Memórias sobre a Tecnologia Assistiva: contribuições da História Oral para a análise dos processos de mediação no percurso acadêmico de pessoas com Deficiência Visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Celma dos Anjos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Laplane, Adriana Lia Friszman de, Santhiago, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9707
Resumo: Este ensaio aborda as contribuições da História Oral para a reflexão sobre os processos de mediação implicados nas mudanças tecnológicas e os impactos da Tecnologia Assistiva na história da educação de pessoas com deficiência visual. O estudo se debruça sobre as memórias de uma pessoa com deficiência visual, registradas em entrevista. Investiga os modos como ela reconstrói a história sobre os usos dos recursos de Tecnologia Assistiva e sobre as formas de mediação que atravessam esses processos. As ferramentas da História Oral permitiram enfocar uma narrativa singular, que se entrecruza com contextos históricos, sociais, culturais e econômicos, que perpassam a história das políticas educacionais e a história das conquistas pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência. As análises nos levaram a refletir sobre os processos de mediação e as concepções sobre deficiência implicadas nos instrumentos, entendidos como técnicos, mas também semióticos, com repercussões para a discussão sobre o papel da Educação em sua relação com a Tecnologia Assistiva.
id CAMP-1_50bfafa252d7524d89f39559f8e2831a
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9707
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository_id_str
spelling Memórias sobre a Tecnologia Assistiva: contribuições da História Oral para a análise dos processos de mediação no percurso acadêmico de pessoas com Deficiência VisualHistória OralTecnologia AssistivaDeficiência VisualEste ensaio aborda as contribuições da História Oral para a reflexão sobre os processos de mediação implicados nas mudanças tecnológicas e os impactos da Tecnologia Assistiva na história da educação de pessoas com deficiência visual. O estudo se debruça sobre as memórias de uma pessoa com deficiência visual, registradas em entrevista. Investiga os modos como ela reconstrói a história sobre os usos dos recursos de Tecnologia Assistiva e sobre as formas de mediação que atravessam esses processos. As ferramentas da História Oral permitiram enfocar uma narrativa singular, que se entrecruza com contextos históricos, sociais, culturais e econômicos, que perpassam a história das políticas educacionais e a história das conquistas pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência. As análises nos levaram a refletir sobre os processos de mediação e as concepções sobre deficiência implicadas nos instrumentos, entendidos como técnicos, mas também semióticos, com repercussões para a discussão sobre o papel da Educação em sua relação com a Tecnologia Assistiva.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica; Históricaapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/970710.20888/ridphe_r.v5i0.9707Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019010RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019010RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e0190102447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9707/5265Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingues, Celma dos AnjosLaplane, Adriana Lia Friszman deSanthiago, Ricardo2020-05-01T00:18:37Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9707Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-05-01T00:18:37Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias sobre a Tecnologia Assistiva: contribuições da História Oral para a análise dos processos de mediação no percurso acadêmico de pessoas com Deficiência Visual
title Memórias sobre a Tecnologia Assistiva: contribuições da História Oral para a análise dos processos de mediação no percurso acadêmico de pessoas com Deficiência Visual
spellingShingle Memórias sobre a Tecnologia Assistiva: contribuições da História Oral para a análise dos processos de mediação no percurso acadêmico de pessoas com Deficiência Visual
Domingues, Celma dos Anjos
História Oral
Tecnologia Assistiva
Deficiência Visual
title_short Memórias sobre a Tecnologia Assistiva: contribuições da História Oral para a análise dos processos de mediação no percurso acadêmico de pessoas com Deficiência Visual
title_full Memórias sobre a Tecnologia Assistiva: contribuições da História Oral para a análise dos processos de mediação no percurso acadêmico de pessoas com Deficiência Visual
title_fullStr Memórias sobre a Tecnologia Assistiva: contribuições da História Oral para a análise dos processos de mediação no percurso acadêmico de pessoas com Deficiência Visual
title_full_unstemmed Memórias sobre a Tecnologia Assistiva: contribuições da História Oral para a análise dos processos de mediação no percurso acadêmico de pessoas com Deficiência Visual
title_sort Memórias sobre a Tecnologia Assistiva: contribuições da História Oral para a análise dos processos de mediação no percurso acadêmico de pessoas com Deficiência Visual
author Domingues, Celma dos Anjos
author_facet Domingues, Celma dos Anjos
Laplane, Adriana Lia Friszman de
Santhiago, Ricardo
author_role author
author2 Laplane, Adriana Lia Friszman de
Santhiago, Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Celma dos Anjos
Laplane, Adriana Lia Friszman de
Santhiago, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv História Oral
Tecnologia Assistiva
Deficiência Visual
topic História Oral
Tecnologia Assistiva
Deficiência Visual
description Este ensaio aborda as contribuições da História Oral para a reflexão sobre os processos de mediação implicados nas mudanças tecnológicas e os impactos da Tecnologia Assistiva na história da educação de pessoas com deficiência visual. O estudo se debruça sobre as memórias de uma pessoa com deficiência visual, registradas em entrevista. Investiga os modos como ela reconstrói a história sobre os usos dos recursos de Tecnologia Assistiva e sobre as formas de mediação que atravessam esses processos. As ferramentas da História Oral permitiram enfocar uma narrativa singular, que se entrecruza com contextos históricos, sociais, culturais e econômicos, que perpassam a história das políticas educacionais e a história das conquistas pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência. As análises nos levaram a refletir sobre os processos de mediação e as concepções sobre deficiência implicadas nos instrumentos, entendidos como técnicos, mas também semióticos, com repercussões para a discussão sobre o papel da Educação em sua relação com a Tecnologia Assistiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica; Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9707
10.20888/ridphe_r.v5i0.9707
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9707
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v5i0.9707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9707/5265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019010
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019010
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019010
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1809280190797316096