AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL NO MUNDO ACADÊMICO E NA SOCIEDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/565 |
Resumo: | Atualmente, é possível verificar um grande avanço no mundo acadêmico na utilização dos estudos sobre memória e história oral no processo de produção do conhecimento nas diversas áreas das ciências humanas, tais como a sociologia, a história, a filosofia, a antropologia e a psicologia. Por outro lado, verifica-se que a sociedade brasileira ainda precisa abrir seus olhos e perceber o quanto a memória e a experiência das pessoas mais velhas de nosso país podem contribuir para que se possa construir uma nação com mais educação e cultura, o que, conseqüentemente, tornará este país mais desenvolvido, mais justo e mais harmonioso. Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância da utilização de fontes como a memória e a história oral na construção do conhecimento histórico. Também pretendemos verificar como a memória e a história oral podem contribuir na construção de identidades e na inserção social das pessoas mais velhas em nossa sociedade.Palavras-chave: memória, história oral, identidade nacional, sociedade. |
id |
Feevale-1_c67db14e0644141254a4f934c8be4e23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/565 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL NO MUNDO ACADÊMICO E NA SOCIEDADEAtualmente, é possível verificar um grande avanço no mundo acadêmico na utilização dos estudos sobre memória e história oral no processo de produção do conhecimento nas diversas áreas das ciências humanas, tais como a sociologia, a história, a filosofia, a antropologia e a psicologia. Por outro lado, verifica-se que a sociedade brasileira ainda precisa abrir seus olhos e perceber o quanto a memória e a experiência das pessoas mais velhas de nosso país podem contribuir para que se possa construir uma nação com mais educação e cultura, o que, conseqüentemente, tornará este país mais desenvolvido, mais justo e mais harmonioso. Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância da utilização de fontes como a memória e a história oral na construção do conhecimento histórico. Também pretendemos verificar como a memória e a história oral podem contribuir na construção de identidades e na inserção social das pessoas mais velhas em nossa sociedade.Palavras-chave: memória, história oral, identidade nacional, sociedade.Universidade Feevale2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/56510.25112/rp.v1i0.565Revista Prâksis; v. 1 (2006): Educação e Interculturalidade - Janeiro / Junho; 33-402448-19391807-111210.25112/rp.v1i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/565/523Copyright (c) 2016 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalheiro, Maria Eloisa2017-07-06T22:06:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/565Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2017-07-06T22:06:29Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL NO MUNDO ACADÊMICO E NA SOCIEDADE |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL NO MUNDO ACADÊMICO E NA SOCIEDADE |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL NO MUNDO ACADÊMICO E NA SOCIEDADE Cavalheiro, Maria Eloisa |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL NO MUNDO ACADÊMICO E NA SOCIEDADE |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL NO MUNDO ACADÊMICO E NA SOCIEDADE |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL NO MUNDO ACADÊMICO E NA SOCIEDADE |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL NO MUNDO ACADÊMICO E NA SOCIEDADE |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL NO MUNDO ACADÊMICO E NA SOCIEDADE |
author |
Cavalheiro, Maria Eloisa |
author_facet |
Cavalheiro, Maria Eloisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalheiro, Maria Eloisa |
description |
Atualmente, é possível verificar um grande avanço no mundo acadêmico na utilização dos estudos sobre memória e história oral no processo de produção do conhecimento nas diversas áreas das ciências humanas, tais como a sociologia, a história, a filosofia, a antropologia e a psicologia. Por outro lado, verifica-se que a sociedade brasileira ainda precisa abrir seus olhos e perceber o quanto a memória e a experiência das pessoas mais velhas de nosso país podem contribuir para que se possa construir uma nação com mais educação e cultura, o que, conseqüentemente, tornará este país mais desenvolvido, mais justo e mais harmonioso. Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância da utilização de fontes como a memória e a história oral na construção do conhecimento histórico. Também pretendemos verificar como a memória e a história oral podem contribuir na construção de identidades e na inserção social das pessoas mais velhas em nossa sociedade.Palavras-chave: memória, história oral, identidade nacional, sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/565 10.25112/rp.v1i0.565 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/565 |
identifier_str_mv |
10.25112/rp.v1i0.565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/565/523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 1 (2006): Educação e Interculturalidade - Janeiro / Junho; 33-40 2448-1939 1807-1112 10.25112/rp.v1i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325123449618432 |