Dos brasões aos logotipos: a evolução da marca e o rebranding do setor automobilístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34343 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo analisar o processo de reposicionamento de marcas do setor automobilístico e quais foram os desafios desse setor para adaptar sua comunicação para as novas tendências sociais e tecnológicas. A fim de compreender essa tendência, será analisado desde a origem do conceito de marca por meio da heráldica, a relação da publicidade e o crescimento das primeiras montadoras no Brasil e no mundo, fatores que precisam ser levados em conta antes do planejamento estratégico de uma marca e até mesmo a evolução da estruturação do branding no mercado. Por meio de bibliografias de autores como Cecília Consolo, Alina Wheeler e Ellen Lupton, serão analisados os processos de reposicionamento de marca da Volkswagen e da FIAT, e como essas montadoras foram afetadas e precisaram se adaptar aos novos desafios e objetivos próprios das empresas. |
id |
UFF-2_f32ade656f4c0db673038ec50178a14a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34343 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Dos brasões aos logotipos: a evolução da marca e o rebranding do setor automobilísticoBrandingComunicação visualDesignSetor automobilísticoComunicação visualSetor automobilísticoBrandingBrandingVisual communicationDesignAutomotive industryO estudo tem como objetivo analisar o processo de reposicionamento de marcas do setor automobilístico e quais foram os desafios desse setor para adaptar sua comunicação para as novas tendências sociais e tecnológicas. A fim de compreender essa tendência, será analisado desde a origem do conceito de marca por meio da heráldica, a relação da publicidade e o crescimento das primeiras montadoras no Brasil e no mundo, fatores que precisam ser levados em conta antes do planejamento estratégico de uma marca e até mesmo a evolução da estruturação do branding no mercado. Por meio de bibliografias de autores como Cecília Consolo, Alina Wheeler e Ellen Lupton, serão analisados os processos de reposicionamento de marca da Volkswagen e da FIAT, e como essas montadoras foram afetadas e precisaram se adaptar aos novos desafios e objetivos próprios das empresas.This study aims to analyze the process of brand repositioning in the automobile industry and what were the challenges faced by this industry in adapting its communication to new social and technological trends. In order to understand this trend, we will analyze the origin of the brand concept through heraldry, the relationship between advertising and the growth of the first automakers in Brazil and around the world, factors that need to be taken into account before strategic planning of a brand, and even the evolution of branding structure in the market. Through bibliographies of authors such as Cecília Consolo, Alina Wheeler and Ellen Lupton, the brand repositioning processes of Volkswagen and FIAT will be analyzed, and how these automakers were affected and need to adapt to the new challenges and objectives of the companies themselves.51 p.Hecksher, AndreaGonçalves, MairaNery, GuilhermeAncillotti, Bernardo Toscano2024-08-21T12:42:38Z2024-08-21T12:42:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34343CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-21T12:42:43Zoai:app.uff.br:1/34343Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-21T12:42:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos brasões aos logotipos: a evolução da marca e o rebranding do setor automobilístico |
title |
Dos brasões aos logotipos: a evolução da marca e o rebranding do setor automobilístico |
spellingShingle |
Dos brasões aos logotipos: a evolução da marca e o rebranding do setor automobilístico Ancillotti, Bernardo Toscano Branding Comunicação visual Design Setor automobilístico Comunicação visual Setor automobilístico Branding Branding Visual communication Design Automotive industry |
title_short |
Dos brasões aos logotipos: a evolução da marca e o rebranding do setor automobilístico |
title_full |
Dos brasões aos logotipos: a evolução da marca e o rebranding do setor automobilístico |
title_fullStr |
Dos brasões aos logotipos: a evolução da marca e o rebranding do setor automobilístico |
title_full_unstemmed |
Dos brasões aos logotipos: a evolução da marca e o rebranding do setor automobilístico |
title_sort |
Dos brasões aos logotipos: a evolução da marca e o rebranding do setor automobilístico |
author |
Ancillotti, Bernardo Toscano |
author_facet |
Ancillotti, Bernardo Toscano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hecksher, Andrea Gonçalves, Maira Nery, Guilherme |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ancillotti, Bernardo Toscano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Branding Comunicação visual Design Setor automobilístico Comunicação visual Setor automobilístico Branding Branding Visual communication Design Automotive industry |
topic |
Branding Comunicação visual Design Setor automobilístico Comunicação visual Setor automobilístico Branding Branding Visual communication Design Automotive industry |
description |
O estudo tem como objetivo analisar o processo de reposicionamento de marcas do setor automobilístico e quais foram os desafios desse setor para adaptar sua comunicação para as novas tendências sociais e tecnológicas. A fim de compreender essa tendência, será analisado desde a origem do conceito de marca por meio da heráldica, a relação da publicidade e o crescimento das primeiras montadoras no Brasil e no mundo, fatores que precisam ser levados em conta antes do planejamento estratégico de uma marca e até mesmo a evolução da estruturação do branding no mercado. Por meio de bibliografias de autores como Cecília Consolo, Alina Wheeler e Ellen Lupton, serão analisados os processos de reposicionamento de marca da Volkswagen e da FIAT, e como essas montadoras foram afetadas e precisaram se adaptar aos novos desafios e objetivos próprios das empresas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-21T12:42:38Z 2024-08-21T12:42:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34343 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823553481277440 |