FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
DOI: | 10.25112/rpr.v3.2500 |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2500 |
Resumo: | Este texto discute o curso Produção de material didático- práticas sociais, design e proposta metodológica, oferecido pela Escola de Aperfeiçoamento dos Professores (EAPE-DF), tendo como pano de fundo o trabalho remoto em situação de Pandemia. São trazidas algumas considerações dos professores cursistas, examinando o percurso do curso em visitação que focaliza quatro categorias: duração, plataforma, conteúdo e aplicabilidade. Procuramos relacionar essas categorias com a situação proposta pelo curso de viabilizar aos docentes a aquisição de ferramentas tecnológicas na confecção de uma atividade – material didático – seguindo o princípio da transversalidade dentro da proposição de inserir numa única atividade quatro desafios. O estudo é fundamentado na Teoria Crítica e na Pedagogia Histórico-crítica. Como metodologia utilizamos aplicação de questionário, por meio do Google formulário enviado via WhatsApp para coordenadores e gestores de escolas públicas para que eles compartilhassem com seus grupos de professores. Alguns dos aspectos revelados pelo estudo são: para a maioria dos profissionais o curso não restringe a autonomia do professor; o tempo de formação não foi suficiente; o curso não contemplou os objetivos propostos e nem as necessidades dos professores para realizar o atendimento remoto; não atendeu satisfatoriamente as necessidades tecnológicas dos cursistas, embora a maioria afirme não ter tido dificuldade na realização da atividade final exigida pelo curso. |
id |
Feevale-1_e65aa66d897882a0e82b75aeedffe905 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2500 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERALFormação docenteEnsino remotoPandemiaEste texto discute o curso Produção de material didático- práticas sociais, design e proposta metodológica, oferecido pela Escola de Aperfeiçoamento dos Professores (EAPE-DF), tendo como pano de fundo o trabalho remoto em situação de Pandemia. São trazidas algumas considerações dos professores cursistas, examinando o percurso do curso em visitação que focaliza quatro categorias: duração, plataforma, conteúdo e aplicabilidade. Procuramos relacionar essas categorias com a situação proposta pelo curso de viabilizar aos docentes a aquisição de ferramentas tecnológicas na confecção de uma atividade – material didático – seguindo o princípio da transversalidade dentro da proposição de inserir numa única atividade quatro desafios. O estudo é fundamentado na Teoria Crítica e na Pedagogia Histórico-crítica. Como metodologia utilizamos aplicação de questionário, por meio do Google formulário enviado via WhatsApp para coordenadores e gestores de escolas públicas para que eles compartilhassem com seus grupos de professores. Alguns dos aspectos revelados pelo estudo são: para a maioria dos profissionais o curso não restringe a autonomia do professor; o tempo de formação não foi suficiente; o curso não contemplou os objetivos propostos e nem as necessidades dos professores para realizar o atendimento remoto; não atendeu satisfatoriamente as necessidades tecnológicas dos cursistas, embora a maioria afirme não ter tido dificuldade na realização da atividade final exigida pelo curso.Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/250010.25112/rpr.v3.2500Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 336-3562448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2500/2928Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Edna Mara CorrêaRocha, Bárbara Pereira de A.Machado, Liliane CamposCordeiro, Mayrla Pereira Sena2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2500Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL Miranda, Edna Mara Corrêa Formação docente Ensino remoto Pandemia Miranda, Edna Mara Corrêa Formação docente Ensino remoto Pandemia |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 – VISÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL |
author |
Miranda, Edna Mara Corrêa |
author_facet |
Miranda, Edna Mara Corrêa Miranda, Edna Mara Corrêa Rocha, Bárbara Pereira de A. Machado, Liliane Campos Cordeiro, Mayrla Pereira Sena Rocha, Bárbara Pereira de A. Machado, Liliane Campos Cordeiro, Mayrla Pereira Sena |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Bárbara Pereira de A. Machado, Liliane Campos Cordeiro, Mayrla Pereira Sena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Edna Mara Corrêa Rocha, Bárbara Pereira de A. Machado, Liliane Campos Cordeiro, Mayrla Pereira Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Ensino remoto Pandemia |
topic |
Formação docente Ensino remoto Pandemia |
description |
Este texto discute o curso Produção de material didático- práticas sociais, design e proposta metodológica, oferecido pela Escola de Aperfeiçoamento dos Professores (EAPE-DF), tendo como pano de fundo o trabalho remoto em situação de Pandemia. São trazidas algumas considerações dos professores cursistas, examinando o percurso do curso em visitação que focaliza quatro categorias: duração, plataforma, conteúdo e aplicabilidade. Procuramos relacionar essas categorias com a situação proposta pelo curso de viabilizar aos docentes a aquisição de ferramentas tecnológicas na confecção de uma atividade – material didático – seguindo o princípio da transversalidade dentro da proposição de inserir numa única atividade quatro desafios. O estudo é fundamentado na Teoria Crítica e na Pedagogia Histórico-crítica. Como metodologia utilizamos aplicação de questionário, por meio do Google formulário enviado via WhatsApp para coordenadores e gestores de escolas públicas para que eles compartilhassem com seus grupos de professores. Alguns dos aspectos revelados pelo estudo são: para a maioria dos profissionais o curso não restringe a autonomia do professor; o tempo de formação não foi suficiente; o curso não contemplou os objetivos propostos e nem as necessidades dos professores para realizar o atendimento remoto; não atendeu satisfatoriamente as necessidades tecnológicas dos cursistas, embora a maioria afirme não ter tido dificuldade na realização da atividade final exigida pelo curso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2500 10.25112/rpr.v3.2500 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2500 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v3.2500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2500/2928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Prâksis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 336-356 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v3i reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1822180597379891200 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.25112/rpr.v3.2500 |