FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Edna Mara Corrêa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rocha, Bárbara Pereira de A., Machado, Liliane Campos, Cordeiro, Mayrla Pereira Sena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
DOI: 10.25112/rpr.v3.2500
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2500
Resumo: Este texto discute o curso Produção de material didático- práticas sociais, design e proposta metodológica, oferecido pela Escola de Aperfeiçoamento dos Professores (EAPE-DF), tendo como pano de fundo o trabalho remoto em situação de Pandemia. São trazidas algumas considerações dos professores cursistas, examinando o percurso do curso em visitação que focaliza quatro categorias: duração, plataforma, conteúdo e aplicabilidade. Procuramos relacionar essas categorias com a situação proposta pelo curso de viabilizar aos docentes a aquisição de ferramentas tecnológicas na confecção de uma atividade – material didático – seguindo o princípio da transversalidade dentro da proposição de inserir numa única atividade quatro desafios. O estudo é fundamentado na Teoria Crítica e na Pedagogia Histórico-crítica. Como metodologia utilizamos aplicação de questionário, por meio do Google formulário enviado via WhatsApp para coordenadores e gestores de escolas públicas para que eles compartilhassem com seus grupos de professores. Alguns dos aspectos revelados pelo estudo são: para a maioria dos profissionais o curso não restringe a autonomia do professor; o tempo de formação não foi suficiente; o curso não contemplou os objetivos propostos e nem as necessidades dos professores para realizar o atendimento remoto; não atendeu satisfatoriamente as necessidades tecnológicas dos cursistas, embora a maioria afirme não ter tido dificuldade na realização da atividade final exigida pelo curso.
id Feevale-1_e65aa66d897882a0e82b75aeedffe905
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2500
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERALFormação docenteEnsino remotoPandemiaEste texto discute o curso Produção de material didático- práticas sociais, design e proposta metodológica, oferecido pela Escola de Aperfeiçoamento dos Professores (EAPE-DF), tendo como pano de fundo o trabalho remoto em situação de Pandemia. São trazidas algumas considerações dos professores cursistas, examinando o percurso do curso em visitação que focaliza quatro categorias: duração, plataforma, conteúdo e aplicabilidade. Procuramos relacionar essas categorias com a situação proposta pelo curso de viabilizar aos docentes a aquisição de ferramentas tecnológicas na confecção de uma atividade – material didático – seguindo o princípio da transversalidade dentro da proposição de inserir numa única atividade quatro desafios. O estudo é fundamentado na Teoria Crítica e na Pedagogia Histórico-crítica. Como metodologia utilizamos aplicação de questionário, por meio do Google formulário enviado via WhatsApp para coordenadores e gestores de escolas públicas para que eles compartilhassem com seus grupos de professores. Alguns dos aspectos revelados pelo estudo são: para a maioria dos profissionais o curso não restringe a autonomia do professor; o tempo de formação não foi suficiente; o curso não contemplou os objetivos propostos e nem as necessidades dos professores para realizar o atendimento remoto; não atendeu satisfatoriamente as necessidades tecnológicas dos cursistas, embora a maioria afirme não ter tido dificuldade na realização da atividade final exigida pelo curso.Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/250010.25112/rpr.v3.2500Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 336-3562448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2500/2928Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Edna Mara CorrêaRocha, Bárbara Pereira de A.Machado, Liliane CamposCordeiro, Mayrla Pereira Sena2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2500Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
Miranda, Edna Mara Corrêa
Formação docente
Ensino remoto
Pandemia
Miranda, Edna Mara Corrêa
Formação docente
Ensino remoto
Pandemia
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
author Miranda, Edna Mara Corrêa
author_facet Miranda, Edna Mara Corrêa
Miranda, Edna Mara Corrêa
Rocha, Bárbara Pereira de A.
Machado, Liliane Campos
Cordeiro, Mayrla Pereira Sena
Rocha, Bárbara Pereira de A.
Machado, Liliane Campos
Cordeiro, Mayrla Pereira Sena
author_role author
author2 Rocha, Bárbara Pereira de A.
Machado, Liliane Campos
Cordeiro, Mayrla Pereira Sena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Edna Mara Corrêa
Rocha, Bárbara Pereira de A.
Machado, Liliane Campos
Cordeiro, Mayrla Pereira Sena
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Ensino remoto
Pandemia
topic Formação docente
Ensino remoto
Pandemia
description Este texto discute o curso Produção de material didático- práticas sociais, design e proposta metodológica, oferecido pela Escola de Aperfeiçoamento dos Professores (EAPE-DF), tendo como pano de fundo o trabalho remoto em situação de Pandemia. São trazidas algumas considerações dos professores cursistas, examinando o percurso do curso em visitação que focaliza quatro categorias: duração, plataforma, conteúdo e aplicabilidade. Procuramos relacionar essas categorias com a situação proposta pelo curso de viabilizar aos docentes a aquisição de ferramentas tecnológicas na confecção de uma atividade – material didático – seguindo o princípio da transversalidade dentro da proposição de inserir numa única atividade quatro desafios. O estudo é fundamentado na Teoria Crítica e na Pedagogia Histórico-crítica. Como metodologia utilizamos aplicação de questionário, por meio do Google formulário enviado via WhatsApp para coordenadores e gestores de escolas públicas para que eles compartilhassem com seus grupos de professores. Alguns dos aspectos revelados pelo estudo são: para a maioria dos profissionais o curso não restringe a autonomia do professor; o tempo de formação não foi suficiente; o curso não contemplou os objetivos propostos e nem as necessidades dos professores para realizar o atendimento remoto; não atendeu satisfatoriamente as necessidades tecnológicas dos cursistas, embora a maioria afirme não ter tido dificuldade na realização da atividade final exigida pelo curso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2500
10.25112/rpr.v3.2500
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2500
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v3.2500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2500/2928
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 336-356
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v3i
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1822180597379891200
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.25112/rpr.v3.2500