ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2157 |
Resumo: | RESUMOO modelo de ensino híbrido do Grupo Ânima propõe avaliações somativas e formativas. Estas avaliações são importantes para o percurso de aprendizagem dos alunos. O artigo analisa o modelo de ensino híbrido utilizado pela UNA, IES do Grupo Ânima, na disciplina Empreendedorismo, em duas turmas sob a ótica de uma experiência de aprendizagem, na plataforma on-line. O estudo apontou que o acesso ao conteúdo pelos alunos aumenta quando se estimula a participação de uma atividade formativa no ambiente on-line. Na turma de 54 alunos, 37 alunos (69%) realizaram a atividade no ambiente on-line. Na outra turma de 76 alunos, 67 alunos (88%) realizaram a atividade. Nas duas turmas, as notas foram em sua maioria 100%, de acordo com os critérios estabelecidos por uma rubrica: compreensão da atividade e conhecimento do conteúdo. Desta forma, a avaliação formativa pode elevar o engajamento dos estudantes nas disciplinas híbridas, especialmente no ambiente on-line de aprendizagem.Palavras-chave: Avaliação formativa. Ensino híbrido. Experiência de aprendizagem. Sala de aula invertida.ABSRACTThe Group's Ânima has blended education model proposes summative and formative assessments. These assessments are important for students' learning pathway. The article analyzes the hybrid teaching model used by UNA, IES of the Ânima Group, in the Entrepreneurship discipline, in two classes from the perspective of a learning experience, in the online platform. The study pointed out that students' access to content increases when stimulating the participation of a formative activity in the online environment. In the class of 54 students, 37 students (69%) posted the activity in the online environment. In the other class of 76 students, 67 students (88%) performed the activity. In both classes, the grades were mostly 100%, according to the criteria established by one rubric: comprehension of the activity and knowledge of the content. In this way, formative assessment can enhance student engagement in hybrid subjects, especially in the online learning environment.Keywords: Formative assessment. Blended learning. Learning experience. Flipped classroom. |
id |
Feevale-1_d96c02dd90383e854af0c33828a1e3f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2157 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDARESUMOO modelo de ensino híbrido do Grupo Ânima propõe avaliações somativas e formativas. Estas avaliações são importantes para o percurso de aprendizagem dos alunos. O artigo analisa o modelo de ensino híbrido utilizado pela UNA, IES do Grupo Ânima, na disciplina Empreendedorismo, em duas turmas sob a ótica de uma experiência de aprendizagem, na plataforma on-line. O estudo apontou que o acesso ao conteúdo pelos alunos aumenta quando se estimula a participação de uma atividade formativa no ambiente on-line. Na turma de 54 alunos, 37 alunos (69%) realizaram a atividade no ambiente on-line. Na outra turma de 76 alunos, 67 alunos (88%) realizaram a atividade. Nas duas turmas, as notas foram em sua maioria 100%, de acordo com os critérios estabelecidos por uma rubrica: compreensão da atividade e conhecimento do conteúdo. Desta forma, a avaliação formativa pode elevar o engajamento dos estudantes nas disciplinas híbridas, especialmente no ambiente on-line de aprendizagem.Palavras-chave: Avaliação formativa. Ensino híbrido. Experiência de aprendizagem. Sala de aula invertida.ABSRACTThe Group's Ânima has blended education model proposes summative and formative assessments. These assessments are important for students' learning pathway. The article analyzes the hybrid teaching model used by UNA, IES of the Ânima Group, in the Entrepreneurship discipline, in two classes from the perspective of a learning experience, in the online platform. The study pointed out that students' access to content increases when stimulating the participation of a formative activity in the online environment. In the class of 54 students, 37 students (69%) posted the activity in the online environment. In the other class of 76 students, 67 students (88%) performed the activity. In both classes, the grades were mostly 100%, according to the criteria established by one rubric: comprehension of the activity and knowledge of the content. In this way, formative assessment can enhance student engagement in hybrid subjects, especially in the online learning environment.Keywords: Formative assessment. Blended learning. Learning experience. Flipped classroom.Universidade Feevale2020-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfmultipart/relatedhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/215710.25112/rpr.v2i0.2157Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 103-1202448-19391807-111210.25112/rpr.v2i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2157/2591http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2157/2604Copyright (c) 2020 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Juliana Lopes de AlmeidaEvangelista, Jane LeroyHostt, Ana Cristina Gomes Santos2020-06-16T00:35:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2157Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-06-16T00:35:06Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA |
title |
ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA |
spellingShingle |
ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA Souza, Juliana Lopes de Almeida |
title_short |
ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA |
title_full |
ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA |
title_fullStr |
ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA |
title_full_unstemmed |
ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA |
title_sort |
ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA |
author |
Souza, Juliana Lopes de Almeida |
author_facet |
Souza, Juliana Lopes de Almeida Evangelista, Jane Leroy Hostt, Ana Cristina Gomes Santos |
author_role |
author |
author2 |
Evangelista, Jane Leroy Hostt, Ana Cristina Gomes Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Juliana Lopes de Almeida Evangelista, Jane Leroy Hostt, Ana Cristina Gomes Santos |
description |
RESUMOO modelo de ensino híbrido do Grupo Ânima propõe avaliações somativas e formativas. Estas avaliações são importantes para o percurso de aprendizagem dos alunos. O artigo analisa o modelo de ensino híbrido utilizado pela UNA, IES do Grupo Ânima, na disciplina Empreendedorismo, em duas turmas sob a ótica de uma experiência de aprendizagem, na plataforma on-line. O estudo apontou que o acesso ao conteúdo pelos alunos aumenta quando se estimula a participação de uma atividade formativa no ambiente on-line. Na turma de 54 alunos, 37 alunos (69%) realizaram a atividade no ambiente on-line. Na outra turma de 76 alunos, 67 alunos (88%) realizaram a atividade. Nas duas turmas, as notas foram em sua maioria 100%, de acordo com os critérios estabelecidos por uma rubrica: compreensão da atividade e conhecimento do conteúdo. Desta forma, a avaliação formativa pode elevar o engajamento dos estudantes nas disciplinas híbridas, especialmente no ambiente on-line de aprendizagem.Palavras-chave: Avaliação formativa. Ensino híbrido. Experiência de aprendizagem. Sala de aula invertida.ABSRACTThe Group's Ânima has blended education model proposes summative and formative assessments. These assessments are important for students' learning pathway. The article analyzes the hybrid teaching model used by UNA, IES of the Ânima Group, in the Entrepreneurship discipline, in two classes from the perspective of a learning experience, in the online platform. The study pointed out that students' access to content increases when stimulating the participation of a formative activity in the online environment. In the class of 54 students, 37 students (69%) posted the activity in the online environment. In the other class of 76 students, 67 students (88%) performed the activity. In both classes, the grades were mostly 100%, according to the criteria established by one rubric: comprehension of the activity and knowledge of the content. In this way, formative assessment can enhance student engagement in hybrid subjects, especially in the online learning environment.Keywords: Formative assessment. Blended learning. Learning experience. Flipped classroom. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2157 10.25112/rpr.v2i0.2157 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2157 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v2i0.2157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2157/2591 http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2157/2604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf multipart/related |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 2 (2020): Educação Híbrida: Contextos, Aprendizagens, Políticas E Práticas De Pesquisa e Formação; 103-120 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v2i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125240586240 |