SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minervino, Maria das Lágrimas Leite
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32166
Resumo: Neste trabalho refletimos sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem em Geografia, com a proposição de cartilha didática acerca da Sala de Aula Invertida (SAI) no ensino dessa disciplina escolar (SAIGEO). Escolhemos a proposição de uma cartilha didática devido ao fato dessa se apresentar como recurso didático que pode ser disponibilizado facilmente para o professor, além de ser destacada por colegas de profissão como um recurso didático que pode ser utilizado no ensino de Geografia em diferentes realidades escolares. Nosso intuito é que a cartilha sobre a SAIGEO subsidie o trabalho docente na perspectiva do ensino de Geografia dinâmico, interativo, crítico e contextualizado, no sentido da cidadania. Assim, um ensino-aprendizado alicerçado em competências e habilidades suficientes para a compreensão do espaço geográfico, nas diversas escalas e conexões geográficas. Destarte, o objetivo geral do trabalho é produzir cartilha didática sobre a SAIGEO, cujo conteúdo subsidie o ensino-aprendizagem de Geografia conforme os princípios da dinamicidade, interatividade, criticidade e contextualização. De modo específico, objetivamos: refletir sobre o ensino de Geografia na perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem; planejar a elaboração de cartilha didática sobre a SAIGEO; e disponibilizar virtualmente a cartilha sobre a SAIGEO, para ser utilizada no ensino-aprendizagem de Geografia em diversas realidades escolares. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, lançamos mão de reflexões teóricas - em decorrência da pesquisa bibliográfica realizada - e de análises do ensino de Geografia conforme a nossa experiência e práxis profissional na docência dessa disciplina escolar em escola pública de Patos, na Paraíba. A linguagem da cartilha sobre a SAIGEO foi produzida de modo acessível ao docente e ao discente - particularmente, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental II, para que esse material possa subsidiar a prática docente, mas também seja lido pelo estudante, enquanto participante ativo do processo educacional. Esperamos que a cartilha proposta sirva como subsídio didático para o docente mediar o processo educacional em Geografia por meio da inversão da sala de aula, assim como seja útil para o estudante compreender tal processo, sobretudo, no que tange ao seu protagonismo no alcance da aprendizagem.
id UFRN_51bf5234cd12247008709edbe10fa8b0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32166
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Minervino, Maria das Lágrimas Leitehttp://lattes.cnpq.br/3471039040476327http://lattes.cnpq.br/5656990960651016Garcia, Tânia Cristina MeiraSacramento, Ana Cláudia RamosSalvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira2021-04-12T19:29:30Z2021-04-12T19:29:30Z2020-12-30MINERVINO, Maria das Lágrimas Leite. SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia. 2020. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32166Neste trabalho refletimos sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem em Geografia, com a proposição de cartilha didática acerca da Sala de Aula Invertida (SAI) no ensino dessa disciplina escolar (SAIGEO). Escolhemos a proposição de uma cartilha didática devido ao fato dessa se apresentar como recurso didático que pode ser disponibilizado facilmente para o professor, além de ser destacada por colegas de profissão como um recurso didático que pode ser utilizado no ensino de Geografia em diferentes realidades escolares. Nosso intuito é que a cartilha sobre a SAIGEO subsidie o trabalho docente na perspectiva do ensino de Geografia dinâmico, interativo, crítico e contextualizado, no sentido da cidadania. Assim, um ensino-aprendizado alicerçado em competências e habilidades suficientes para a compreensão do espaço geográfico, nas diversas escalas e conexões geográficas. Destarte, o objetivo geral do trabalho é produzir cartilha didática sobre a SAIGEO, cujo conteúdo subsidie o ensino-aprendizagem de Geografia conforme os princípios da dinamicidade, interatividade, criticidade e contextualização. De modo específico, objetivamos: refletir sobre o ensino de Geografia na perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem; planejar a elaboração de cartilha didática sobre a SAIGEO; e disponibilizar virtualmente a cartilha sobre a SAIGEO, para ser utilizada no ensino-aprendizagem de Geografia em diversas realidades escolares. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, lançamos mão de reflexões teóricas - em decorrência da pesquisa bibliográfica realizada - e de análises do ensino de Geografia conforme a nossa experiência e práxis profissional na docência dessa disciplina escolar em escola pública de Patos, na Paraíba. A linguagem da cartilha sobre a SAIGEO foi produzida de modo acessível ao docente e ao discente - particularmente, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental II, para que esse material possa subsidiar a prática docente, mas também seja lido pelo estudante, enquanto participante ativo do processo educacional. Esperamos que a cartilha proposta sirva como subsídio didático para o docente mediar o processo educacional em Geografia por meio da inversão da sala de aula, assim como seja útil para o estudante compreender tal processo, sobretudo, no que tange ao seu protagonismo no alcance da aprendizagem.In this work, we reflect on active teaching-learning methodologies in Geography, with the proposition of a didactic booklet about Flipped Classroom (FP) in the teaching of this school discipline (SAIGEO). We chose the proposal of a didactic booklet due to the fact that it presents itself as a didactic resource that can be easily made available to the teacher, in addition to being highlighted by professional colleagues as a didactic resource that can be used in the teaching of Geography in different school realities. Our intention is that the booklet on SAIGEO supports teaching work in the perspective of dynamic, interactive, critical and contextualized Geography teaching, in the sense of citizenship. Thus, teachinglearning based on sufficient competences and skills to understand the geographic space, in the different scales and geographical connections. Thus, the general objective of the work is to produce a didactic booklet about SAIGEO, whose content subsidizes the teachinglearning of Geography according to the principles of dynamics, interactivity, criticality and contextualization. Specifically, we aim to: reflect on the teaching of Geography from the perspective of active teaching-learning methodologies; plan the preparation of a didactic booklet on SAIGEO; and make available virtually the booklet on SAIGEO, to be used in teaching and learning Geography in different school realities. In order to achieve the research objectives, we used theoretical reflections - as a result of the bibliographic research carried out - and analyzes of the teaching of Geography according to our experience and professional praxis in teaching this school discipline in a public school in Patos, Paraíba. The language of the booklet about SAIGEO was produced in an accessible way to the teacher and the student - particularly, from the final years of Elementary School II, so that this material can subsidize the teaching practice, but also be read by the student, as an active participant of the educational process. We hope that the proposed booklet will serve as a teaching aid for the teacher to mediate the educational process in Geography through the inversion of the classroom, as well as being useful for the student to understand this process, especially with regard to its role in the achievement of learning.