REVISÃO EXPLORATÓRIA DE LITERATURA EM JOGOS DIGITAIS VOLTADOS PARA ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Bernardo Benites de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbosa, Débora Nice Ferrari, Mossmann, João Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1610
Resumo: Este trabalho apresenta o uso de jogos digitais voltados para a área da neuropsicologia, no contexto das funções executivas (FE), com foco no componente de controle inibitório, em aplicações com crianças do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objetivo desta investigação é realizar uma pesquisa bibliográfica exploratória, estruturada em revisão de literatura, sobre o uso de jogos digitais na área das funções executivas, especificamente o controle inibitório, com crianças de 6 a 13 anos de idade. A metodologia proposta nesta pesquisa exploratória foi realizada em duas bases de dados utilizando os mesmos descritores: uma nacional, Capes; e a segunda internacional, a base de dados Scopus. Como resultado, foram encontrados ao todo 5 trabalhos que apresentavam jogos digitais voltados para o controle inibitório ou sua estimulação. Os resultados desta pesquisa indicam que jogos digitais voltados para o controle inibitório em crianças do ensino fundamental ainda carecem de maiores investigações, e que as pesquisas encontradas não levaram em consideração a consequência dos programas nos indivíduos e seus comportamentos a médio e longo prazo, após a aplicação das intervenções.Palavras-chave: Controle inibitório. Funções executivas. Jogos digitais.ABSTRACTThis work presents the use of digital games aimed at the neuropsychology field, specifically in the context of the executive functions (EF) focusing on the inhibitory control component in applications with elementary school children. The objective of this investigation is to perform a exploratory bibliographic research, structured in literature review,on the use of digital games in the executive functions area, specifically inhibitory control, with children from 6 to 13 years old. The methodology proposed in this exploratory research was performed utilizing two databases with the same keywords: Capes, a national database; and Scopus, an international database. As result, altogether, 5 researches that presented digital games aimed for inhibitory control or stimulation were found. The results of this research indicate that digital games aimed for primary schools children’s inhibitory control still lack further investigation, and that the research found in the area did not take into account the consequences of their programs on the subjects and their behavior in medium and long term, after the implementation of the intervention.Keywords: Inhibitory control. Executive functions. Digital games.
id Feevale-3_55dac8eed768c5b8a465675b17aafe26
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1610
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling REVISÃO EXPLORATÓRIA DE LITERATURA EM JOGOS DIGITAIS VOLTADOS PARA ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTALEste trabalho apresenta o uso de jogos digitais voltados para a área da neuropsicologia, no contexto das funções executivas (FE), com foco no componente de controle inibitório, em aplicações com crianças do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objetivo desta investigação é realizar uma pesquisa bibliográfica exploratória, estruturada em revisão de literatura, sobre o uso de jogos digitais na área das funções executivas, especificamente o controle inibitório, com crianças de 6 a 13 anos de idade. A metodologia proposta nesta pesquisa exploratória foi realizada em duas bases de dados utilizando os mesmos descritores: uma nacional, Capes; e a segunda internacional, a base de dados Scopus. Como resultado, foram encontrados ao todo 5 trabalhos que apresentavam jogos digitais voltados para o controle inibitório ou sua estimulação. Os resultados desta pesquisa indicam que jogos digitais voltados para o controle inibitório em crianças do ensino fundamental ainda carecem de maiores investigações, e que as pesquisas encontradas não levaram em consideração a consequência dos programas nos indivíduos e seus comportamentos a médio e longo prazo, após a aplicação das intervenções.Palavras-chave: Controle inibitório. Funções executivas. Jogos digitais.ABSTRACTThis work presents the use of digital games aimed at the neuropsychology field, specifically in the context of the executive functions (EF) focusing on the inhibitory control component in applications with elementary school children. The objective of this investigation is to perform a exploratory bibliographic research, structured in literature review,on the use of digital games in the executive functions area, specifically inhibitory control, with children from 6 to 13 years old. The methodology proposed in this exploratory research was performed utilizing two databases with the same keywords: Capes, a national database; and Scopus, an international database. As result, altogether, 5 researches that presented digital games aimed for inhibitory control or stimulation were found. The results of this research indicate that digital games aimed for primary