Drag Queens na publicidade: sexo, gênero e diferenças como protagonistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carstens, Ingrid Segurão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169524
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar comerciais publicitários nos quais as drag queens foram protagonistas das narrativas, e, a partir disso, compreender como a publicidade constrói suas representações de diferenças em relação às performatividades de gênero que essas personagens exercem nesses enredos. Para isso, faz-se necessário, primeiro, uma reflexão teórica sobre as questões de gênero a partir das teorias queer, e um breve apanhado acerca da história das drag queens. Além disso, produzimos uma reflexão sobre o contexto da publicidade no que condiz as representações das diferenças e das diversidades em suas narrativas. Esse estudo teórico auxiliou na criação de uma metodologia específica para a pesquisa, voltada para verificar quais as principais características performadas pelas drag queens nos comerciais, que se mostraram predominantemente online e segmentados para um nicho específico (mulheres, drag queens, público LGBTQI). Ao longo da análise, percebemos que a crescente participação das drag queens em peças publicitárias se dá de forma diversa, destacando características que estigmatizam ou diferenciam as drag queens, como o binarismo, a normatividade ou o empoderamento, por exemplo. Dessa maneira, buscou-se relacionar como as diferenças são inseridas nas narrativas publicitárias e como as drag queens fazem parte desse contexto.
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