SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32166 |
Resumo: | Neste trabalho refletimos sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem em Geografia, com a proposição de cartilha didática acerca da Sala de Aula Invertida (SAI) no ensino dessa disciplina escolar (SAIGEO). Escolhemos a proposição de uma cartilha didática devido ao fato dessa se apresentar como recurso didático que pode ser disponibilizado facilmente para o professor, além de ser destacada por colegas de profissão como um recurso didático que pode ser utilizado no ensino de Geografia em diferentes realidades escolares. Nosso intuito é que a cartilha sobre a SAIGEO subsidie o trabalho docente na perspectiva do ensino de Geografia dinâmico, interativo, crítico e contextualizado, no sentido da cidadania. Assim, um ensino-aprendizado alicerçado em competências e habilidades suficientes para a compreensão do espaço geográfico, nas diversas escalas e conexões geográficas. Destarte, o objetivo geral do trabalho é produzir cartilha didática sobre a SAIGEO, cujo conteúdo subsidie o ensino-aprendizagem de Geografia conforme os princípios da dinamicidade, interatividade, criticidade e contextualização. De modo específico, objetivamos: refletir sobre o ensino de Geografia na perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem; planejar a elaboração de cartilha didática sobre a SAIGEO; e disponibilizar virtualmente a cartilha sobre a SAIGEO, para ser utilizada no ensino-aprendizagem de Geografia em diversas realidades escolares. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, lançamos mão de reflexões teóricas - em decorrência da pesquisa bibliográfica realizada - e de análises do ensino de Geografia conforme a nossa experiência e práxis profissional na docência dessa disciplina escolar em escola pública de Patos, na Paraíba. A linguagem da cartilha sobre a SAIGEO foi produzida de modo acessível ao docente e ao discente - particularmente, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental II, para que esse material possa subsidiar a prática docente, mas também seja lido pelo estudante, enquanto participante ativo do processo educacional. Esperamos que a cartilha proposta sirva como subsídio didático para o docente mediar o processo educacional em Geografia por meio da inversão da sala de aula, assim como seja útil para o estudante compreender tal processo, sobretudo, no que tange ao seu protagonismo no alcance da aprendizagem. |
id |
UFRN_51bf5234cd12247008709edbe10fa8b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32166 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Minervino, Maria das Lágrimas Leitehttp://lattes.cnpq.br/3471039040476327http://lattes.cnpq.br/5656990960651016Garcia, Tânia Cristina MeiraSacramento, Ana Cláudia RamosSalvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira2021-04-12T19:29:30Z2021-04-12T19:29:30Z2020-12-30MINERVINO, Maria das Lágrimas Leite. SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia. 2020. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32166Neste trabalho refletimos sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem em Geografia, com a proposição de cartilha didática acerca da Sala de Aula Invertida (SAI) no ensino dessa disciplina escolar (SAIGEO). Escolhemos a proposição de uma cartilha didática devido ao fato dessa se apresentar como recurso didático que pode ser disponibilizado facilmente para o professor, além de ser destacada por colegas de profissão como um recurso didático que pode ser utilizado no ensino de Geografia em diferentes realidades escolares. Nosso intuito é que a cartilha sobre a SAIGEO subsidie o trabalho docente na perspectiva do ensino de Geografia dinâmico, interativo, crítico e contextualizado, no sentido da cidadania. Assim, um ensino-aprendizado alicerçado em competências e habilidades suficientes para a compreensão do espaço geográfico, nas diversas escalas e conexões geográficas. Destarte, o objetivo geral do trabalho é produzir cartilha didática sobre a SAIGEO, cujo conteúdo subsidie o ensino-aprendizagem de Geografia conforme os princípios da dinamicidade, interatividade, criticidade e contextualização. De modo específico, objetivamos: refletir sobre o ensino de Geografia na perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem; planejar a elaboração de cartilha didática sobre a SAIGEO; e disponibilizar virtualmente a cartilha sobre a SAIGEO, para ser utilizada no ensino-aprendizagem de Geografia em diversas realidades escolares. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, lançamos mão de reflexões teóricas - em decorrência da pesquisa bibliográfica realizada - e de análises do ensino de Geografia conforme a nossa experiência e práxis profissional na docência dessa disciplina escolar em escola pública de Patos, na Paraíba. A linguagem da cartilha sobre a SAIGEO foi produzida de modo acessível ao docente e ao discente - particularmente, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental II, para que esse material possa subsidiar a prática docente, mas também seja lido pelo estudante, enquanto participante ativo do processo educacional. Esperamos que a cartilha proposta sirva como subsídio didático para o docente mediar o processo educacional em Geografia por meio da inversão da sala de aula, assim como seja útil para o estudante compreender tal processo, sobretudo, no que tange ao seu protagonismo no alcance da aprendizagem.In this work, we reflect on active teaching-learning methodologies in Geography, with the proposition of a didactic booklet about Flipped Classroom (FP) in the teaching of this school discipline (SAIGEO). We chose the proposal of a didactic booklet due to the fact that it presents itself as a didactic resource that can be easily made available to the teacher, in addition to being highlighted by professional colleagues as a didactic resource that can be used in the teaching of Geography in different school realities. Our intention is that the booklet on SAIGEO supports teaching work in the perspective of dynamic, interactive, critical and contextualized Geography teaching, in the sense of citizenship. Thus, teachinglearning based on sufficient competences and skills to understand the geographic space, in the different scales and geographical connections. Thus, the general objective of the work is to produce a didactic booklet about SAIGEO, whose content subsidizes the teachinglearning of Geography according to the principles of dynamics, interactivity, criticality and contextualization. Specifically, we aim to: reflect on the teaching of Geography from the perspective of active teaching-learning methodologies; plan the preparation of a didactic booklet on SAIGEO; and make available virtually the booklet on SAIGEO, to be used in teaching and learning Geography in different school realities. In order to achieve the research objectives, we used theoretical reflections - as a result of the bibliographic research carried out - and analyzes of the teaching of Geography according to our experience and professional praxis in teaching this school discipline in a public school in Patos, Paraíba. The language of the booklet about SAIGEO was produced in an accessible way to the teacher and the student - particularly, from the final years of Elementary School II, so that this material can subsidize the teaching practice, but also be read by the student, as an active participant of the educational process. We hope that the proposed booklet will serve as a teaching aid for the teacher to mediate the educational process in Geography through the inversion of the classroom, as well as being useful for the student to understand this process, especially with regard to its role in the achievement of learning.