schools children’s inhibitory control still lack further investigation, and that the research found in the area did not take into account the consequences of their programs on the subjects and their behavior in medium and long term, after the implementation of the intervention.Keywords: Inhibitory control. Executive functions. Digital games.Universidade Feevale2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/161010.25112/rco.v3i0.1610Revista Conhecimento Online; v. 3 (2018): Edição Especial: Outubro; 28-402176-850110.25112/rco.v3i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1610/2246Copyright (c) 2018 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerqueira, Bernardo Benites deBarbosa, Débora Nice FerrariMossmann, João Batista2019-08-17T01:12:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1610Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:12:30Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv REVISÃO EXPLORATÓRIA DE LITERATURA EM JOGOS DIGITAIS VOLTADOS PARA ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title REVISÃO EXPLORATÓRIA DE LITERATURA EM JOGOS DIGITAIS VOLTADOS PARA ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle REVISÃO EXPLORATÓRIA DE LITERATURA EM JOGOS DIGITAIS VOLTADOS PARA ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cerqueira, Bernardo Benites de
title_short REVISÃO EXPLORATÓRIA DE LITERATURA EM JOGOS DIGITAIS VOLTADOS PARA ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full REVISÃO EXPLORATÓRIA DE LITERATURA EM JOGOS DIGITAIS VOLTADOS PARA ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr REVISÃO EXPLORATÓRIA DE LITERATURA EM JOGOS DIGITAIS VOLTADOS PARA ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed REVISÃO EXPLORATÓRIA DE LITERATURA EM JOGOS DIGITAIS VOLTADOS PARA ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort REVISÃO EXPLORATÓRIA DE LITERATURA EM JOGOS DIGITAIS VOLTADOS PARA ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Cerqueira, Bernardo Benites de
author_facet Cerqueira, Bernardo Benites de
Barbosa, Débora Nice Ferrari
Mossmann, João Batista
author_role author
author2 Barbosa, Débora Nice Ferrari
Mossmann, João Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Bernardo Benites de
Barbosa, Débora Nice Ferrari
Mossmann, João Batista
description Este trabalho apresenta o uso de jogos digitais voltados para a área da neuropsicologia, no contexto das funções executivas (FE), com foco no componente de controle inibitório, em aplicações com crianças do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objetivo desta investigação é realizar uma pesquisa bibliográfica exploratória, estruturada em revisão de literatura, sobre o uso de jogos digitais na área das funções executivas, especificamente o controle inibitório, com crianças de 6 a 13 anos de idade. A metodologia proposta nesta pesquisa exploratória foi realizada em duas bases de dados utilizando os mesmos descritores: uma nacional, Capes; e a segunda internacional, a base de dados Scopus. Como resultado, foram encontrados ao todo 5 trabalhos que apresentavam jogos digitais voltados para o controle inibitório ou sua estimulação. Os resultados desta pesquisa indicam que jogos digitais voltados para o controle inibitório em crianças do ensino fundamental ainda carecem de maiores investigações, e que as pesquisas encontradas não levaram em consideração a consequência dos programas nos indivíduos e seus comportamentos a médio e longo prazo, após a aplicação das intervenções.Palavras-chave: Controle inibitório. Funções executivas. Jogos digitais.ABSTRACTThis work presents the use of digital games aimed at the neuropsychology field, specifically in the context of the executive functions (EF) focusing on the inhibitory control component in applications with elementary school children. The objective of this investigation is to perform a exploratory bibliographic research, structured in literature review,on the use of digital games in the executive functions area, specifically inhibitory control, with children from 6 to 13 years old. The methodology proposed in this exploratory research was performed utilizing two databases with the same keywords: Capes, a national database; and Scopus, an international database. As result, altogether, 5 researches that presented digital games aimed for inhibitory control or stimulation were found. The results of this research indicate that digital games aimed for primary schools children’s inhibitory control still lack further investigation, and that the research found in the area did not take into account the consequences of their programs on the subjects and their behavior in medium and long term, after the implementation of the intervention.Keywords: Inhibitory control. Executive functions. Digital games.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1610
10.25112/rco.v3i0.1610
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1610
identifier_str_mv 10.25112/rco.v3i0.1610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1610/2246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 3 (2018): Edição Especial: Outubro; 28-40
2176-8501
10.25112/rco.v3i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464525322190848