ARTE NA ESCOLA: PARA ALÉM DO BELO E DO FEIO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2218 |
Resumo: | RESUMOO presente texto tem como objetivo apresentar resultados parciais de um projeto de dissertação desenvolvido no mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Em um primeiro momento, apresenta as motivações iniciais da pesquisa, emanadas de análises de questionários, aplicados em uma escola na região metropolitana de Porto Alegre, cujas respostas apontam que ainda sobrevivem concepções de arte influenciadas por valores gregos e renascentistas. Após, efetiva-se uma revisão histórica sobre as concepções de belo e feio da cultura ocidental, verificando suas relações com o campo da arte e com a esfera da Educação em Artes Visuais. Nesse processo, foca as visões de arte, de belo e feio que circulam no espaço escolar e investe na problematização desses conceitos. Os referenciais teóricos são constituídos por autores como Umberto Eco, Adolfo Sánchez Vásquez, Arthur C. Danto e Hegel, que contribuem para o entendimento das origens e transformações das relações entre arte e beleza e, também, das posteriores rupturas entre os dois conceitos. Entende-se que questionar “o que é arte” pode contribuir para a reflexão sobre o papel da disciplina de arte na escola, o que é possível por meio da experiência em sala de aula, aqui relatada, em diálogo com os autores selecionados para a pesquisa.Palavras-chave: Arte. Belo. Cultura. Educação. Feio. ABSTRACTThis paper aims to present partial results of a master’s thesis project carried out at the Graduate Program in Processes and Cultural Manifestations, at Feevale University, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. At first, it presents some initial motivations of the study coming from the analysis of questionnaires applied at a school based in the metropolitan region of Porto Alegre, whose answers point to the fact that conceptions of art, influenced by Greek and Renaissance values, still exist. Subsequently, a historical review on the conceptions of the beauty and the ugly in Western culture is conducted, having in mind its relationship to the field of art and Visual Arts Education. In this process, our study focuses on the notions of art, beauty, and the ugly present in the school environment and invests in the problematization of these concepts. Our theoretical references include authors such as Umberto Eco, Adolfo Sanchez Vasquez, Arthur C. Danto, and Hegel. They contribute to the understanding of origins and changes of relationships between art and beauty and subsequent ruptures regarding these two concepts. We understand that questioning ‘what is art’ may contribute to the reflection on the role of art as a subject in the school, which is possible through the classroom experience here reported, in a dialogue with those authors.Keywords: Art. Beauty. Culture. Education. Ugly. |
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