O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAVIS, Ivonete Andrade
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SANTOS JÚNIOR, Pedro Almeida dos, COSTA, Fernando Augusto Ribeiro, ROSÁRIO, Hilda Freitas, ROSÁRIO, Denis, SERUFFO, Marcos César da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Texto Completo: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
Resumo: Este artigo se propõe a analisar a percepção de professores da Educação Básica sobre as suas práticas e o ensino remoto, implantado de forma emergencial devido à pandemia da Covid-19. Trata-se de um levantamento, do qual participaram 46 professores que responderam um formulário com 17 perguntas fechadas e uma aberta sobre essa experiência, as tecnologias digitais utilizadas, as dificuldades nessa implementação, o acesso a internet, entre outros. As participantes identificaram os aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram) como as ferramentas mais utilizadas nas aulas, sendo consideradas as mais fáceis. Observou-se neles a postura de permanentes aprendizes.
id UFRA-1_2341200d6a359509918eb35703f4e78e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1592
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso.The Basic Education Teacher and the Digital Technologies in Emergency Remote Teaching.Educação básica - Ensino remotoTecnologias digitais - EnsinoEnsino remoto emergencial.Ensino - Pandemia Covid-19Este artigo se propõe a analisar a percepção de professores da Educação Básica sobre as suas práticas e o ensino remoto, implantado de forma emergencial devido à pandemia da Covid-19. Trata-se de um levantamento, do qual participaram 46 professores que responderam um formulário com 17 perguntas fechadas e uma aberta sobre essa experiência, as tecnologias digitais utilizadas, as dificuldades nessa implementação, o acesso a internet, entre outros. As participantes identificaram os aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram) como as ferramentas mais utilizadas nas aulas, sendo consideradas as mais fáceis. Observou-se neles a postura de permanentes aprendizes.This article aims to analyze the perception of elementary school teachers about their practices and remote teaching, which was implemented in an emergency due to the Covid-19 pandemic. It is a survey, in which 46 teach-ers participated when answering a form with 17 closed questions and an open one about this experience, the digital technologies used, the difficul-ties in this implementation, the access to the internet, among others. The participants identified messaging applications (WhatsApp and Telegram) as the most used tools in class, being considered the easiest, and the posture of permanent learners was observed in them.ICIBE - Campus Belém2022-05-11T17:31:02Z2022-05-11T17:31:02Z2022-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDAVIS, I. A. et al. The basic education teacher and the digital technologies in emergency remote teaching. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, e1666, 2022. doi: https://doi.org/10.18264/eadf. v12i2.1666. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592. Acesso em: .2177-831010.18264/eadf.v12i1.1666http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessDAVIS, Ivonete AndradeSANTOS JÚNIOR, Pedro Almeida dosCOSTA, Fernando Augusto RibeiroROSÁRIO, Hilda FreitasROSÁRIO, DenisSERUFFO, Marcos César da Rochaengreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2022-05-11T17:35:17Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1592Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2022-05-11T17:35:17Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso.
The Basic Education Teacher and the Digital Technologies in Emergency Remote Teaching.
title O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso.
spellingShingle O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso.
DAVIS, Ivonete Andrade
Educação básica - Ensino remoto
Tecnologias digitais - Ensino
Ensino remoto emergencial.
Ensino - Pandemia Covid-19
title_short O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso.
title_full O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso.
title_fullStr O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso.
title_full_unstemmed O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso.
title_sort O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso.
author DAVIS, Ivonete Andrade
author_facet DAVIS, Ivonete Andrade
SANTOS JÚNIOR, Pedro Almeida dos
COSTA, Fernando Augusto Ribeiro
ROSÁRIO, Hilda Freitas
ROSÁRIO, Denis
SERUFFO, Marcos César da Rocha
author_role author
author2 SANTOS JÚNIOR, Pedro Almeida dos
COSTA, Fernando Augusto Ribeiro
ROSÁRIO, Hilda Freitas
ROSÁRIO, Denis
SERUFFO, Marcos César da Rocha
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DAVIS, Ivonete Andrade
SANTOS JÚNIOR, Pedro Almeida dos
COSTA, Fernando Augusto Ribeiro
ROSÁRIO, Hilda Freitas
ROSÁRIO, Denis
SERUFFO, Marcos César da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica - Ensino remoto
Tecnologias digitais - Ensino
Ensino remoto emergencial.
Ensino - Pandemia Covid-19
topic Educação básica - Ensino remoto
Tecnologias digitais - Ensino
Ensino remoto emergencial.
Ensino - Pandemia Covid-19
description Este artigo se propõe a analisar a percepção de professores da Educação Básica sobre as suas práticas e o ensino remoto, implantado de forma emergencial devido à pandemia da Covid-19. Trata-se de um levantamento, do qual participaram 46 professores que responderam um formulário com 17 perguntas fechadas e uma aberta sobre essa experiência, as tecnologias digitais utilizadas, as dificuldades nessa implementação, o acesso a internet, entre outros. As participantes identificaram os aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram) como as ferramentas mais utilizadas nas aulas, sendo consideradas as mais fáceis. Observou-se neles a postura de permanentes aprendizes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-11T17:31:02Z
2022-05-11T17:31:02Z
2022-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAVIS, I. A. et al. The basic education teacher and the digital technologies in emergency remote teaching. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, e1666, 2022. doi: https://doi.org/10.18264/eadf. v12i2.1666. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592. Acesso em: .
2177-8310
10.18264/eadf.v12i1.1666
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
identifier_str_mv DAVIS, I. A. et al. The basic education teacher and the digital technologies in emergency remote teaching. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, e1666, 2022. doi: https://doi.org/10.18264/eadf. v12i2.1666. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592. Acesso em: .
2177-8310
10.18264/eadf.v12i1.1666
url http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ICIBE - Campus Belém
publisher.none.fl_str_mv ICIBE - Campus Belém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1813895239352451072