COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Leonel
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Conde , Inês, Brito , Nuno Correia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3864
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da identidade visual para a OASIS – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social – instituição com mais de trinta anos de existência, localizada em Leiria (Portugal). Com o intuito de compreender as abordagens, processos e significados inerentes na construção da marca OASIS, procuramos ainda perceber como a implementação de uma identidade visual pode contribuir para a criação de valor em organizações sociais desta natureza, marcadas por um forte sentido de envolvimento comunitário. Desenvolvida em 2023, a identidade visual foi criada com o intuito de atualizar a linguagem comunicacional da instituição, refletindo o seu posicionamento, missão e valores. Para além de procurar incidir o olhar sobre o processo, os significados e os recursos utilizados na conceção, este trabalho visa ainda analisar o impacto percebido na implementação da marca. A conciliação de diferentes estratégias qualitativas, bem como o recurso a pressupostos da Semiótica Social e do Discurso Multimodal da Marca, permitem o foco nas possibilidades de intervenção do design de comunicação em organizações sociais e da perceção da sua prática como um importante elemento promotor de mudança social.
id Feevale-3_6a2e6441044dc11b575839574496aed8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3864
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)Comunicação visualDesign de comunicaçãBrandingMudança socialEste artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da identidade visual para a OASIS – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social – instituição com mais de trinta anos de existência, localizada em Leiria (Portugal). Com o intuito de compreender as abordagens, processos e significados inerentes na construção da marca OASIS, procuramos ainda perceber como a implementação de uma identidade visual pode contribuir para a criação de valor em organizações sociais desta natureza, marcadas por um forte sentido de envolvimento comunitário. Desenvolvida em 2023, a identidade visual foi criada com o intuito de atualizar a linguagem comunicacional da instituição, refletindo o seu posicionamento, missão e valores. Para além de procurar incidir o olhar sobre o processo, os significados e os recursos utilizados na conceção, este trabalho visa ainda analisar o impacto percebido na implementação da marca. A conciliação de diferentes estratégias qualitativas, bem como o recurso a pressupostos da Semiótica Social e do Discurso Multimodal da Marca, permitem o foco nas possibilidades de intervenção do design de comunicação em organizações sociais e da perceção da sua prática como um importante elemento promotor de mudança social.Universidade Feevale2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/386410.25112/rco.v2.3864Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção2176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3864/3311Copyright (c) 2024 Leonel Brites, Inês Conde , Nuno Correia de Brito https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrites, LeonelConde , InêsBrito , Nuno Correia de2024-08-22T17:00:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3864Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2024-08-22T17:00:10Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)
title COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)
spellingShingle COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)
Brites, Leonel
Comunicação visual
Design de comunicaçã
Branding
Mudança social
title_short COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)
title_full COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)
title_fullStr COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)
title_sort COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)
author Brites, Leonel
author_facet Brites, Leonel
Conde , Inês
Brito , Nuno Correia de
author_role author
author2 Conde , Inês
Brito , Nuno Correia de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Leonel
Conde , Inês
Brito , Nuno Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação visual
Design de comunicaçã
Branding
Mudança social
topic Comunicação visual
Design de comunicaçã
Branding
Mudança social
description Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da identidade visual para a OASIS – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social – instituição com mais de trinta anos de existência, localizada em Leiria (Portugal). Com o intuito de compreender as abordagens, processos e significados inerentes na construção da marca OASIS, procuramos ainda perceber como a implementação de uma identidade visual pode contribuir para a criação de valor em organizações sociais desta natureza, marcadas por um forte sentido de envolvimento comunitário. Desenvolvida em 2023, a identidade visual foi criada com o intuito de atualizar a linguagem comunicacional da instituição, refletindo o seu posicionamento, missão e valores. Para além de procurar incidir o olhar sobre o processo, os significados e os recursos utilizados na conceção, este trabalho visa ainda analisar o impacto percebido na implementação da marca. A conciliação de diferentes estratégias qualitativas, bem como o recurso a pressupostos da Semiótica Social e do Discurso Multimodal da Marca, permitem o foco nas possibilidades de intervenção do design de comunicação em organizações sociais e da perceção da sua prática como um importante elemento promotor de mudança social.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3864
10.25112/rco.v2.3864
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3864
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2.3864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3864/3311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Leonel Brites, Inês Conde , Nuno Correia de Brito
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Leonel Brites, Inês Conde , Nuno Correia de Brito
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção
2176-8501
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464526314143744