INDÚSTRIAS CRIATIVAS: REFLEXÕES A LUZ DA MICROECONOMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fioravante, Alexandre Sette Abrantes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Emmendoerfer, Magnus Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1835
Resumo: O significativo processo de evolução da dinâmica dos padrões de comunicação, trazidos no contexto de surgimento do paradigma das tecnologias da informação e comunicação (TICs), das relações culturais, sociais e ambientais, que têm afetado nas últimas décadas setores fundamentais da economia global, evidencia o deslocamento do foco das atividades industriais para atividades intensivas em conhecimento e criatividade, localizadas no setor de serviços. O objetivo deste estudo teórico é analisar as indústrias criativas à luz de conceitos da área de microeconomia, tendo como contexto o paradigma das TICs e um novo formato de indústrias, que apresentam padrão de concorrência, tendo como base recursos intangíveis. Ao longo das discussões teóricas aqui apresentadas, procurou-se introduzir também conceitos microeconômicos para a reflexão deste setor, que apresenta uma nova classe de trabalhadores, especificamente centrando nas questões de análise da rivalidade e interdependência no campo das indústrias criativas e de barreiras à entrada nos mercados criativos. Em termos metodológicos, adotou-se um ensaio teórico com abordagem qualitativa tendo como base o método bibliográfico. Através deste, foi possível realizar o levantamento de informações em livros, artigos científicos e sites especializados sobre o tema tratado. Enquanto contribuição, este estudo possibilita a aproximação da microeconomia, resgatando discussões microeconômicas clássicas, à temática das indústrias criativas, um tema relativamente novo no cenário brasileiro, sendo necessário o desenvolvimento de estudos microeconômicos voltados para as indústrias criativas no intuito de aprofundar a dinâmica destes mercados que introduzem novo padrão de concorrência.Palavras-chave: Indústrias criativas. Microeconomia. Tecnologias da Informação e Comunicação.ABSTRACTThe communication patterns dynamics has been going under a significant process of evolution, brought in the context of the emergence of the paradigm of information and communication technologies (ICTs), and associated to the changes in the cultural, social and environmental relations. Such considerable changes that have affected in the last decades fundamental sectors of the global economy shows the displacement from the focus of industrial activities to the intensive activities in knowledge and creativity, located mainly in the services sector. In this context, the objective of this study is to make a theoretical effort to integrate the analysis of the creative industries to some concepts of the microeconomics area, having as a prior base the paradigm of ICTs and a new format of industries that present a standard of competition, which is based over the intangible resources. Throughout the theoretical discussions presented here, it was also tried to introduce microeconomic concepts for the reflection of this creative economy sector, which presents a new class of workers, specifically focusing on the issues of analysis of rivalry and interdependence in the field of creative industries, and barriers to entry creative markets. In methodological terms a theoretical essay with qualitative approach was adopted, based on the bibliographical method. Through this it was possible to carry out the collection of information in books, scientific articles and specialized websites on the theme discussed here. As contributions, it is possible to point that this study brings microeconomics, rescuing the classic macroeconomic discussions, closer to the theme of the creative industries, which is a relatively new topic, specifically in the Brazilian scenario, and it is necessary to develop microeconomic studies aimed at the creative industries, in order to dynamism of these markets which introduce a new pattern of competition.Keywords: Creative indústries. Microeconomics. Information and Communication Technologies.Palavras-chave: Indústrias criativas. Microeconomia. Tecnologias da Informação e comunicação. 
