COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3864 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da identidade visual para a OASIS – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social – instituição com mais de trinta anos de existência, localizada em Leiria (Portugal). Com o intuito de compreender as abordagens, processos e significados inerentes na construção da marca OASIS, procuramos ainda perceber como a implementação de uma identidade visual pode contribuir para a criação de valor em organizações sociais desta natureza, marcadas por um forte sentido de envolvimento comunitário. Desenvolvida em 2023, a identidade visual foi criada com o intuito de atualizar a linguagem comunicacional da instituição, refletindo o seu posicionamento, missão e valores. Para além de procurar incidir o olhar sobre o processo, os significados e os recursos utilizados na conceção, este trabalho visa ainda analisar o impacto percebido na implementação da marca. A conciliação de diferentes estratégias qualitativas, bem como o recurso a pressupostos da Semiótica Social e do Discurso Multimodal da Marca, permitem o foco nas possibilidades de intervenção do design de comunicação em organizações sociais e da perceção da sua prática como um importante elemento promotor de mudança social. |
id |
Feevale-3_6a2e6441044dc11b575839574496aed8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3864 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)Comunicação visualDesign de comunicaçãBrandingMudança socialEste artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da identidade visual para a OASIS – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social – instituição com mais de trinta anos de existência, localizada em Leiria (Portugal). Com o intuito de compreender as abordagens, processos e significados inerentes na construção da marca OASIS, procuramos ainda perceber como a implementação de uma identidade visual pode contribuir para a criação de valor em organizações sociais desta natureza, marcadas por um forte sentido de envolvimento comunitário. Desenvolvida em 2023, a identidade visual foi criada com o intuito de atualizar a linguagem comunicacional da instituição, refletindo o seu posicionamento, missão e valores. Para além de procurar incidir o olhar sobre o processo, os significados e os recursos utilizados na conceção, este trabalho visa ainda analisar o impacto percebido na implementação da marca. A conciliação de diferentes estratégias qualitativas, bem como o recurso a pressupostos da Semiótica Social e do Discurso Multimodal da Marca, permitem o foco nas possibilidades de intervenção do design de comunicação em organizações sociais e da perceção da sua prática como um importante elemento promotor de mudança social.Universidade Feevale2024-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/386410.25112/rco.v2.3864Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção2176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3864/3311Copyright (c) 2024 Leonel Brites, Inês Conde , Nuno Correia de Brito https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrites, LeonelConde , InêsBrito , Nuno Correia de2024-08-22T17:00:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3864Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2024-08-22T17:00:10Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA) |
title |
COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA) |
spellingShingle |
COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA) Brites, Leonel Comunicação visual Design de comunicaçã Branding Mudança social |
title_short |
COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA) |
title_full |
COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA) |
title_fullStr |
COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA) |
title_full_unstemmed |
COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA) |
title_sort |
COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA) |
author |
Brites, Leonel |
author_facet |
Brites, Leonel Conde , Inês Brito , Nuno Correia de |
author_role |
author |
author2 |
Conde , Inês Brito , Nuno Correia de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brites, Leonel Conde , Inês Brito , Nuno Correia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação visual Design de comunicaçã Branding Mudança social |
topic |
Comunicação visual Design de comunicaçã Branding Mudança social |
description |
Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da identidade visual para a OASIS – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social – instituição com mais de trinta anos de existência, localizada em Leiria (Portugal). Com o intuito de compreender as abordagens, processos e significados inerentes na construção da marca OASIS, procuramos ainda perceber como a implementação de uma identidade visual pode contribuir para a criação de valor em organizações sociais desta natureza, marcadas por um forte sentido de envolvimento comunitário. Desenvolvida em 2023, a identidade visual foi criada com o intuito de atualizar a linguagem comunicacional da instituição, refletindo o seu posicionamento, missão e valores. Para além de procurar incidir o olhar sobre o processo, os significados e os recursos utilizados na conceção, este trabalho visa ainda analisar o impacto percebido na implementação da marca. A conciliação de diferentes estratégias qualitativas, bem como o recurso a pressupostos da Semiótica Social e do Discurso Multimodal da Marca, permitem o foco nas possibilidades de intervenção do design de comunicação em organizações sociais e da perceção da sua prática como um importante elemento promotor de mudança social. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3864 10.25112/rco.v2.3864 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3864 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v2.3864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3864/3311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Leonel Brites, Inês Conde , Nuno Correia de Brito https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Leonel Brites, Inês Conde , Nuno Correia de Brito https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 2 (2024): 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção 2176-8501 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464526314143744 |