UM VÍRUS EM MEIO AO APARELHAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2539 |
Resumo: | Explora-se o impacto da pandemia da Covid-19 e das mudanças instituídas pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, no Ensino Médio, por meio da pesquisa exploratória, que envolve levantamento bibliográfico e documental, buscando proporcionar uma visão geral, de tipo aproximativo sobre os fatos que se apresentam. As incertezas trazidas para a etapa final da Educação Básica, que passa por mudanças estruturais, compõem um cenário de maior insegurança para a juventude heterogênea, plural e imersa em um sistema sócio-econômico desigual. Notam-se novas formas de exclusão promovidas desde dentro do sistema educacional, a partir da pandemia e da reconfiguração do Ensino Médio (embora as estratégias proclamadas se direcionem, entre outras, ao estímulo ao protagonismo juvenil), cujas consequências são um retrato negativamente aprimorado do contexto anterior. Será fundamental debater amplamente as mudanças direcionadas ao Ensino Médio e as consequências do ensino remoto para um contingente grande dos jovens, após essa era do imprevisto, a fim de minimizar ainda mais o caos para os seus futuros. |
id |
Feevale-1_9d8f2021e196360b66eb6e8fd1110217 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2539 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
UM VÍRUS EM MEIO AO APARELHAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIOEnsino MédioReestruturaçãoPandemiaExplora-se o impacto da pandemia da Covid-19 e das mudanças instituídas pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, no Ensino Médio, por meio da pesquisa exploratória, que envolve levantamento bibliográfico e documental, buscando proporcionar uma visão geral, de tipo aproximativo sobre os fatos que se apresentam. As incertezas trazidas para a etapa final da Educação Básica, que passa por mudanças estruturais, compõem um cenário de maior insegurança para a juventude heterogênea, plural e imersa em um sistema sócio-econômico desigual. Notam-se novas formas de exclusão promovidas desde dentro do sistema educacional, a partir da pandemia e da reconfiguração do Ensino Médio (embora as estratégias proclamadas se direcionem, entre outras, ao estímulo ao protagonismo juvenil), cujas consequências são um retrato negativamente aprimorado do contexto anterior. Será fundamental debater amplamente as mudanças direcionadas ao Ensino Médio e as consequências do ensino remoto para um contingente grande dos jovens, após essa era do imprevisto, a fim de minimizar ainda mais o caos para os seus futuros.Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/253910.25112/rpr.v3.2539Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 392-4122448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2539/2931Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCasagrande, Ana Lara2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2539Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM VÍRUS EM MEIO AO APARELHAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO |
title |
UM VÍRUS EM MEIO AO APARELHAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
UM VÍRUS EM MEIO AO APARELHAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO Casagrande, Ana Lara Ensino Médio Reestruturação Pandemia |
title_short |
UM VÍRUS EM MEIO AO APARELHAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO |
title_full |
UM VÍRUS EM MEIO AO APARELHAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
UM VÍRUS EM MEIO AO APARELHAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
UM VÍRUS EM MEIO AO APARELHAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
UM VÍRUS EM MEIO AO APARELHAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO |
author |
Casagrande, Ana Lara |
author_facet |
Casagrande, Ana Lara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casagrande, Ana Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Reestruturação Pandemia |
topic |
Ensino Médio Reestruturação Pandemia |
description |
Explora-se o impacto da pandemia da Covid-19 e das mudanças instituídas pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, no Ensino Médio, por meio da pesquisa exploratória, que envolve levantamento bibliográfico e documental, buscando proporcionar uma visão geral, de tipo aproximativo sobre os fatos que se apresentam. As incertezas trazidas para a etapa final da Educação Básica, que passa por mudanças estruturais, compõem um cenário de maior insegurança para a juventude heterogênea, plural e imersa em um sistema sócio-econômico desigual. Notam-se novas formas de exclusão promovidas desde dentro do sistema educacional, a partir da pandemia e da reconfiguração do Ensino Médio (embora as estratégias proclamadas se direcionem, entre outras, ao estímulo ao protagonismo juvenil), cujas consequências são um retrato negativamente aprimorado do contexto anterior. Será fundamental debater amplamente as mudanças direcionadas ao Ensino Médio e as consequências do ensino remoto para um contingente grande dos jovens, após essa era do imprevisto, a fim de minimizar ainda mais o caos para os seus futuros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2539 10.25112/rpr.v3.2539 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2539 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v3.2539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2539/2931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 392-412 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v3i reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125338103808 |