id Feevale-2_dc04bfa2e0942fdae81cf826abcb8f8c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1835
network_acronym_str Feevale-2
network_name_str Gestão e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling INDÚSTRIAS CRIATIVAS: REFLEXÕES A LUZ DA MICROECONOMIAO significativo processo de evolução da dinâmica dos padrões de comunicação, trazidos no contexto de surgimento do paradigma das tecnologias da informação e comunicação (TICs), das relações culturais, sociais e ambientais, que têm afetado nas últimas décadas setores fundamentais da economia global, evidencia o deslocamento do foco das atividades industriais para atividades intensivas em conhecimento e criatividade, localizadas no setor de serviços. O objetivo deste estudo teórico é analisar as indústrias criativas à luz de conceitos da área de microeconomia, tendo como contexto o paradigma das TICs e um novo formato de indústrias, que apresentam padrão de concorrência, tendo como base recursos intangíveis. Ao longo das discussões teóricas aqui apresentadas, procurou-se introduzir também conceitos microeconômicos para a reflexão deste setor, que apresenta uma nova classe de trabalhadores, especificamente centrando nas questões de análise da rivalidade e interdependência no campo das indústrias criativas e de barreiras à entrada nos mercados criativos. Em termos metodológicos, adotou-se um ensaio teórico com abordagem qualitativa tendo como base o método bibliográfico. Através deste, foi possível realizar o levantamento de informações em livros, artigos científicos e sites especializados sobre o tema tratado. Enquanto contribuição, este estudo possibilita a aproximação da microeconomia, resgatando discussões microeconômicas clássicas, à temática das indústrias criativas, um tema relativamente novo no cenário brasileiro, sendo necessário o desenvolvimento de estudos microeconômicos voltados para as indústrias criativas no intuito de aprofundar a dinâmica destes mercados que introduzem novo padrão de concorrência.Palavras-chave: Indústrias criativas. Microeconomia. Tecnologias da Informação e Comunicação.ABSTRACTThe communication patterns dynamics has been going under a significant process of evolution, brought in the context of the emergence of the paradigm of information and communication technologies (ICTs), and associated to the changes in the cultural, social and environmental relations. Such considerable changes that have affected in the last decades fundamental sectors of the global economy shows the displacement from the focus of industrial activities to the intensive activities in knowledge and creativity, located mainly in the services sector. In this context, the objective of this study is to make a theoretical effort to integrate the analysis of the creative industries to some concepts of the microeconomics area, having as a prior base the paradigm of ICTs and a new format of industries that present a standard of competition, which is based over the intangible resources. Throughout the theoretical discussions presented here, it was also tried to introduce microeconomic concepts for the reflection of this creative economy sector, which presents a new class of workers, specifically focusing on the issues of analysis of rivalry and interdependence in the field of creative industries, and barriers to entry creative markets. In methodological terms a theoretical essay with qualitative approach was adopted, based on the bibliographical method. Through this it was possible to carry out the collection of information in books, scientific articles and specialized websites on the theme discussed here. As contributions, it is possible to point that this study brings microeconomics, rescuing the classic macroeconomic discussions, closer to the theme of the creative industries, which is a relatively new topic, specifically in the Brazilian scenario, and it is necessary to develop microeconomic studies aimed at the creative industries, in order to dynamism of these markets which introduce a new pattern of competition.Keywords: Creative indústries. Microeconomics. Information and Communication Technologies.Palavras-chave: Indústrias criativas. Microeconomia. Tecnologias da Informação e comunicação. Universidade Feevale2019-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/183510.25112/rgd.v16i2.1835Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 16 n. 2 (2019): Indústria Criativa e Desenvolvimento Socioeconômico - Maio / Agosto; 170-1852446-68751807-543610.25112/rgd.v16i2reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1835/2359Copyright (c) 2019 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFioravante, Alexandre Sette AbrantesEmmendoerfer, Magnus Luiz2019-09-14T00:04:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1835Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-09-14T00:04:58Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv INDÚSTRIAS CRIATIVAS: REFLEXÕES A LUZ DA MICROECONOMIA
title INDÚSTRIAS CRIATIVAS: REFLEXÕES A LUZ DA MICROECONOMIA
spellingShingle INDÚSTRIAS CRIATIVAS: REFLEXÕES A LUZ DA MICROECONOMIA
Fioravante, Alexandre Sette Abrantes
title_short INDÚSTRIAS CRIATIVAS: REFLEXÕES A LUZ DA MICROECONOMIA
title_full INDÚSTRIAS CRIATIVAS: REFLEXÕES A LUZ DA MICROECONOMIA
