Dos brasões aos logotipos: a evolução da marca e o rebranding do setor automobilístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ancillotti, Bernardo Toscano
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34343
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar o processo de reposicionamento de marcas do setor automobilístico e quais foram os desafios desse setor para adaptar sua comunicação para as novas tendências sociais e tecnológicas. A fim de compreender essa tendência, será analisado desde a origem do conceito de marca por meio da heráldica, a relação da publicidade e o crescimento das primeiras montadoras no Brasil e no mundo, fatores que precisam ser levados em conta antes do planejamento estratégico de uma marca e até mesmo a evolução da estruturação do branding no mercado. Por meio de bibliografias de autores como Cecília Consolo, Alina Wheeler e Ellen Lupton, serão analisados os processos de reposicionamento de marca da Volkswagen e da FIAT, e como essas montadoras foram afetadas e precisaram se adaptar aos novos desafios e objetivos próprios das empresas.
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