Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5218 |
Resumo: | Procuramos analisar como está se configurando a implementação da proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio em escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Pesquisa qualitativa e descritiva exploratória, realizamos entrevistas semiestruturadas a professores de Educação Física, uma Coordenadora Pedagógica e professores responsáveis pela disciplina de Seminário Integrado. Pelos relatos, percebemos que os órgãos responsáveis pelas escolas falham ao desconsiderar as suas participações na elaboração e preparo inicial dessa nova proposta. Identificamos alguns dos principais problemas que perpassam na escola sobre esta reforma (desmotivação discente/evasão escolar/fragmentação das áreas de conhecimento). Concluímos haver um distanciamento dessa proposta à realidade escolar. |
id |
FURG-12_cd230dc148f618fb5497396d763ef31d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5218 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova propostaProposta da Reestruturação CurricularEnsino MédioEscolasProcuramos analisar como está se configurando a implementação da proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio em escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Pesquisa qualitativa e descritiva exploratória, realizamos entrevistas semiestruturadas a professores de Educação Física, uma Coordenadora Pedagógica e professores responsáveis pela disciplina de Seminário Integrado. Pelos relatos, percebemos que os órgãos responsáveis pelas escolas falham ao desconsiderar as suas participações na elaboração e preparo inicial dessa nova proposta. Identificamos alguns dos principais problemas que perpassam na escola sobre esta reforma (desmotivação discente/evasão escolar/fragmentação das áreas de conhecimento). Concluímos haver um distanciamento dessa proposta à realidade escolar.Lepidus2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5218Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 152-1651809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5218/3209Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Rhenan FerrazHundertmarck, Bruno SarturiVieira, Lecimara SchererAlbrecht, Caroline VargasCopetti, Jaqueline2018-11-08T18:39:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5218Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:39:46Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta |
title |
Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta |
spellingShingle |
Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta Jesus, Rhenan Ferraz Proposta da Reestruturação Curricular Ensino Médio Escolas |
title_short |
Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta |
title_full |
Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta |
title_fullStr |
Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta |
title_full_unstemmed |
Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta |
title_sort |
Reestruturação curricular do ensino médio: uma análise acerca da nova proposta |
author |
Jesus, Rhenan Ferraz |
author_facet |
Jesus, Rhenan Ferraz Hundertmarck, Bruno Sarturi Vieira, Lecimara Scherer Albrecht, Caroline Vargas Copetti, Jaqueline |
author_role |
author |
author2 |
Hundertmarck, Bruno Sarturi Vieira, Lecimara Scherer Albrecht, Caroline Vargas Copetti, Jaqueline |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Rhenan Ferraz Hundertmarck, Bruno Sarturi Vieira, Lecimara Scherer Albrecht, Caroline Vargas Copetti, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proposta da Reestruturação Curricular Ensino Médio Escolas |
topic |
Proposta da Reestruturação Curricular Ensino Médio Escolas |
description |
Procuramos analisar como está se configurando a implementação da proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio em escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Pesquisa qualitativa e descritiva exploratória, realizamos entrevistas semiestruturadas a professores de Educação Física, uma Coordenadora Pedagógica e professores responsáveis pela disciplina de Seminário Integrado. Pelos relatos, percebemos que os órgãos responsáveis pelas escolas falham ao desconsiderar as suas participações na elaboração e preparo inicial dessa nova proposta. Identificamos alguns dos principais problemas que perpassam na escola sobre esta reforma (desmotivação discente/evasão escolar/fragmentação das áreas de conhecimento). Concluímos haver um distanciamento dessa proposta à realidade escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5218 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5218/3209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 152-165 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940502413312 |