INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanutti, Jamille Noretza de Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Douglas Daniel, Medola, Fausto Orsi, Paschoarelli, Luis Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2520
Resumo: A pessoa com deficiência é socialmente caracterizada por suas limitações e pelos dispositivos assistivos. Em especial a Cadeira de rodas (CR) é uma Tecnologia Assistiva vista como socialmente limitante. Isto pode influenciar a experiência emocional com estes produtos estigmatizados. Este estudo buscou compreender como o gênero influencia a percepção emocional de usuários de CR a partir da análise de duas diferentes ferramentas metodológicas: autorrelato (EMOG) e fisiológica (FaceReader®). Participaram do estudo 20 usuários de CR, sendo 10 do gênero masculino e 10 do gênero feminino (idade média de 41,76 anos e dp. 11,34). Assim, foi possível qualificar e quantificar a emoção desses usuários, e os resultados alcançados com o presente estudo permitem afirmar que tanto o Emog quanto o FaceReader® identificam que os participantes do gênero masculino demonstram emoções mais positivas e com maior intensidade, se comparado aos participantes do gênero feminino.
id Feevale-3_0e7a98b0b2c0abc8f650e75e44c8d06c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2520
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIALDesign EmocionalCadeira de rodasMicroexpressão facialA pessoa com deficiência é socialmente caracterizada por suas limitações e pelos dispositivos assistivos. Em especial a Cadeira de rodas (CR) é uma Tecnologia Assistiva vista como socialmente limitante. Isto pode influenciar a experiência emocional com estes produtos estigmatizados. Este estudo buscou compreender como o gênero influencia a percepção emocional de usuários de CR a partir da análise de duas diferentes ferramentas metodológicas: autorrelato (EMOG) e fisiológica (FaceReader®). Participaram do estudo 20 usuários de CR, sendo 10 do gênero masculino e 10 do gênero feminino (idade média de 41,76 anos e dp. 11,34). Assim, foi possível qualificar e quantificar a emoção desses usuários, e os resultados alcançados com o presente estudo permitem afirmar que tanto o Emog quanto o FaceReader® identificam que os participantes do gênero masculino demonstram emoções mais positivas e com maior intensidade, se comparado aos participantes do gênero feminino.Universidade Feevale2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/252010.25112/rco.v2i0.2520Revista Conhecimento Online; v. 2 (2021): Maio / Agosto - Ergonomia e Design; 73-872176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2520/2877Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLanutti, Jamille Noretza de LimaPereira, Douglas DanielMedola, Fausto Orsi Paschoarelli, Luis Carlos2021-12-07T15:34:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2520Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2021-12-07T15:34:08Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL
title INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL
spellingShingle INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL
Lanutti, Jamille Noretza de Lima
Design Emocional
Cadeira de rodas
Microexpressão facial
title_short INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL
title_full INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL
title_fullStr INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL
title_sort INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL
author Lanutti, Jamille Noretza de Lima
author_facet Lanutti, Jamille Noretza de Lima
Pereira, Douglas Daniel
Medola, Fausto Orsi
Paschoarelli, Luis Carlos
author_role author
author2 Pereira, Douglas Daniel
Medola, Fausto Orsi
Paschoarelli, Luis Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lanutti, Jamille Noretza de Lima
Pereira, Douglas Daniel
Medola, Fausto Orsi
Paschoarelli, Luis Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Design Emocional
Cadeira de rodas
Microexpressão facial
topic Design Emocional
Cadeira de rodas
Microexpressão facial
description A pessoa com deficiência é socialmente caracterizada por suas limitações e pelos dispositivos assistivos. Em especial a Cadeira de rodas (CR) é uma Tecnologia Assistiva vista como socialmente limitante. Isto pode influenciar a experiência emocional com estes produtos estigmatizados. Este estudo buscou compreender como o gênero influencia a percepção emocional de usuários de CR a partir da análise de duas diferentes ferramentas metodológicas: autorrelato (EMOG) e fisiológica (FaceReader®). Participaram do estudo 20 usuários de CR, sendo 10 do gênero masculino e 10 do gênero feminino (idade média de 41,76 anos e dp. 11,34). Assim, foi possível qualificar e quantificar a emoção desses usuários, e os resultados alcançados com o presente estudo permitem afirmar que tanto o Emog quanto o FaceReader® identificam que os participantes do gênero masculino demonstram emoções mais positivas e com maior intensidade, se comparado aos participantes do gênero feminino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2520
10.25112/rco.v2i0.2520
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2520
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.2520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2520/2877
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2021): Maio / Agosto - Ergonomia e Design; 73-87
2176-8501
10.25112/rco.v2i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798320931348676608