O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592 |
Resumo: | Este artigo se propõe a analisar a percepção de professores da Educação Básica sobre as suas práticas e o ensino remoto, implantado de forma emergencial devido à pandemia da Covid-19. Trata-se de um levantamento, do qual participaram 46 professores que responderam um formulário com 17 perguntas fechadas e uma aberta sobre essa experiência, as tecnologias digitais utilizadas, as dificuldades nessa implementação, o acesso a internet, entre outros. As participantes identificaram os aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram) como as ferramentas mais utilizadas nas aulas, sendo consideradas as mais fáceis. Observou-se neles a postura de permanentes aprendizes. |
id |
UFRA-1_2341200d6a359509918eb35703f4e78e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1592 |
network_acronym_str |
UFRA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRA |
repository_id_str |
|
spelling |
O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso.The Basic Education Teacher and the Digital Technologies in Emergency Remote Teaching.Educação básica - Ensino remotoTecnologias digitais - EnsinoEnsino remoto emergencial.Ensino - Pandemia Covid-19Este artigo se propõe a analisar a percepção de professores da Educação Básica sobre as suas práticas e o ensino remoto, implantado de forma emergencial devido à pandemia da Covid-19. Trata-se de um levantamento, do qual participaram 46 professores que responderam um formulário com 17 perguntas fechadas e uma aberta sobre essa experiência, as tecnologias digitais utilizadas, as dificuldades nessa implementação, o acesso a internet, entre outros. As participantes identificaram os aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram) como as ferramentas mais utilizadas nas aulas, sendo consideradas as mais fáceis. Observou-se neles a postura de permanentes aprendizes.This article aims to analyze the perception of elementary school teachers about their practices and remote teaching, which was implemented in an emergency due to the Covid-19 pandemic. It is a survey, in which 46 teach-ers participated when answering a form with 17 closed questions and an open one about this experience, the digital technologies used, the difficul-ties in this implementation, the access to the internet, among others. The participants identified messaging applications (WhatsApp and Telegram) as the most used tools in class, being considered the easiest, and the posture of permanent learners was observed in them.ICIBE - Campus Belém2022-05-11T17:31:02Z2022-05-11T17:31:02Z2022-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDAVIS, I. A. et al. The basic education teacher and the digital technologies in emergency remote teaching. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, e1666, 2022. doi: https://doi.org/10.18264/eadf. v12i2.1666. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592. Acesso em: .2177-831010.18264/eadf.v12i1.1666http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessDAVIS, Ivonete AndradeSANTOS JÚNIOR, Pedro Almeida dosCOSTA, Fernando Augusto RibeiroROSÁRIO, Hilda FreitasROSÁRIO, DenisSERUFFO, Marcos César da Rochaengreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2022-05-11T17:35:17Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1592Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2022-05-11T17:35:17Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso. The Basic Education Teacher and the Digital Technologies in Emergency Remote Teaching. |
title |
O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso. |
spellingShingle |
O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso. DAVIS, Ivonete Andrade Educação básica - Ensino remoto Tecnologias digitais - Ensino Ensino remoto emergencial. Ensino - Pandemia Covid-19 |
title_short |
O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso. |
title_full |
O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso. |
title_fullStr |
O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso. |
title_full_unstemmed |
O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso. |
title_sort |
O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso. |
author |
DAVIS, Ivonete Andrade |
author_facet |
DAVIS, Ivonete Andrade SANTOS JÚNIOR, Pedro Almeida dos COSTA, Fernando Augusto Ribeiro ROSÁRIO, Hilda Freitas ROSÁRIO, Denis SERUFFO, Marcos César da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS JÚNIOR, Pedro Almeida dos COSTA, Fernando Augusto Ribeiro ROSÁRIO, Hilda Freitas ROSÁRIO, Denis SERUFFO, Marcos César da Rocha |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DAVIS, Ivonete Andrade SANTOS JÚNIOR, Pedro Almeida dos COSTA, Fernando Augusto Ribeiro ROSÁRIO, Hilda Freitas ROSÁRIO, Denis SERUFFO, Marcos César da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica - Ensino remoto Tecnologias digitais - Ensino Ensino remoto emergencial. Ensino - Pandemia Covid-19 |
topic |
Educação básica - Ensino remoto Tecnologias digitais - Ensino Ensino remoto emergencial. Ensino - Pandemia Covid-19 |
description |
Este artigo se propõe a analisar a percepção de professores da Educação Básica sobre as suas práticas e o ensino remoto, implantado de forma emergencial devido à pandemia da Covid-19. Trata-se de um levantamento, do qual participaram 46 professores que responderam um formulário com 17 perguntas fechadas e uma aberta sobre essa experiência, as tecnologias digitais utilizadas, as dificuldades nessa implementação, o acesso a internet, entre outros. As participantes identificaram os aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram) como as ferramentas mais utilizadas nas aulas, sendo consideradas as mais fáceis. Observou-se neles a postura de permanentes aprendizes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-11T17:31:02Z 2022-05-11T17:31:02Z 2022-04-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DAVIS, I. A. et al. The basic education teacher and the digital technologies in emergency remote teaching. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, e1666, 2022. doi: https://doi.org/10.18264/eadf. v12i2.1666. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592. Acesso em: . 2177-8310 10.18264/eadf.v12i1.1666 http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592 |
identifier_str_mv |
DAVIS, I. A. et al. The basic education teacher and the digital technologies in emergency remote teaching. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, e1666, 2022. doi: https://doi.org/10.18264/eadf. v12i2.1666. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592. Acesso em: . 2177-8310 10.18264/eadf.v12i1.1666 |
url |
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ICIBE - Campus Belém |
publisher.none.fl_str_mv |
ICIBE - Campus Belém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRA instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) instacron:UFRA |
instname_str |
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) |
instacron_str |
UFRA |
institution |
UFRA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRA |
collection |
Repositório Institucional da UFRA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com |
_version_ |
1813895239352451072 |