CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/971 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é revisar modelos relevantes de prospecção da criação de valor por meio do compromisso mútuo gerado nos relacionamentos entre parceiros situados em redes de negócios no mercado business-to-business (B2B). Em outras palavras, o que se busca é estudar o processo de cocriação de valor entre players industriais. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica sistemática e crítica de modelagens relevantes voltadas para este estudo. Os resultados encontrados indicam que esses modelos têm apresentado crescente sofisticação, na medida em que passam a agregar elementos complementadores que buscam melhor explicar o relacionamento entre as partes envolvidas. A conclusão é de que a pesquisa acadêmica da Administração de Empresas voltada para as redes estratégicas e de relacionamentos tem mostrado crescente interesse pelo fenômeno da criação de valor por meio da interação dos agentes atuantes no mundo dos negócios nos mercados industriais. Crescentemente, a curiosidade tem se voltado para a compreensão desse processo criatório, abandonando-se o entendimento tradicional de que o valor seria algo estático e mensurável objetivamente.Palavras-chave: Cocriação de Valor. Mercado B2B. Modelos. |
id |
Feevale-2_e26c00fbc61a20409e9f8ef33e603251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/971 |
network_acronym_str |
Feevale-2 |
network_name_str |
Gestão e Desenvolvimento |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTESO objetivo deste artigo é revisar modelos relevantes de prospecção da criação de valor por meio do compromisso mútuo gerado nos relacionamentos entre parceiros situados em redes de negócios no mercado business-to-business (B2B). Em outras palavras, o que se busca é estudar o processo de cocriação de valor entre players industriais. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica sistemática e crítica de modelagens relevantes voltadas para este estudo. Os resultados encontrados indicam que esses modelos têm apresentado crescente sofisticação, na medida em que passam a agregar elementos complementadores que buscam melhor explicar o relacionamento entre as partes envolvidas. A conclusão é de que a pesquisa acadêmica da Administração de Empresas voltada para as redes estratégicas e de relacionamentos tem mostrado crescente interesse pelo fenômeno da criação de valor por meio da interação dos agentes atuantes no mundo dos negócios nos mercados industriais. Crescentemente, a curiosidade tem se voltado para a compreensão desse processo criatório, abandonando-se o entendimento tradicional de que o valor seria algo estático e mensurável objetivamente.Palavras-chave: Cocriação de Valor. Mercado B2B. Modelos.Universidade Feevale2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/97110.25112/rgd.v7i2.971Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 7 n. 2 (2010): Julho / Dezembro2446-68751807-543610.25112/rgd.v7i2reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/971/1313Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTroccoli, Irene RaguenetAltaf, Joyce Gonçalves2019-02-13T22:30:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/971Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:30:01Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES |
title |
CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES |
spellingShingle |
CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES Troccoli, Irene Raguenet |
title_short |
CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES |
title_full |
CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES |
title_fullStr |
CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES |
title_full_unstemmed |
CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES |
title_sort |
CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES |
author |
Troccoli, Irene Raguenet |
author_facet |
Troccoli, Irene Raguenet Altaf, Joyce Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Altaf, Joyce Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Troccoli, Irene Raguenet Altaf, Joyce Gonçalves |
description |
O objetivo deste artigo é revisar modelos relevantes de prospecção da criação de valor por meio do compromisso mútuo gerado nos relacionamentos entre parceiros situados em redes de negócios no mercado business-to-business (B2B). Em outras palavras, o que se busca é estudar o processo de cocriação de valor entre players industriais. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica sistemática e crítica de modelagens relevantes voltadas para este estudo. Os resultados encontrados indicam que esses modelos têm apresentado crescente sofisticação, na medida em que passam a agregar elementos complementadores que buscam melhor explicar o relacionamento entre as partes envolvidas. A conclusão é de que a pesquisa acadêmica da Administração de Empresas voltada para as redes estratégicas e de relacionamentos tem mostrado crescente interesse pelo fenômeno da criação de valor por meio da interação dos agentes atuantes no mundo dos negócios nos mercados industriais. Crescentemente, a curiosidade tem se voltado para a compreensão desse processo criatório, abandonando-se o entendimento tradicional de que o valor seria algo estático e mensurável objetivamente.Palavras-chave: Cocriação de Valor. Mercado B2B. Modelos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/971 10.25112/rgd.v7i2.971 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/971 |
identifier_str_mv |
10.25112/rgd.v7i2.971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/971/1313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 7 n. 2 (2010): Julho / Dezembro 2446-6875 1807-5436 10.25112/rgd.v7i2 reponame:Gestão e Desenvolvimento instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Gestão e Desenvolvimento |
collection |
Gestão e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325144821694464 |