#FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Edvaldo Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Couto, Edilece Souza, Cruz, Ingrid de Magalhães Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777
Resumo: No contexto da Cibercultura e da pandemia da Covid-19, o objetivo do artigo é analisar maneiras como o isolamento social é vivido e abala os brasileiros, sobretudo, no campo da educação. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, acrescida do uso de várias reportagens na imprensa nacional e internacional, o principal argumento desenvolvido é que pessoas amparadas financeiramente e com amplo acesso à Internet vivem um isolamento social criativo. Enquanto, as que sobrevivem em situação de vulnerabilidade social e exclusão digital têm muito mais dificuldades para viver o recolhimento e se proteger do contágio de um vírus para o qual ainda não se tem vacina e nem medicamentos. O artigo conclui que as experiências Ciberculturais, especialmente, aquelas de uma educação on-line, alcançam uma parcela restrita de pessoas e aponta que os desafios para educar com tecnologias digitais ainda são imensos e precisam ser democratizados.
id UNIT-2_109d941c79f4e79d883a2140bf23834d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8777
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19Educação. Cibercultura. Covid-19. Pandemia. Tecnologias Digitais.No contexto da Cibercultura e da pandemia da Covid-19, o objetivo do artigo é analisar maneiras como o isolamento social é vivido e abala os brasileiros, sobretudo, no campo da educação. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, acrescida do uso de várias reportagens na imprensa nacional e internacional, o principal argumento desenvolvido é que pessoas amparadas financeiramente e com amplo acesso à Internet vivem um isolamento social criativo. Enquanto, as que sobrevivem em situação de vulnerabilidade social e exclusão digital têm muito mais dificuldades para viver o recolhimento e se proteger do contágio de um vírus para o qual ainda não se tem vacina e nem medicamentos. O artigo conclui que as experiências Ciberculturais, especialmente, aquelas de uma educação on-line, alcançam uma parcela restrita de pessoas e aponta que os desafios para educar com tecnologias digitais ainda são imensos e precisam ser democratizados.Editora Universitária Tiradentes2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/877710.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 200-2172316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777/3998Couto, Edvaldo SouzaCouto, Edilece SouzaCruz, Ingrid de Magalhães Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T20:01:57Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8777Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:10.021772Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19
title #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19
spellingShingle #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19
Couto, Edvaldo Souza
Educação. Cibercultura. Covid-19. Pandemia. Tecnologias Digitais.
title_short #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19
title_full #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19
title_fullStr #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19
title_full_unstemmed #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19
title_sort #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19
author Couto, Edvaldo Souza
author_facet Couto, Edvaldo Souza
Couto, Edilece Souza
Cruz, Ingrid de Magalhães Porto
author_role author
author2 Couto, Edilece Souza
Cruz, Ingrid de Magalhães Porto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Edvaldo Souza
Couto, Edilece Souza
Cruz, Ingrid de Magalhães Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Cibercultura. Covid-19. Pandemia. Tecnologias Digitais.
topic Educação. Cibercultura. Covid-19. Pandemia. Tecnologias Digitais.
description No contexto da Cibercultura e da pandemia da Covid-19, o objetivo do artigo é analisar maneiras como o isolamento social é vivido e abala os brasileiros, sobretudo, no campo da educação. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, acrescida do uso de várias reportagens na imprensa nacional e internacional, o principal argumento desenvolvido é que pessoas amparadas financeiramente e com amplo acesso à Internet vivem um isolamento social criativo. Enquanto, as que sobrevivem em situação de vulnerabilidade social e exclusão digital têm muito mais dificuldades para viver o recolhimento e se proteger do contágio de um vírus para o qual ainda não se tem vacina e nem medicamentos. O artigo conclui que as experiências Ciberculturais, especialmente, aquelas de uma educação on-line, alcançam uma parcela restrita de pessoas e aponta que os desafios para educar com tecnologias digitais ainda são imensos e precisam ser democratizados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777
10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777/3998
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 200-217
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1787715360880852992