CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Troccoli, Irene Raguenet
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Altaf, Joyce Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/971
Resumo: O objetivo deste artigo é revisar modelos relevantes de prospecção da criação de valor por meio do compromisso mútuo gerado nos relacionamentos entre parceiros situados em redes de negócios no mercado business-to-business (B2B). Em outras palavras, o que se busca é estudar o processo de cocriação de valor entre players industriais. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica sistemática e crítica de modelagens relevantes voltadas para este estudo. Os resultados encontrados indicam que esses modelos têm apresentado crescente sofisticação, na medida em que passam a agregar elementos complementadores que buscam melhor explicar o relacionamento entre as partes envolvidas. A conclusão é de que a pesquisa acadêmica da Administração de Empresas voltada para as redes estratégicas e de relacionamentos tem mostrado crescente interesse pelo fenômeno da criação de valor por meio da interação dos agentes atuantes no mundo dos negócios nos mercados industriais. Crescentemente, a curiosidade tem se voltado para a compreensão desse processo criatório, abandonando-se o entendimento tradicional de que o valor seria algo estático e mensurável objetivamente.Palavras-chave: Cocriação de Valor. Mercado B2B. Modelos.
id Feevale-2_e26c00fbc61a20409e9f8ef33e603251
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/971
network_acronym_str Feevale-2
network_name_str Gestão e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTESO objetivo deste artigo é revisar modelos relevantes de prospecção da criação de valor por meio do compromisso mútuo gerado nos relacionamentos entre parceiros situados em redes de negócios no mercado business-to-business (B2B). Em outras palavras, o que se busca é estudar o processo de cocriação de valor entre players industriais. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica sistemática e crítica de modelagens relevantes voltadas para este estudo. Os resultados encontrados indicam que esses modelos têm apresentado crescente sofisticação, na medida em que passam a agregar elementos complementadores que buscam melhor explicar o relacionamento entre as partes envolvidas. A conclusão é de que a pesquisa acadêmica da Administração de Empresas voltada para as redes estratégicas e de relacionamentos tem mostrado crescente interesse pelo fenômeno da criação de valor por meio da interação dos agentes atuantes no mundo dos negócios nos mercados industriais. Crescentemente, a curiosidade tem se voltado para a compreensão desse processo criatório, abandonando-se o entendimento tradicional de que o valor seria algo estático e mensurável objetivamente.Palavras-chave: Cocriação de Valor. Mercado B2B. Modelos.Universidade Feevale2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/97110.25112/rgd.v7i2.971Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 7 n. 2 (2010): Julho / Dezembro2446-68751807-543610.25112/rgd.v7i2reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/971/1313Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTroccoli, Irene RaguenetAltaf, Joyce Gonçalves2019-02-13T22:30:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/971Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:30:01Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES
title CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES
spellingShingle CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES
Troccoli, Irene Raguenet
title_short CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES
title_full CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES
title_fullStr CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES
title_full_unstemmed CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES
title_sort CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES
author Troccoli, Irene Raguenet
author_facet Troccoli, Irene Raguenet
Altaf, Joyce Gonçalves
author_role author
author2 Altaf, Joyce Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Troccoli, Irene Raguenet
Altaf, Joyce Gonçalves
description O objetivo deste artigo é revisar modelos relevantes de prospecção da criação de valor por meio do compromisso mútuo gerado nos relacionamentos entre parceiros situados em redes de negócios no mercado business-to-business (B2B). Em outras palavras, o que se busca é estudar o processo de cocriação de valor entre players industriais. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica sistemática e crítica de modelagens relevantes voltadas para este estudo. Os resultados encontrados indicam que esses modelos têm apresentado crescente sofisticação, na medida em que passam a agregar elementos complementadores que buscam melhor explicar o relacionamento entre as partes envolvidas. A conclusão é de que a pesquisa acadêmica da Administração de Empresas voltada para as redes estratégicas e de relacionamentos tem mostrado crescente interesse pelo fenômeno da criação de valor por meio da interação dos agentes atuantes no mundo dos negócios nos mercados industriais. Crescentemente, a curiosidade tem se voltado para a compreensão desse processo criatório, abandonando-se o entendimento tradicional de que o valor seria algo estático e mensurável objetivamente.Palavras-chave: Cocriação de Valor. Mercado B2B. Modelos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/971
10.25112/rgd.v7i2.971
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/971
identifier_str_mv 10.25112/rgd.v7i2.971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/971/1313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 7 n. 2 (2010): Julho / Dezembro
2446-6875
1807-5436
10.25112/rgd.v7i2
reponame:Gestão e Desenvolvimento
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Gestão e Desenvolvimento
collection Gestão e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325144821694464