QUAL O PAPEL DAS TICS NAS TAREFAS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Raquel Salcedo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/746
Resumo: Este trabalho tem por objetivo retomar a discussão sobre as tarefas para a educação linguística no Brasil propostas por Bagno e Rangel (2005) sob a perspectiva da contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), investigando se há e quais são alguns dos projetos de pesquisa em andamento no país que conjugam as duas questões. Para tanto, optamos por investigar as páginas institucionais dos 19 cursos recomendados pela CAPES que oferecem mestrado e doutorado na área de Linguística. Encontramos 25 projetos de pesquisa relacionando a Ciência Linguística e as Tecnologias de Informação e Comunicação. Os dados indicam que o desenvolvimento das TICs acarretou uma complexidade das linguagens, que se ampliam e se hibridizam para gerar novos significados, enunciações e modos de expressão diversos, em um movimento redundante de complexificação das próprias tarefas concernentes à educação linguística no Brasil.Palavras-chave: Tarefas da educação linguística. Letramentos. Linguagens. Tecnologias da informação e comunicação (TICs). Pesquisa em linguagem e tecnologia.
id Feevale-1_bbe5f1d1e7135213e19628a614b8e95e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/746
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling QUAL O PAPEL DAS TICS NAS TAREFAS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL?Este trabalho tem por objetivo retomar a discussão sobre as tarefas para a educação linguística no Brasil propostas por Bagno e Rangel (2005) sob a perspectiva da contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), investigando se há e quais são alguns dos projetos de pesquisa em andamento no país que conjugam as duas questões. Para tanto, optamos por investigar as páginas institucionais dos 19 cursos recomendados pela CAPES que oferecem mestrado e doutorado na área de Linguística. Encontramos 25 projetos de pesquisa relacionando a Ciência Linguística e as Tecnologias de Informação e Comunicação. Os dados indicam que o desenvolvimento das TICs acarretou uma complexidade das linguagens, que se ampliam e se hibridizam para gerar novos significados, enunciações e modos de expressão diversos, em um movimento redundante de complexificação das próprias tarefas concernentes à educação linguística no Brasil.Palavras-chave: Tarefas da educação linguística. Letramentos. Linguagens. Tecnologias da informação e comunicação (TICs). Pesquisa em linguagem e tecnologia.Universidade Feevale2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/74610.25112/rp.v1i0.746Revista Prâksis; v. 1 (2013): Educação, Imagens e Mídias - Janeiro / Junho; 73-822448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/746/876Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Raquel Salcedo2017-07-06T22:07:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/746Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:07:15Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv QUAL O PAPEL DAS TICS NAS TAREFAS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL?
title QUAL O PAPEL DAS TICS NAS TAREFAS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL?
spellingShingle QUAL O PAPEL DAS TICS NAS TAREFAS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL?
Gomes, Raquel Salcedo
title_short QUAL O PAPEL DAS TICS NAS TAREFAS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL?
title_full QUAL O PAPEL DAS TICS NAS TAREFAS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL?
title_fullStr QUAL O PAPEL DAS TICS NAS TAREFAS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL?
title_full_unstemmed QUAL O PAPEL DAS TICS NAS TAREFAS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL?
title_sort QUAL O PAPEL DAS TICS NAS TAREFAS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL?
author Gomes, Raquel Salcedo
author_facet Gomes, Raquel Salcedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Raquel Salcedo
description Este trabalho tem por objetivo retomar a discussão sobre as tarefas para a educação linguística no Brasil propostas por Bagno e Rangel (2005) sob a perspectiva da contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), investigando se há e quais são alguns dos projetos de pesquisa em andamento no país que conjugam as duas questões. Para tanto, optamos por investigar as páginas institucionais dos 19 cursos recomendados pela CAPES que oferecem mestrado e doutorado na área de Linguística. Encontramos 25 projetos de pesquisa relacionando a Ciência Linguística e as Tecnologias de Informação e Comunicação. Os dados indicam que o desenvolvimento das TICs acarretou uma complexidade das linguagens, que se ampliam e se hibridizam para gerar novos significados, enunciações e modos de expressão diversos, em um movimento redundante de complexificação das próprias tarefas concernentes à educação linguística no Brasil.Palavras-chave: Tarefas da educação linguística. Letramentos. Linguagens. Tecnologias da informação e comunicação (TICs). Pesquisa em linguagem e tecnologia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/746
10.25112/rp.v1i0.746
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/746
identifier_str_mv 10.25112/rp.v1i0.746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/746/876
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prâksis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 1 (2013): Educação, Imagens e Mídias - Janeiro / Junho; 73-82
2448-1939
1807-1112
10.25112/rp.v1i0
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325124273799168