OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Mirian Mirna
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Marcos Lopes de, Pardal, Poliana Priscila Matos, Silva, Janecley Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/538
Resumo: Diante de várias transformações que ocorreram nos últimos tempos na composição organizacional das escolas, a gestão escolar participativa e democrática por muitas vezes encontra empecilhos na sua efetivação, pois sempre há resistência à mudança, apresentadas por grande parte da comunidade escolar que por vezes não colaboram e omitem a sua contribuição. Tendo em vista esse problema, indagamos: os gestores escolares possuem o perfil desejado de efetiva liderança, e estão cientes de seu papel influenciador no trabalho escolar? A comunidade escolar compreende que também fazem parte do gerenciamento da gestão numa perspectiva participativa como colaboradores? Para responder tal questionamento o presente artigo tem como objetivos: apontar o perfil de liderança do gestor escolar participativo e democrático; apresentar novas atitudes de caráter prático para o trabalho colaborativo da comunidade no ambiente escolar. Esta pesquisa é qualitativa e se deu através da pesquisa bibliográfica.  Abordamos alguns aspectos conceituais da liderança na gestão escolar, e relacionamos a liderança com o perfil atual de gestão escolar democrática e participativa. Também traçamos o perfil de liderança na gestão escolar, listando os conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança, abordados na relação gestor professor/comunidade escolar, e aspectos essenciais para a efetivação da liderança na gestão escolar democrática e participativa.
id EDUL-1_3b0f3cacd30e73470ab1f8f8a3053864
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/538
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAREducação. Gestão Escolar. Gestão Democrática. Gestor Escolar.profissionalização docenteDiante de várias transformações que ocorreram nos últimos tempos na composição organizacional das escolas, a gestão escolar participativa e democrática por muitas vezes encontra empecilhos na sua efetivação, pois sempre há resistência à mudança, apresentadas por grande parte da comunidade escolar que por vezes não colaboram e omitem a sua contribuição. Tendo em vista esse problema, indagamos: os gestores escolares possuem o perfil desejado de efetiva liderança, e estão cientes de seu papel influenciador no trabalho escolar? A comunidade escolar compreende que também fazem parte do gerenciamento da gestão numa perspectiva participativa como colaboradores? Para responder tal questionamento o presente artigo tem como objetivos: apontar o perfil de liderança do gestor escolar participativo e democrático; apresentar novas atitudes de caráter prático para o trabalho colaborativo da comunidade no ambiente escolar. Esta pesquisa é qualitativa e se deu através da pesquisa bibliográfica.  Abordamos alguns aspectos conceituais da liderança na gestão escolar, e relacionamos a liderança com o perfil atual de gestão escolar democrática e participativa. Também traçamos o perfil de liderança na gestão escolar, listando os conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança, abordados na relação gestor professor/comunidade escolar, e aspectos essenciais para a efetivação da liderança na gestão escolar democrática e participativa.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresbibliograficaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/538REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 16 (2016): Universidade, produção de conhecimento e trabalho coletivo; 394- 4072177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/538/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Mirian MirnaSouza, Marcos Lopes dePardal, Poliana Priscila MatosSilva, Janecley Martins2021-03-17T21:37:19Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/538Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:37:19Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR
title OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR
spellingShingle OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR
Becker, Mirian Mirna
Educação. Gestão Escolar. Gestão Democrática. Gestor Escolar.
profissionalização docente
title_short OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR
title_full OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR
title_fullStr OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR
title_sort OS DESAFIOS DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR
author Becker, Mirian Mirna
author_facet Becker, Mirian Mirna
Souza, Marcos Lopes de
Pardal, Poliana Priscila Matos
Silva, Janecley Martins
author_role author
author2 Souza, Marcos Lopes de
Pardal, Poliana Priscila Matos
Silva, Janecley Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Mirian Mirna
Souza, Marcos Lopes de
Pardal, Poliana Priscila Matos
Silva, Janecley Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Gestão Escolar. Gestão Democrática. Gestor Escolar.
profissionalização docente
topic Educação. Gestão Escolar. Gestão Democrática. Gestor Escolar.
profissionalização docente
description Diante de várias transformações que ocorreram nos últimos tempos na composição organizacional das escolas, a gestão escolar participativa e democrática por muitas vezes encontra empecilhos na sua efetivação, pois sempre há resistência à mudança, apresentadas por grande parte da comunidade escolar que por vezes não colaboram e omitem a sua contribuição. Tendo em vista esse problema, indagamos: os gestores escolares possuem o perfil desejado de efetiva liderança, e estão cientes de seu papel influenciador no trabalho escolar? A comunidade escolar compreende que também fazem parte do gerenciamento da gestão numa perspectiva participativa como colaboradores? Para responder tal questionamento o presente artigo tem como objetivos: apontar o perfil de liderança do gestor escolar participativo e democrático; apresentar novas atitudes de caráter prático para o trabalho colaborativo da comunidade no ambiente escolar. Esta pesquisa é qualitativa e se deu através da pesquisa bibliográfica.  Abordamos alguns aspectos conceituais da liderança na gestão escolar, e relacionamos a liderança com o perfil atual de gestão escolar democrática e participativa. Também traçamos o perfil de liderança na gestão escolar, listando os conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança, abordados na relação gestor professor/comunidade escolar, e aspectos essenciais para a efetivação da liderança na gestão escolar democrática e participativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
bibliografica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/538
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/538/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 16 (2016): Universidade, produção de conhecimento e trabalho coletivo; 394- 407
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351847571456