DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perovano, Laís Perpetuo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pontara, Amanda Bobbio, Mendes, Ana Nery Furlan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1088
Resumo: Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo intitulado “Dominó Inorgânico”, que tem por objetivo auxiliar os estudantes no ensino-aprendizagem do conteúdo de funções inorgânicas. O mesmo apresenta uma proposta educacional inclusiva, uma vez que na turma onde foi utilizado há um aluno cego e duas alunas surdas. Nesse sentido, as peças do jogo contêm informações em português, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille. Os resultados obtidos com a aplicação do jogo foram favoráveis, demostrando que o mesmo pode ser utilizado como uma ferramenta auxiliar para o ensino das funções inorgânicas.Palavras-chave: Jogos educativos. Material didático. Química Inorgânica. ABSTRACTThis work proposes the development of a game called "Inorganic Domino", which aims to assist students in teaching-learning the content of inorganic functions. The same presents an inclusive educational proposal, since in the group where it was used there is a blind student and two deaf students. In this sense, the pieces of the game contain information in Portuguese, Brazilian Language of Signals (Pounds) and Braille. The results obtained with the application of the game were favorable, demonstrating that it can be used as an auxiliary tool for the teaching of inorganic functions.Keywords: Educational games. Educational materials. Inorganic Chemistry.
id Feevale-3_64525aa6d401dbd872375e1549215fde
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1088
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA.Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo intitulado “Dominó Inorgânico”, que tem por objetivo auxiliar os estudantes no ensino-aprendizagem do conteúdo de funções inorgânicas. O mesmo apresenta uma proposta educacional inclusiva, uma vez que na turma onde foi utilizado há um aluno cego e duas alunas surdas. Nesse sentido, as peças do jogo contêm informações em português, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille. Os resultados obtidos com a aplicação do jogo foram favoráveis, demostrando que o mesmo pode ser utilizado como uma ferramenta auxiliar para o ensino das funções inorgânicas.Palavras-chave: Jogos educativos. Material didático. Química Inorgânica. ABSTRACTThis work proposes the development of a game called "Inorganic Domino", which aims to assist students in teaching-learning the content of inorganic functions. The same presents an inclusive educational proposal, since in the group where it was used there is a blind student and two deaf students. In this sense, the pieces of the game contain information in Portuguese, Brazilian Language of Signals (Pounds) and Braille. The results obtained with the application of the game were favorable, demonstrating that it can be used as an auxiliary tool for the teaching of inorganic functions.Keywords: Educational games. Educational materials. Inorganic Chemistry.Universidade Feevale2017-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/108810.25112/rco.v2i0.1088Revista Conhecimento Online; v. 2 (2017): Julho / Dezembro; 37-502176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1088/1831Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerovano, Laís PerpetuoPontara, Amanda BobbioMendes, Ana Nery Furlan2017-07-06T05:18:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1088Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-07-06T05:18:45Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA.
title DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA.
spellingShingle DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA.
Perovano, Laís Perpetuo
title_short DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA.
title_full DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA.
title_fullStr DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA.
title_full_unstemmed DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA.
title_sort DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA.
author Perovano, Laís Perpetuo
author_facet Perovano, Laís Perpetuo
Pontara, Amanda Bobbio
Mendes, Ana Nery Furlan
author_role author
author2 Pontara, Amanda Bobbio
Mendes, Ana Nery Furlan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perovano, Laís Perpetuo
Pontara, Amanda Bobbio
Mendes, Ana Nery Furlan
description Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo intitulado “Dominó Inorgânico”, que tem por objetivo auxiliar os estudantes no ensino-aprendizagem do conteúdo de funções inorgânicas. O mesmo apresenta uma proposta educacional inclusiva, uma vez que na turma onde foi utilizado há um aluno cego e duas alunas surdas. Nesse sentido, as peças do jogo contêm informações em português, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille. Os resultados obtidos com a aplicação do jogo foram favoráveis, demostrando que o mesmo pode ser utilizado como uma ferramenta auxiliar para o ensino das funções inorgânicas.Palavras-chave: Jogos educativos. Material didático. Química Inorgânica. ABSTRACTThis work proposes the development of a game called "Inorganic Domino", which aims to assist students in teaching-learning the content of inorganic functions. The same presents an inclusive educational proposal, since in the group where it was used there is a blind student and two deaf students. In this sense, the pieces of the game contain information in Portuguese, Brazilian Language of Signals (Pounds) and Braille. The results obtained with the application of the game were favorable, demonstrating that it can be used as an auxiliary tool for the teaching of inorganic functions.Keywords: Educational games. Educational materials. Inorganic Chemistry.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1088
10.25112/rco.v2i0.1088
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1088
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.1088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1088/1831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2017): Julho / Dezembro; 37-50
2176-8501
10.25112/rco.v2i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798320930104016896