OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/538 |
Resumo: | Diante de várias transformações que ocorreram nos últimos tempos na composição organizacional das escolas, a gestão escolar participativa e democrática por muitas vezes encontra empecilhos na sua efetivação, pois sempre há resistência à mudança, apresentadas por grande parte da comunidade escolar que por vezes não colaboram e omitem a sua contribuição. Tendo em vista esse problema, indagamos: os gestores escolares possuem o perfil desejado de efetiva liderança, e estão cientes de seu papel influenciador no trabalho escolar? A comunidade escolar compreende que também fazem parte do gerenciamento da gestão numa perspectiva participativa como colaboradores? Para responder tal questionamento o presente artigo tem como objetivos: apontar o perfil de liderança do gestor escolar participativo e democrático; apresentar novas atitudes de caráter prático para o trabalho colaborativo da comunidade no ambiente escolar. Esta pesquisa é qualitativa e se deu através da pesquisa bibliográfica. Abordamos alguns aspectos conceituais da liderança na gestão escolar, e relacionamos a liderança com o perfil atual de gestão escolar democrática e participativa. Também traçamos o perfil de liderança na gestão escolar, listando os conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança, abordados na relação gestor professor/comunidade escolar, e aspectos essenciais para a efetivação da liderança na gestão escolar democrática e participativa. |
id |
EDUL-1_3b0f3cacd30e73470ab1f8f8a3053864 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/538 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAREducação. Gestão Escolar. Gestão Democrática. Gestor Escolar.profissionalização docenteDiante de várias transformações que ocorreram nos últimos tempos na composição organizacional das escolas, a gestão escolar participativa e democrática por muitas vezes encontra empecilhos na sua efetivação, pois sempre há resistência à mudança, apresentadas por grande parte da comunidade escolar que por vezes não colaboram e omitem a sua contribuição. Tendo em vista esse problema, indagamos: os gestores escolares possuem o perfil desejado de efetiva liderança, e estão cientes de seu papel influenciador no trabalho escolar? A comunidade escolar compreende que também fazem parte do gerenciamento da gestão numa perspectiva participativa como colaboradores? Para responder tal questionamento o presente artigo tem como objetivos: apontar o perfil de liderança do gestor escolar participativo e democrático; apresentar novas atitudes de caráter prático para o trabalho colaborativo da comunidade no ambiente escolar. Esta pesquisa é qualitativa e se deu através da pesquisa bibliográfica. Abordamos alguns aspectos conceituais da liderança na gestão escolar, e relacionamos a liderança com o perfil atual de gestão escolar democrática e participativa. Também traçamos o perfil de liderança na gestão escolar, listando os conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança, abordados na relação gestor professor/comunidade escolar, e aspectos essenciais para a efetivação da liderança na gestão escolar democrática e participativa.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresbibliograficaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/538REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 16 (2016): Universidade, produção de conhecimento e trabalho coletivo; 394- 4072177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/538/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Mirian MirnaSouza, Marcos Lopes dePardal, Poliana Priscila MatosSilva, Janecley Martins2021-03-17T21:37:19Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/538Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:37:19Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR |
title |
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR Becker, Mirian Mirna Educação. Gestão Escolar. Gestão Democrática. Gestor Escolar. profissionalização docente |
title_short |
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR |
title_full |
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR |
title_sort |
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR |
author |
Becker, Mirian Mirna |
author_facet |
Becker, Mirian Mirna Souza, Marcos Lopes de Pardal, Poliana Priscila Matos Silva, Janecley Martins |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Marcos Lopes de Pardal, Poliana Priscila Matos Silva, Janecley Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Mirian Mirna Souza, Marcos Lopes de Pardal, Poliana Priscila Matos Silva, Janecley Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Gestão Escolar. Gestão Democrática. Gestor Escolar. profissionalização docente |
topic |
Educação. Gestão Escolar. Gestão Democrática. Gestor Escolar. profissionalização docente |
description |
Diante de várias transformações que ocorreram nos últimos tempos na composição organizacional das escolas, a gestão escolar participativa e democrática por muitas vezes encontra empecilhos na sua efetivação, pois sempre há resistência à mudança, apresentadas por grande parte da comunidade escolar que por vezes não colaboram e omitem a sua contribuição. Tendo em vista esse problema, indagamos: os gestores escolares possuem o perfil desejado de efetiva liderança, e estão cientes de seu papel influenciador no trabalho escolar? A comunidade escolar compreende que também fazem parte do gerenciamento da gestão numa perspectiva participativa como colaboradores? Para responder tal questionamento o presente artigo tem como objetivos: apontar o perfil de liderança do gestor escolar participativo e democrático; apresentar novas atitudes de caráter prático para o trabalho colaborativo da comunidade no ambiente escolar. Esta pesquisa é qualitativa e se deu através da pesquisa bibliográfica. Abordamos alguns aspectos conceituais da liderança na gestão escolar, e relacionamos a liderança com o perfil atual de gestão escolar democrática e participativa. Também traçamos o perfil de liderança na gestão escolar, listando os conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança, abordados na relação gestor professor/comunidade escolar, e aspectos essenciais para a efetivação da liderança na gestão escolar democrática e participativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares bibliografica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/538 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/538/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 16 (2016): Universidade, produção de conhecimento e trabalho coletivo; 394- 407 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351847571456 |