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilSala de aula invertidaEnsino de GeografiaCartilha didáticaSAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de GeografiaSAIGEO: flipped classroom in the teaching-learning of Geographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.txtSAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain65476https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32166/2/SAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.txtd86588bdbce17f29e65499307e56e077MD52THUMBNAILSAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.jpgSAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32166/3/SAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.jpgf3b038784ba3ad9e79f33e433433810cMD53ORIGINALSAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdfapplication/pdf9473545https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32166/1/SAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf21c5d54fd82b7c288a0846c0bf9f461aMD51123456789/321662021-04-18 06:06:37.095oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32166Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:06:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv SAIGEO: flipped classroom in the teaching-learning of Geography
title SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia
spellingShingle SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia
Minervino, Maria das Lágrimas Leite
Sala de aula invertida
Ensino de Geografia
Cartilha didática
title_short SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia
title_full SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia
title_fullStr SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia
title_full_unstemmed SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia
title_sort SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia
author Minervino, Maria das Lágrimas Leite
author_facet Minervino, Maria das Lágrimas Leite
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3471039040476327
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5656990960651016
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Garcia, Tânia Cristina Meira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sacramento, Ana Cláudia Ramos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Minervino, Maria das Lágrimas Leite
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira
contributor_str_mv Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula invertida
Ensino de Geografia
Cartilha didática
topic Sala de aula invertida
Ensino de Geografia
Cartilha didática
description Neste trabalho refletimos sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem em Geografia, com a proposição de cartilha didática acerca da Sala de Aula Invertida (SAI) no ensino dessa disciplina escolar (SAIGEO). Escolhemos a proposição de uma cartilha didática devido ao fato dessa se apresentar como recurso didático que pode ser disponibilizado facilmente para o professor, além de ser destacada por colegas de profissão como um recurso didático que pode ser utilizado no ensino de Geografia em diferentes realidades escolares. Nosso intuito é que a cartilha sobre a SAIGEO subsidie o trabalho docente na perspectiva do ensino de Geografia dinâmico, interativo, crítico e contextualizado, no sentido da cidadania. Assim, um ensino-aprendizado alicerçado em competências e habilidades suficientes para a compreensão do espaço geográfico, nas diversas escalas e conexões geográficas. Destarte, o objetivo geral do trabalho é produzir cartilha didática sobre a SAIGEO, cujo conteúdo subsidie o ensino-aprendizagem de Geografia conforme os princípios da dinamicidade, interatividade, criticidade e contextualização. De modo específico, objetivamos: refletir sobre o ensino de Geografia na perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem; planejar a elaboração de cartilha didática sobre a SAIGEO; e disponibilizar virtualmente a cartilha sobre a SAIGEO, para ser utilizada no ensino-aprendizagem de Geografia em diversas realidades escolares. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, lançamos mão de reflexões teóricas - em decorrência da pesquisa bibliográfica realizada - e de análises do ensino de Geografia conforme a nossa experiência e práxis profissional na docência dessa disciplina escolar em escola pública de Patos, na Paraíba. A linguagem da cartilha sobre a SAIGEO foi produzida de modo acessível ao docente e ao discente - particularmente, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental II, para que esse material possa subsidiar a prática docente, mas também seja lido pelo estudante, enquanto participante ativo do processo educacional. Esperamos que a cartilha proposta sirva como subsídio didático para o docente mediar o processo educacional em Geografia por meio da inversão da sala de aula, assim como seja útil para o estudante compreender tal processo, sobretudo, no que tange ao seu protagonismo no alcance da aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-12T19:29:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-12T19:29:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MINERVINO, Maria das Lágrimas Leite. SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia. 2020. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32166
identifier_str_mv MINERVINO, Maria das Lágrimas Leite. SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia. 2020. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32166/2/SAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32166/3/SAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32166/1/SAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d86588bdbce17f29e65499307e56e077
f3b038784ba3ad9e79f33e433433810c
21c5d54fd82b7c288a0846c0bf9f461a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832732218327040