INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2520 |
Resumo: | A pessoa com deficiência é socialmente caracterizada por suas limitações e pelos dispositivos assistivos. Em especial a Cadeira de rodas (CR) é uma Tecnologia Assistiva vista como socialmente limitante. Isto pode influenciar a experiência emocional com estes produtos estigmatizados. Este estudo buscou compreender como o gênero influencia a percepção emocional de usuários de CR a partir da análise de duas diferentes ferramentas metodológicas: autorrelato (EMOG) e fisiológica (FaceReader®). Participaram do estudo 20 usuários de CR, sendo 10 do gênero masculino e 10 do gênero feminino (idade média de 41,76 anos e dp. 11,34). Assim, foi possível qualificar e quantificar a emoção desses usuários, e os resultados alcançados com o presente estudo permitem afirmar que tanto o Emog quanto o FaceReader® identificam que os participantes do gênero masculino demonstram emoções mais positivas e com maior intensidade, se comparado aos participantes do gênero feminino. |
id |
Feevale-3_0e7a98b0b2c0abc8f650e75e44c8d06c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2520 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIALDesign EmocionalCadeira de rodasMicroexpressão facialA pessoa com deficiência é socialmente caracterizada por suas limitações e pelos dispositivos assistivos. Em especial a Cadeira de rodas (CR) é uma Tecnologia Assistiva vista como socialmente limitante. Isto pode influenciar a experiência emocional com estes produtos estigmatizados. Este estudo buscou compreender como o gênero influencia a percepção emocional de usuários de CR a partir da análise de duas diferentes ferramentas metodológicas: autorrelato (EMOG) e fisiológica (FaceReader®). Participaram do estudo 20 usuários de CR, sendo 10 do gênero masculino e 10 do gênero feminino (idade média de 41,76 anos e dp. 11,34). Assim, foi possível qualificar e quantificar a emoção desses usuários, e os resultados alcançados com o presente estudo permitem afirmar que tanto o Emog quanto o FaceReader® identificam que os participantes do gênero masculino demonstram emoções mais positivas e com maior intensidade, se comparado aos participantes do gênero feminino.Universidade Feevale2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/252010.25112/rco.v2i0.2520Revista Conhecimento Online; v. 2 (2021): Maio / Agosto - Ergonomia e Design; 73-872176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2520/2877Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLanutti, Jamille Noretza de LimaPereira, Douglas DanielMedola, Fausto Orsi Paschoarelli, Luis Carlos2021-12-07T15:34:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2520Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2021-12-07T15:34:08Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL |
title |
INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL |
spellingShingle |
INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL Lanutti, Jamille Noretza de Lima Design Emocional Cadeira de rodas Microexpressão facial |
title_short |
INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL |
title_full |
INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL |
title_fullStr |
INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL |
title_full_unstemmed |
INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL |
title_sort |
INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA PERCEPÇÃO EMOCIONAL DE USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS A PARTIR DO AUTORRELATO E MICROEXPRESSÃO FACIAL |
author |
Lanutti, Jamille Noretza de Lima |
author_facet |
Lanutti, Jamille Noretza de Lima Pereira, Douglas Daniel Medola, Fausto Orsi Paschoarelli, Luis Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Douglas Daniel Medola, Fausto Orsi Paschoarelli, Luis Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lanutti, Jamille Noretza de Lima Pereira, Douglas Daniel Medola, Fausto Orsi Paschoarelli, Luis Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Emocional Cadeira de rodas Microexpressão facial |
topic |
Design Emocional Cadeira de rodas Microexpressão facial |
description |
A pessoa com deficiência é socialmente caracterizada por suas limitações e pelos dispositivos assistivos. Em especial a Cadeira de rodas (CR) é uma Tecnologia Assistiva vista como socialmente limitante. Isto pode influenciar a experiência emocional com estes produtos estigmatizados. Este estudo buscou compreender como o gênero influencia a percepção emocional de usuários de CR a partir da análise de duas diferentes ferramentas metodológicas: autorrelato (EMOG) e fisiológica (FaceReader®). Participaram do estudo 20 usuários de CR, sendo 10 do gênero masculino e 10 do gênero feminino (idade média de 41,76 anos e dp. 11,34). Assim, foi possível qualificar e quantificar a emoção desses usuários, e os resultados alcançados com o presente estudo permitem afirmar que tanto o Emog quanto o FaceReader® identificam que os participantes do gênero masculino demonstram emoções mais positivas e com maior intensidade, se comparado aos participantes do gênero feminino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2520 10.25112/rco.v2i0.2520 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2520 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v2i0.2520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2520/2877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Conhecimento Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 2 (2021): Maio / Agosto - Ergonomia e Design; 73-87 2176-8501 10.25112/rco.v2i0 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464525954482176 |