ENSINO HÍBRIDO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisani, Fernando de Mello
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Corrêa, Ygor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2208
Resumo: RESUMOA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a referência de todas as instituições escolares para a formulação de seus currículos e propõe, juntamente com o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes, o desenvolvimento de algumas competências gerais, dentre elas as habilidades de comunicação, argumentação, empatia e cooperação, assim como a compreensão de uma educação para a cultura digital e a curiosidade científica. Neste sentido, este artigo tem por objetivo relacionar o Ensino Híbrido como um possível modelo de aula que pode contribuir com o desenvolvimento dessas competências gerais, pois possui momentos de aprendizagem que podem ser coletivos ou individuais e ainda possibilita o uso de tecnologias digitais. Este é um relato de experiência que tem por finalidade mostrar a prática docente aliada a uma teoria que embasa cada decisão de planejamento, execução e reflexão pós-prática para a elaboração de aulas que atendam ao que é proposto na BNCC. Os resultados dessa experiência prática evidenciam que a intencionalidade do professor ao preparar cada experiência de aprendizagem oferecida aos estudantes pode impactar no desenvolvimento das competências gerais propostas pela BNCC, fazendo-se necessário repensar a prática docente.Palavras-chave: Ensino Híbrido. Base Nacional Comum Curricular. Competências.ABSTRACTThe National Common Curricular Base (NCCB) is the reference of all educational institutions for the formulation of their curricula and proposes, together with the students' intellectual and cognitive development, the development of some general skills, among them, communication, argumentation, empathy and cooperation skills, as well as understanding education for digital culture and scientific curiosity. In this sense, this paper aims to relate Blended Learning as a possible model of class that can contribute to the development of these general competencies, as it has moments of learning, which can be collective or individual and also allows the use of digital technologies. This is an experience report that aims to show the teaching practice combined with a theory that supports each decision of planning, execution and post-practice reflection for the preparation of classes that meet what is proposed in the NCCB. The results of this practical experience show that the teacher's intentionality in preparing each learning experience offered to students can impact the development of the general skills proposed by NCCB, making it necessary to rethink the teaching practice.Keywords: Blended Learning. National Common Curricular Base. Skills.
id Feevale-1_b41ec53695f820126e8c2071bfd00e8f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2208
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling ENSINO HÍBRIDO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARRESUMOA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a referência de todas as instituições escolares para a formulação de seus currículos e propõe, juntamente com o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes, o desenvolvimento de algumas competências gerais, dentre elas as habilidades de comunicação, argumentação, empatia e cooperação, assim como a compreensão de uma educação para a cultura digital e a curiosidade científica. Neste sentido, este artigo tem por objetivo relacionar o Ensino Híbrido como um possível modelo de aula que pode contribuir com o desenvolvimento dessas competências gerais, pois possui momentos de aprendizagem que podem ser coletivos ou individuais e ainda possibilita o uso de tecnologias digitais. Este é um relato de experiência que tem por finalidade mostrar a prática docente aliada a uma teoria que embasa cada decisão de planejamento, execução e reflexão pós-prática para a elaboração de aulas que atendam ao que é proposto na BNCC. Os resultados dessa experiência prática evidenciam que a intencionalidade do professor ao preparar cada experiência de aprendizagem oferecida aos estudantes pode impactar no desenvolvimento das competências gerais propostas pela BNCC, fazendo-se necessário repensar a prática docente.Palavras-chave: Ensino Híbrido. Base Nacional Comum Curricular. Competências.ABSTRACTThe National Common Curricular Base (NCCB) is the reference of all educational institutions for the formulation of their curricula and proposes, together with the students' intellectual and cognitive development, the development of some general skills, among them, communication, argumentation, empathy and cooperation skills, as well as understanding education for digital culture and scientific curiosity. In this sense, this paper aims to relate Blended Learning as a possible model of class that can contribute to the development of these general competencies, as it has moments of learning, which can be collective or individual and also allows the use of digital technologies. This is an experience report that aims to show the teaching practice combined with a theory that supports each decision of planning, execution and post-practice reflection for the preparation of classes that meet what is proposed in the NCCB. The results of this practical experience show that the teacher's intentionality in preparing each learning experience offered to students can impact the development of the general skills proposed by NCCB, making it necessary to rethink the teaching practice.Keywords: Blended Learning. National Common Curricular Base. Skills.Universidade Feevale2020-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/220810.25112/rpr.v2i0.2208Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 43-622448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2208/2588http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2208/2601Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrevisani, Fernando de MelloCorrêa, Ygor2020-06-16T00:34:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2208Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-06-16T00:34:55Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO HÍBRIDO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title ENSINO HÍBRIDO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
spellingShingle ENSINO HÍBRIDO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Trevisani, Fernando de Mello
title_short ENSINO HÍBRIDO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full ENSINO HÍBRIDO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_fullStr ENSINO HÍBRIDO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full_unstemmed ENSINO HÍBRIDO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_sort ENSINO HÍBRIDO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
author Trevisani, Fernando de Mello
author_facet Trevisani, Fernando de Mello
Corrêa, Ygor
author_role author
author2 Corrêa, Ygor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisani, Fernando de Mello
Corrêa, Ygor
description RESUMOA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a referência de todas as instituições escolares para a formulação de seus currículos e propõe, juntamente com o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes, o desenvolvimento de algumas competências gerais, dentre elas as habilidades de comunicação, argumentação, empatia e cooperação, assim como a compreensão de uma educação para a cultura digital e a curiosidade científica. Neste sentido, este artigo tem por objetivo relacionar o Ensino Híbrido como um possível modelo de aula que pode contribuir com o desenvolvimento dessas competências gerais, pois possui momentos de aprendizagem que podem ser coletivos ou individuais e ainda possibilita o uso de tecnologias digitais. Este é um relato de experiência que tem por finalidade mostrar a prática docente aliada a uma teoria que embasa cada decisão de planejamento, execução e reflexão pós-prática para a elaboração de aulas que atendam ao que é proposto na BNCC. Os resultados dessa experiência prática evidenciam que a intencionalidade do professor ao preparar cada experiência de aprendizagem oferecida aos estudantes pode impactar no desenvolvimento das competências gerais propostas pela BNCC, fazendo-se necessário repensar a prática docente.Palavras-chave: Ensino Híbrido. Base Nacional Comum Curricular. Competências.ABSTRACTThe National Common Curricular Base (NCCB) is the reference of all educational institutions for the formulation of their curricula and proposes, together with the students' intellectual and cognitive development, the development of some general skills, among them, communication, argumentation, empathy and cooperation skills, as well as understanding education for digital culture and scientific curiosity. In this sense, this paper aims to relate Blended Learning as a possible model of class that can contribute to the development of these general competencies, as it has moments of learning, which can be collective or individual and also allows the use of digital technologies. This is an experience report that aims to show the teaching practice combined with a theory that supports each decision of planning, execution and post-practice reflection for the preparation of classes that meet what is proposed in the NCCB. The results of this practical experience show that the teacher's intentionality in preparing each learning experience offered to students can impact the development of the general skills proposed by NCCB, making it necessary to rethink the teaching practice.Keywords: Blended Learning. National Common Curricular Base. Skills.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2208
10.25112/rpr.v2i0.2208
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2208
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v2i0.2208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2208/2588
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2208/2601
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
multipart/related
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 43-62
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v2i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125274140672