLAR: UM DESAFIO DA GESTÃO
title_fullStr LIDERANÇA ESCOLAR: UM DESAFIO DA GESTÃO
title_full_unstemmed LIDERANÇA ESCOLAR: UM DESAFIO DA GESTÃO
title_sort LIDERANÇA ESCOLAR: UM DESAFIO DA GESTÃO
author Spaniol, Adriana Maria
author_facet Spaniol, Adriana Maria
Backes, Dalila Inês Maldaner
author_role author
author2 Backes, Dalila Inês Maldaner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spaniol, Adriana Maria
Backes, Dalila Inês Maldaner
description O presente artigo tem como enfoque central a atuação do gestor líder e o exercício da liderança em duas escolas da rede estadual de ensino do Município de Canela / RS. Nesse sentido, procuramos analisar o exercício da liderança nas instituições pesquisadas a partir da atuação dos gestores líderes e seus impactos na comunidade escolar, segundo pressupostos de uma gestão democrática participativa. Para tanto, organizamos uma pesquisa qualitativa, na qual a coleta de informações acerca do contexto pesquisado contou com os seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas com as gestoras das escolas; aplicação de questionários com professores, supervisores e diretores; observação da realidade e análise documental. Para a compreensão dos dados coletados e a busca de respostas acerca do problema ora investigado, optamos por duas categorias de análise que emergiram das falas das diretoras pesquisadas: estilos de gestão e liderança. O presente estudo propiciou importantes reflexões acerca do papel do gestor líder na atualidade, conhecimentos, habilidades e competências necessárias à sua atuação, assim como o estudo e a compreensão dos estilos de liderança e gestão adotados nas unidades pesquisadas.Palavras-chave: Gestão. Liderança. Gestor Líder. Participação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/685
10.25112/rp.v1i0.685
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/685
identifier_str_mv 10.25112/rp.v1i0.685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/685/757
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2010): Educação e Formação de Professores - Janeiro / Junho; 45-54
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325123849125888