DRAG QUEENS VÃO À ESCOLA: ESTRANHAMENTOS CURRÍCULARES E O “PAVONEAR” DAS DIFERENÇAS EM UM ESPAÇO INSTITUCIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casteleira, Rodrigo Pedro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Inocêncio, Adalberto Ferdnando, Polizel, Alexandre Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1894
Resumo: Com base nas observações realizadas em um estudo de caso, busca-se descrever e analisar certos elementos observados em uma atividade que integrou uma gincana escolar da rede estadual de ensino do município de Maringá-PR. Tal acontecimento consistiu num desfile em que os alunos e alunas apresentaram-se como drag queens e drag kings, respectivamente, e foram avaliados em sua performance por três drag queens convidadas especificamente para esta função. Reconheceram-se nesta singularidade elementos potentes para se pensar as questões de performance de gênero e suas relações com o currículo normativo que se constituiu na escola moderna, expressando-se como uma significativa contribuição nas produções políticas da diferença. Lendo as personagens drag queen e drag king como paródias que denunciam, ou mesmo visibilizam, a precariedade de gênero, fez-se potente a expressão “estranhamento” do currículo. Palavras-chave: Drag queen. Drag king. Gênero. Currículo.ABSTRACTBased on the observations made in a case study, we seek to describe and analyze certain elements observed in an activity that integrated a school gymn of the state education network of the municipality of Maringá-PR. This event consisted of a parade in which the students presented themselves as drag queens and drag kings, respectively, and were evaluated in their performance by three drag queens invited specifically for this function. In this singularity, powerful elements for thinking about gender performance issues and their relations with the normative curriculum that was constituted in the modern school were expressed, expressing themselves as a significant contribution in the political productions of difference. Reading the drag queen and drag king characters as parodies that denounce or even reveal the precariousness of gender, the expression “strangeness” of the curriculum has become potent.Keywords: Drag queen. Drag king. Gender. Curriculum.
id Feevale-1_a19e60383c13cb0f95ebc56137b1bff2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1894
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling DRAG QUEENS VÃO À ESCOLA: ESTRANHAMENTOS CURRÍCULARES E O “PAVONEAR” DAS DIFERENÇAS EM UM ESPAÇO INSTITUCIONALCom base nas observações realizadas em um estudo de caso, busca-se descrever e analisar certos elementos observados em uma atividade que integrou uma gincana escolar da rede estadual de ensino do município de Maringá-PR. Tal acontecimento consistiu num desfile em que os alunos e alunas apresentaram-se como drag queens e drag kings, respectivamente, e foram avaliados em sua performance por três drag queens convidadas especificamente para esta função. Reconheceram-se nesta singularidade elementos potentes para se pensar as questões de performance de gênero e suas relações com o currículo normativo que se constituiu na escola moderna, expressando-se como uma significativa contribuição nas produções políticas da diferença. Lendo as personagens drag queen e drag king como paródias que denunciam, ou mesmo visibilizam, a precariedade de gênero, fez-se potente a expressão “estranhamento” do currículo. Palavras-chave: Drag queen. Drag king. Gênero. Currículo.ABSTRACTBased on the observations made in a case study, we seek to describe and analyze certain elements observed in an activity that integrated a school gymn of the state education network of the municipality of Maringá-PR. This event consisted of a parade in which the students presented themselves as drag queens and drag kings, respectively, and were evaluated in their performance by three drag queens invited specifically for this function. In this singularity, powerful elements for thinking about gender performance issues and their relations with the normative curriculum that was constituted in the modern school were expressed, expressing themselves as a significant contribution in the political productions of difference. Reading the drag queen and drag king characters as parodies that denounce or even reveal the precariousness of gender, the expression “strangeness” of the curriculum has become potent.Keywords: Drag queen. Drag king. Gender. Curriculum.Universidade Feevale2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/189410.25112/rpr.v2i0.1894Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 163-1832448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1894/2382Copyright (c) 2019 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasteleira, Rodrigo PedroInocêncio, Adalberto FerdnandoPolizel, Alexandre Luiz2019-08-17T01:18:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1894Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2019-08-17T01:18:35Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv DRAG QUEENS VÃO À ESCOLA: ESTRANHAMENTOS CURRÍCULARES E O “PAVONEAR” DAS DIFERENÇAS EM UM ESPAÇO INSTITUCIONAL
title DRAG QUEENS VÃO À ESCOLA: ESTRANHAMENTOS CURRÍCULARES E O “PAVONEAR” DAS DIFERENÇAS EM UM ESPAÇO INSTITUCIONAL
spellingShingle DRAG QUEENS VÃO À ESCOLA: ESTRANHAMENTOS CURRÍCULARES E O “PAVONEAR” DAS DIFERENÇAS EM UM ESPAÇO INSTITUCIONAL
Casteleira, Rodrigo Pedro
title_short DRAG QUEENS VÃO À ESCOLA: ESTRANHAMENTOS CURRÍCULARES E O “PAVONEAR” DAS DIFERENÇAS EM UM ESPAÇO INSTITUCIONAL
title_full DRAG QUEENS VÃO À ESCOLA: ESTRANHAMENTOS CURRÍCULARES E O “PAVONEAR” DAS DIFERENÇAS EM UM ESPAÇO INSTITUCIONAL
title_fullStr DRAG QUEENS VÃO À ESCOLA: ESTRANHAMENTOS CURRÍCULARES E O “PAVONEAR” DAS DIFERENÇAS EM UM ESPAÇO INSTITUCIONAL
title_full_unstemmed DRAG QUEENS VÃO À ESCOLA: ESTRANHAMENTOS CURRÍCULARES E O “PAVONEAR” DAS DIFERENÇAS EM UM ESPAÇO INSTITUCIONAL
title_sort DRAG QUEENS VÃO À ESCOLA: ESTRANHAMENTOS CURRÍCULARES E O “PAVONEAR” DAS DIFERENÇAS EM UM ESPAÇO INSTITUCIONAL
author Casteleira, Rodrigo Pedro
author_facet Casteleira, Rodrigo Pedro
Inocêncio, Adalberto Ferdnando
Polizel, Alexandre Luiz
author_role author
author2 Inocêncio, Adalberto Ferdnando
Polizel, Alexandre Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casteleira, Rodrigo Pedro
Inocêncio, Adalberto Ferdnando
Polizel, Alexandre Luiz
description Com base nas observações realizadas em um estudo de caso, busca-se descrever e analisar certos elementos observados em uma atividade que integrou uma gincana escolar da rede estadual de ensino do município de Maringá-PR. Tal acontecimento consistiu num desfile em que os alunos e alunas apresentaram-se como drag queens e drag kings, respectivamente, e foram avaliados em sua performance por três drag queens convidadas especificamente para esta função. Reconheceram-se nesta singularidade elementos potentes para se pensar as questões de performance de gênero e suas relações com o currículo normativo que se constituiu na escola moderna, expressando-se como uma significativa contribuição nas produções políticas da diferença. Lendo as personagens drag queen e drag king como paródias que denunciam, ou mesmo visibilizam, a precariedade de gênero, fez-se potente a expressão “estranhamento” do currículo. Palavras-chave: Drag queen. Drag king. Gênero. Currículo.ABSTRACTBased on the observations made in a case study, we seek to describe and analyze certain elements observed in an activity that integrated a school gymn of the state education network of the municipality of Maringá-PR. This event consisted of a parade in which the students presented themselves as drag queens and drag kings, respectively, and were evaluated in their performance by three drag queens invited specifically for this function. In this singularity, powerful elements for thinking about gender performance issues and their relations with the normative curriculum that was constituted in the modern school were expressed, expressing themselves as a significant contribution in the political productions of difference. Reading the drag queen and drag king characters as parodies that denounce or even reveal the precariousness of gender, the expression “strangeness” of the curriculum has become potent.Keywords: Drag queen. Drag king. Gender. Curriculum.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1894
10.25112/rpr.v2i0.1894
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1894
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2i0.1894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1894/2382
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2019): Gênero, sexualidade e educação: a pesquisa como resistência e possibilidade para o enfrentamento dos discursos reacionários contemporâneos; 163-183
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124850515968