DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1088 |
Resumo: | Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo intitulado “Dominó Inorgânico”, que tem por objetivo auxiliar os estudantes no ensino-aprendizagem do conteúdo de funções inorgânicas. O mesmo apresenta uma proposta educacional inclusiva, uma vez que na turma onde foi utilizado há um aluno cego e duas alunas surdas. Nesse sentido, as peças do jogo contêm informações em português, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille. Os resultados obtidos com a aplicação do jogo foram favoráveis, demostrando que o mesmo pode ser utilizado como uma ferramenta auxiliar para o ensino das funções inorgânicas.Palavras-chave: Jogos educativos. Material didático. Química Inorgânica. ABSTRACTThis work proposes the development of a game called "Inorganic Domino", which aims to assist students in teaching-learning the content of inorganic functions. The same presents an inclusive educational proposal, since in the group where it was used there is a blind student and two deaf students. In this sense, the pieces of the game contain information in Portuguese, Brazilian Language of Signals (Pounds) and Braille. The results obtained with the application of the game were favorable, demonstrating that it can be used as an auxiliary tool for the teaching of inorganic functions.Keywords: Educational games. Educational materials. Inorganic Chemistry. |
id |
Feevale-3_64525aa6d401dbd872375e1549215fde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1088 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA.Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo intitulado “Dominó Inorgânico”, que tem por objetivo auxiliar os estudantes no ensino-aprendizagem do conteúdo de funções inorgânicas. O mesmo apresenta uma proposta educacional inclusiva, uma vez que na turma onde foi utilizado há um aluno cego e duas alunas surdas. Nesse sentido, as peças do jogo contêm informações em português, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille. Os resultados obtidos com a aplicação do jogo foram favoráveis, demostrando que o mesmo pode ser utilizado como uma ferramenta auxiliar para o ensino das funções inorgânicas.Palavras-chave: Jogos educativos. Material didático. Química Inorgânica. ABSTRACTThis work proposes the development of a game called "Inorganic Domino", which aims to assist students in teaching-learning the content of inorganic functions. The same presents an inclusive educational proposal, since in the group where it was used there is a blind student and two deaf students. In this sense, the pieces of the game contain information in Portuguese, Brazilian Language of Signals (Pounds) and Braille. The results obtained with the application of the game were favorable, demonstrating that it can be used as an auxiliary tool for the teaching of inorganic functions.Keywords: Educational games. Educational materials. Inorganic Chemistry.Universidade Feevale2017-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/108810.25112/rco.v2i0.1088Revista Conhecimento Online; v. 2 (2017): Julho / Dezembro; 37-502176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1088/1831Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerovano, Laís PerpetuoPontara, Amanda BobbioMendes, Ana Nery Furlan2017-07-06T05:18:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1088Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-07-06T05:18:45Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA. |
title |
DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA. |
spellingShingle |
DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA. Perovano, Laís Perpetuo |
title_short |
DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA. |
title_full |
DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA. |
title_fullStr |
DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA. |
title_full_unstemmed |
DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA. |
title_sort |
DOMINÓ INORGÂNICO: UMA FORMA INCLUSIVA E LÚDICA PARA ENSINO DE QUÍMICA. |
author |
Perovano, Laís Perpetuo |
author_facet |
Perovano, Laís Perpetuo Pontara, Amanda Bobbio Mendes, Ana Nery Furlan |
author_role |
author |
author2 |
Pontara, Amanda Bobbio Mendes, Ana Nery Furlan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perovano, Laís Perpetuo Pontara, Amanda Bobbio Mendes, Ana Nery Furlan |
description |
Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo intitulado “Dominó Inorgânico”, que tem por objetivo auxiliar os estudantes no ensino-aprendizagem do conteúdo de funções inorgânicas. O mesmo apresenta uma proposta educacional inclusiva, uma vez que na turma onde foi utilizado há um aluno cego e duas alunas surdas. Nesse sentido, as peças do jogo contêm informações em português, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille. Os resultados obtidos com a aplicação do jogo foram favoráveis, demostrando que o mesmo pode ser utilizado como uma ferramenta auxiliar para o ensino das funções inorgânicas.Palavras-chave: Jogos educativos. Material didático. Química Inorgânica. ABSTRACTThis work proposes the development of a game called "Inorganic Domino", which aims to assist students in teaching-learning the content of inorganic functions. The same presents an inclusive educational proposal, since in the group where it was used there is a blind student and two deaf students. In this sense, the pieces of the game contain information in Portuguese, Brazilian Language of Signals (Pounds) and Braille. The results obtained with the application of the game were favorable, demonstrating that it can be used as an auxiliary tool for the teaching of inorganic functions.Keywords: Educational games. Educational materials. Inorganic Chemistry. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1088 10.25112/rco.v2i0.1088 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1088 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v2i0.1088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1088/1831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 2 (2017): Julho / Dezembro; 37-50 2176-8501 10.25112/rco.v2i0 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464525205798912 |