title_fullStr INDÚSTRIAS CRIATIVAS: REFLEXÕES A LUZ DA MICROECONOMIA
title_full_unstemmed INDÚSTRIAS CRIATIVAS: REFLEXÕES A LUZ DA MICROECONOMIA
title_sort INDÚSTRIAS CRIATIVAS: REFLEXÕES A LUZ DA MICROECONOMIA
author Fioravante, Alexandre Sette Abrantes
author_facet Fioravante, Alexandre Sette Abrantes
Emmendoerfer, Magnus Luiz
author_role author
author2 Emmendoerfer, Magnus Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fioravante, Alexandre Sette Abrantes
Emmendoerfer, Magnus Luiz
description O significativo processo de evolução da dinâmica dos padrões de comunicação, trazidos no contexto de surgimento do paradigma das tecnologias da informação e comunicação (TICs), das relações culturais, sociais e ambientais, que têm afetado nas últimas décadas setores fundamentais da economia global, evidencia o deslocamento do foco das atividades industriais para atividades intensivas em conhecimento e criatividade, localizadas no setor de serviços. O objetivo deste estudo teórico é analisar as indústrias criativas à luz de conceitos da área de microeconomia, tendo como contexto o paradigma das TICs e um novo formato de indústrias, que apresentam padrão de concorrência, tendo como base recursos intangíveis. Ao longo das discussões teóricas aqui apresentadas, procurou-se introduzir também conceitos microeconômicos para a reflexão deste setor, que apresenta uma nova classe de trabalhadores, especificamente centrando nas questões de análise da rivalidade e interdependência no campo das indústrias criativas e de barreiras à entrada nos mercados criativos. Em termos metodológicos, adotou-se um ensaio teórico com abordagem qualitativa tendo como base o método bibliográfico. Através deste, foi possível realizar o levantamento de informações em livros, artigos científicos e sites especializados sobre o tema tratado. Enquanto contribuição, este estudo possibilita a aproximação da microeconomia, resgatando discussões microeconômicas clássicas, à temática das indústrias criativas, um tema relativamente novo no cenário brasileiro, sendo necessário o desenvolvimento de estudos microeconômicos voltados para as indústrias criativas no intuito de aprofundar a dinâmica destes mercados que introduzem novo padrão de concorrência.Palavras-chave: Indústrias criativas. Microeconomia. Tecnologias da Informação e Comunicação.ABSTRACTThe communication patterns dynamics has been going under a significant process of evolution, brought in the context of the emergence of the paradigm of information and communication technologies (ICTs), and associated to the changes in the cultural, social and environmental relations. Such considerable changes that have affected in the last decades fundamental sectors of the global economy shows the displacement from the focus of industrial activities to the intensive activities in knowledge and creativity, located mainly in the services sector. In this context, the objective of this study is to make a theoretical effort to integrate the analysis of the creative industries to some concepts of the microeconomics area, having as a prior base the paradigm of ICTs and a new format of industries that present a standard of competition, which is based over the intangible resources. Throughout the theoretical discussions presented here, it was also tried to introduce microeconomic concepts for the reflection of this creative economy sector, which presents a new class of workers, specifically focusing on the issues of analysis of rivalry and interdependence in the field of creative industries, and barriers to entry creative markets. In methodological terms a theoretical essay with qualitative approach was adopted, based on the bibliographical method. Through this it was possible to carry out the collection of information in books, scientific articles and specialized websites on the theme discussed here. As contributions, it is possible to point that this study brings microeconomics, rescuing the classic macroeconomic discussions, closer to the theme of the creative industries, which is a relatively new topic, specifically in the Brazilian scenario, and it is necessary to develop microeconomic studies aimed at the creative industries, in order to dynamism of these markets which introduce a new pattern of competition.Keywords: Creative indústries. Microeconomics. Information and Communication Technologies.Palavras-chave: Indústrias criativas. Microeconomia. Tecnologias da Informação e comunicação. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1835
10.25112/rgd.v16i2.1835
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1835
identifier_str_mv 10.25112/rgd.v16i2.1835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1835/2359
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gestão e Desenvolvimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gestão e Desenvolvimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 16 n. 2 (2019): Indústria Criativa e Desenvolvimento Socioeconômico - Maio / Agosto; 170-185
2446-6875
1807-5436
10.25112/rgd.v16i2
reponame:Gestão e Desenvolvimento
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Gestão e Desenvolvimento
collection Gestão e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325145675235328