A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ERA DO IMPREVISTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO PARTILHADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Virginia Renata Vilar da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: De Bona, Viviane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2561
Resumo: A crise sanitária ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, iniciada em 2020, provocou fortes efeitos na Educação. Um dos mecanismos de enfrentamento foi a oferta de aulas virtuais. Nesse sentido, a pesquisa investiga as ramificações da crise atual em universitários, cursistas das mais variadas licenciaturas, tendo como fundamento a Teoria das Representações Sociais. Diante do contexto pandêmico, o artigo objetiva identificar as representações sociais que se articulam entre os(as) estudantes de cursos de licenciaturas de universidades públicas e privadas acerca das tecnologias digitais e do ensino remoto emergencial em sua formação inicial. Com a finalidade de nos aproximarmos dos sentidos gerais que compartilham os(as) estudantes, aplicamos um questionário on-line de evocação hierarquizada junto a 100 licenciandos(as) do estado de Pernambuco. Os termos indutores da associação livre foram “tecnologias digitais na educação” e “ensino remoto”. Os resultados mostram que a forma como vem sendo conduzido o ensino remoto o consagra como mais um instrumento de manutenção das desigualdades sociais em nosso país. Percebe-se que o momento de intenso uso de tecnologias com objetivos pedagógicos parece desvelar uma possível desarticulação entre a formação inicial de professores(as) e esses recursos tecnológicos.
id Feevale-1_b2ca7415bc903fb67bd30a990b3ed741
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2561
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ERA DO IMPREVISTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO PARTILHADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)Tecnologias DigitaisEnsino RemotoFormação InicialEducação na pandemiaA crise sanitária ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, iniciada em 2020, provocou fortes efeitos na Educação. Um dos mecanismos de enfrentamento foi a oferta de aulas virtuais. Nesse sentido, a pesquisa investiga as ramificações da crise atual em universitários, cursistas das mais variadas licenciaturas, tendo como fundamento a Teoria das Representações Sociais. Diante do contexto pandêmico, o artigo objetiva identificar as representações sociais que se articulam entre os(as) estudantes de cursos de licenciaturas de universidades públicas e privadas acerca das tecnologias digitais e do ensino remoto emergencial em sua formação inicial. Com a finalidade de nos aproximarmos dos sentidos gerais que compartilham os(as) estudantes, aplicamos um questionário on-line de evocação hierarquizada junto a 100 licenciandos(as) do estado de Pernambuco. Os termos indutores da associação livre foram “tecnologias digitais na educação” e “ensino remoto”. Os resultados mostram que a forma como vem sendo conduzido o ensino remoto o consagra como mais um instrumento de manutenção das desigualdades sociais em nosso país. Percebe-se que o momento de intenso uso de tecnologias com objetivos pedagógicos parece desvelar uma possível desarticulação entre a formação inicial de professores(as) e esses recursos tecnológicos.Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/256110.25112/rpr.v3.2561Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 202-2222448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2561/2922Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Silva, Virginia Renata Vilar daDe Bona, Viviane2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2561Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ERA DO IMPREVISTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO PARTILHADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)
title A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ERA DO IMPREVISTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO PARTILHADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)
spellingShingle A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ERA DO IMPREVISTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO PARTILHADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)
Silva, Virginia Renata Vilar da
Tecnologias Digitais
Ensino Remoto
Formação Inicial
Educação na pandemia
title_short A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ERA DO IMPREVISTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO PARTILHADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)
title_full A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ERA DO IMPREVISTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO PARTILHADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)
title_fullStr A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ERA DO IMPREVISTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO PARTILHADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ERA DO IMPREVISTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO PARTILHADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)
title_sort A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ERA DO IMPREVISTO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO REMOTO PARTILHADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)
author Silva, Virginia Renata Vilar da
author_facet Silva, Virginia Renata Vilar da
De Bona, Viviane
author_role author
author2 De Bona, Viviane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Virginia Renata Vilar da
De Bona, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais
Ensino Remoto
Formação Inicial
Educação na pandemia
topic Tecnologias Digitais
Ensino Remoto
Formação Inicial
Educação na pandemia
description A crise sanitária ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, iniciada em 2020, provocou fortes efeitos na Educação. Um dos mecanismos de enfrentamento foi a oferta de aulas virtuais. Nesse sentido, a pesquisa investiga as ramificações da crise atual em universitários, cursistas das mais variadas licenciaturas, tendo como fundamento a Teoria das Representações Sociais. Diante do contexto pandêmico, o artigo objetiva identificar as representações sociais que se articulam entre os(as) estudantes de cursos de licenciaturas de universidades públicas e privadas acerca das tecnologias digitais e do ensino remoto emergencial em sua formação inicial. Com a finalidade de nos aproximarmos dos sentidos gerais que compartilham os(as) estudantes, aplicamos um questionário on-line de evocação hierarquizada junto a 100 licenciandos(as) do estado de Pernambuco. Os termos indutores da associação livre foram “tecnologias digitais na educação” e “ensino remoto”. Os resultados mostram que a forma como vem sendo conduzido o ensino remoto o consagra como mais um instrumento de manutenção das desigualdades sociais em nosso país. Percebe-se que o momento de intenso uso de tecnologias com objetivos pedagógicos parece desvelar uma possível desarticulação entre a formação inicial de professores(as) e esses recursos tecnológicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2561
10.25112/rpr.v3.2561
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2561
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v3.2561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2561/2922
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 202-222
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v3i
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125346492416