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilSala de aula invertidaEnsino de GeografiaCartilha didáticaSAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de GeografiaSAIGEO: flipped classroom in the teaching-learning of Geographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.txtSAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain65476https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32166/2/SAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.txtd86588bdbce17f29e65499307e56e077MD52THUMBNAILSAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.jpgSAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32166/3/SAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.jpgf3b038784ba3ad9e79f33e433433810cMD53ORIGINALSAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdfapplication/pdf9473545https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32166/1/SAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf21c5d54fd82b7c288a0846c0bf9f461aMD51123456789/321662021-04-18 06:06:37.095oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32166Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:06:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
SAIGEO: flipped classroom in the teaching-learning of Geography |
title |
SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia |
spellingShingle |
SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia Minervino, Maria das Lágrimas Leite Sala de aula invertida Ensino de Geografia Cartilha didática |
title_short |
SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia |
title_full |
SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia |
title_fullStr |
SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia |
title_full_unstemmed |
SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia |
title_sort |
SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia |
author |
Minervino, Maria das Lágrimas Leite |
author_facet |
Minervino, Maria das Lágrimas Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3471039040476327 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5656990960651016 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Garcia, Tânia Cristina Meira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Sacramento, Ana Cláudia Ramos |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minervino, Maria das Lágrimas Leite |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira |
contributor_str_mv |
Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de aula invertida Ensino de Geografia Cartilha didática |
topic |
Sala de aula invertida Ensino de Geografia Cartilha didática |
description |
Neste trabalho refletimos sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem em Geografia, com a proposição de cartilha didática acerca da Sala de Aula Invertida (SAI) no ensino dessa disciplina escolar (SAIGEO). Escolhemos a proposição de uma cartilha didática devido ao fato dessa se apresentar como recurso didático que pode ser disponibilizado facilmente para o professor, além de ser destacada por colegas de profissão como um recurso didático que pode ser utilizado no ensino de Geografia em diferentes realidades escolares. Nosso intuito é que a cartilha sobre a SAIGEO subsidie o trabalho docente na perspectiva do ensino de Geografia dinâmico, interativo, crítico e contextualizado, no sentido da cidadania. Assim, um ensino-aprendizado alicerçado em competências e habilidades suficientes para a compreensão do espaço geográfico, nas diversas escalas e conexões geográficas. Destarte, o objetivo geral do trabalho é produzir cartilha didática sobre a SAIGEO, cujo conteúdo subsidie o ensino-aprendizagem de Geografia conforme os princípios da dinamicidade, interatividade, criticidade e contextualização. De modo específico, objetivamos: refletir sobre o ensino de Geografia na perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem; planejar a elaboração de cartilha didática sobre a SAIGEO; e disponibilizar virtualmente a cartilha sobre a SAIGEO, para ser utilizada no ensino-aprendizagem de Geografia em diversas realidades escolares. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, lançamos mão de reflexões teóricas - em decorrência da pesquisa bibliográfica realizada - e de análises do ensino de Geografia conforme a nossa experiência e práxis profissional na docência dessa disciplina escolar em escola pública de Patos, na Paraíba. A linguagem da cartilha sobre a SAIGEO foi produzida de modo acessível ao docente e ao discente - particularmente, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental II, para que esse material possa subsidiar a prática docente, mas também seja lido pelo estudante, enquanto participante ativo do processo educacional. Esperamos que a cartilha proposta sirva como subsídio didático para o docente mediar o processo educacional em Geografia por meio da inversão da sala de aula, assim como seja útil para o estudante compreender tal processo, sobretudo, no que tange ao seu protagonismo no alcance da aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-12T19:29:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-12T19:29:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MINERVINO, Maria das Lágrimas Leite. SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia. 2020. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32166 |
identifier_str_mv |
MINERVINO, Maria das Lágrimas Leite. SAIGEO: sala de aula invertida no ensino-aprendizagem de Geografia. 2020. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32166/2/SAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32166/3/SAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32166/1/SAIGEOsalaaula_Minervino_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d86588bdbce17f29e65499307e56e077 f3b038784ba3ad9e79f33e433433810c 21c5d54fd82b7c288a0846c0bf9f461a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832732218327040 |