Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Rhenan Ferraz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hundertmarck, Bruno Sarturi, Vieira, Lecimara Scherer, Albrecht, Caroline Vargas, Copetti, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5218
Resumo: Procuramos analisar como está se configurando a implementação da proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio em escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Pesquisa qualitativa e descritiva exploratória, realizamos entrevistas semiestruturadas a professores de Educação Física, uma Coordenadora Pedagógica e professores responsáveis pela disciplina de Seminário Integrado. Pelos relatos, percebemos que os órgãos responsáveis pelas escolas falham ao desconsiderar as suas participações na elaboração e preparo inicial dessa nova proposta. Identificamos alguns dos principais problemas que perpassam na escola sobre esta reforma (desmotivação discente/evasão escolar/fragmentação das áreas de conhecimento). Concluímos haver um distanciamento dessa proposta à realidade escolar.
id FURG-12_cd230dc148f618fb5497396d763ef31d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5218
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova propostaProposta da Reestruturação CurricularEnsino MédioEscolasProcuramos analisar como está se configurando a implementação da proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio em escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Pesquisa qualitativa e descritiva exploratória, realizamos entrevistas semiestruturadas a professores de Educação Física, uma Coordenadora Pedagógica e professores responsáveis pela disciplina de Seminário Integrado. Pelos relatos, percebemos que os órgãos responsáveis pelas escolas falham ao desconsiderar as suas participações na elaboração e preparo inicial dessa nova proposta. Identificamos alguns dos principais problemas que perpassam na escola sobre esta reforma (desmotivação discente/evasão escolar/fragmentação das áreas de conhecimento). Concluímos haver um distanciamento dessa proposta à realidade escolar.Lepidus2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5218Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 152-1651809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5218/3209Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Rhenan FerrazHundertmarck, Bruno SarturiVieira, Lecimara SchererAlbrecht, Caroline VargasCopetti, Jaqueline2018-11-08T18:39:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5218Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:39:46Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta
title Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta
spellingShingle Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta
Jesus, Rhenan Ferraz
Proposta da Reestruturação Curricular
Ensino Médio
Escolas
title_short Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta
title_full Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta
title_fullStr Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta
title_full_unstemmed Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta
title_sort Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta
author Jesus, Rhenan Ferraz
author_facet Jesus, Rhenan Ferraz
Hundertmarck, Bruno Sarturi
Vieira, Lecimara Scherer
Albrecht, Caroline Vargas
Copetti, Jaqueline
author_role author
author2 Hundertmarck, Bruno Sarturi
Vieira, Lecimara Scherer
Albrecht, Caroline Vargas
Copetti, Jaqueline
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Rhenan Ferraz
Hundertmarck, Bruno Sarturi
Vieira, Lecimara Scherer
Albrecht, Caroline Vargas
Copetti, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Proposta da Reestruturação Curricular
Ensino Médio
Escolas
topic Proposta da Reestruturação Curricular
Ensino Médio
Escolas
description Procuramos analisar como está se configurando a implementação da proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio em escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Pesquisa qualitativa e descritiva exploratória, realizamos entrevistas semiestruturadas a professores de Educação Física, uma Coordenadora Pedagógica e professores responsáveis pela disciplina de Seminário Integrado. Pelos relatos, percebemos que os órgãos responsáveis pelas escolas falham ao desconsiderar as suas participações na elaboração e preparo inicial dessa nova proposta. Identificamos alguns dos principais problemas que perpassam na escola sobre esta reforma (desmotivação discente/evasão escolar/fragmentação das áreas de conhecimento). Concluímos haver um distanciamento dessa proposta à realidade escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5218
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5218/3209
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 152-165
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940502413312