Como superar barreiras na comunicação nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4078 |
Resumo: | Por meio de pesquisa exploratória, utilizando-se de revisão de literatura, este artigo teve como objetivo estudar e verificar a importância da comunicação, inclusive dentro das organizações, considerando principalmente as barreiras que impedem ou dificultam a fluidez da comunicação, pois as organizações são feitas por pessoas. Nesse contexto, apresenta-se o conceito de comunicação, processo de comunicação e comunicação organizacional, focando na integração da comunicação. O estudo identificou barreiras como falta entrosamento, falta de clareza de objetivos, hábitos de linguagem, diferença de status, sobrecarga de informação, entre outros. Entende-se que é muito difícil, para não dizer impossível, superar totalmente essas barreiras, mas é necessário que as empresas estejam atentas para este cenário a fim de minimizar isso e tornar o ambiente organizacional mais funcional, atrativo e agradável. |
id |
UTFPR-11_632e4a8c002b05b93d67184c77e28ecc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4078 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
repository_id_str |
|
spelling |
Como superar barreiras na comunicação nas organizaçõesComunicação; Relações Públicas e Propaganda;Comunicação nas Organizações; Processos na Comunicação; Barreiras na ComunicaçãPor meio de pesquisa exploratória, utilizando-se de revisão de literatura, este artigo teve como objetivo estudar e verificar a importância da comunicação, inclusive dentro das organizações, considerando principalmente as barreiras que impedem ou dificultam a fluidez da comunicação, pois as organizações são feitas por pessoas. Nesse contexto, apresenta-se o conceito de comunicação, processo de comunicação e comunicação organizacional, focando na integração da comunicação. O estudo identificou barreiras como falta entrosamento, falta de clareza de objetivos, hábitos de linguagem, diferença de status, sobrecarga de informação, entre outros. Entende-se que é muito difícil, para não dizer impossível, superar totalmente essas barreiras, mas é necessário que as empresas estejam atentas para este cenário a fim de minimizar isso e tornar o ambiente organizacional mais funcional, atrativo e agradável.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Abreu, Tânia Maria Bassetti deBazoni, Melina Cecon2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/407810.3895/rde.v7n11.4078Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 7, n. 11 (2016); 74-941984-237610.3895/rde.v7n11reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4078/3496Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T16:59:59Zoai:periodicos.utfpr:article/4078Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2017-05-03T16:59:59Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como superar barreiras na comunicação nas organizações |
title |
Como superar barreiras na comunicação nas organizações |
spellingShingle |
Como superar barreiras na comunicação nas organizações Abreu, Tânia Maria Bassetti de Comunicação; Relações Públicas e Propaganda; Comunicação nas Organizações; Processos na Comunicação; Barreiras na Comunicaçã |
title_short |
Como superar barreiras na comunicação nas organizações |
title_full |
Como superar barreiras na comunicação nas organizações |
title_fullStr |
Como superar barreiras na comunicação nas organizações |
title_full_unstemmed |
Como superar barreiras na comunicação nas organizações |
title_sort |
Como superar barreiras na comunicação nas organizações |
author |
Abreu, Tânia Maria Bassetti de |
author_facet |
Abreu, Tânia Maria Bassetti de Bazoni, Melina Cecon |
author_role |
author |
author2 |
Bazoni, Melina Cecon |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Tânia Maria Bassetti de Bazoni, Melina Cecon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação; Relações Públicas e Propaganda; Comunicação nas Organizações; Processos na Comunicação; Barreiras na Comunicaçã |
topic |
Comunicação; Relações Públicas e Propaganda; Comunicação nas Organizações; Processos na Comunicação; Barreiras na Comunicaçã |
description |
Por meio de pesquisa exploratória, utilizando-se de revisão de literatura, este artigo teve como objetivo estudar e verificar a importância da comunicação, inclusive dentro das organizações, considerando principalmente as barreiras que impedem ou dificultam a fluidez da comunicação, pois as organizações são feitas por pessoas. Nesse contexto, apresenta-se o conceito de comunicação, processo de comunicação e comunicação organizacional, focando na integração da comunicação. O estudo identificou barreiras como falta entrosamento, falta de clareza de objetivos, hábitos de linguagem, diferença de status, sobrecarga de informação, entre outros. Entende-se que é muito difícil, para não dizer impossível, superar totalmente essas barreiras, mas é necessário que as empresas estejam atentas para este cenário a fim de minimizar isso e tornar o ambiente organizacional mais funcional, atrativo e agradável. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4078 10.3895/rde.v7n11.4078 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4078 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v7n11.4078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4078/3496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 7, n. 11 (2016); 74-94 1984-2376 10.3895/rde.v7n11 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1808858896210591744 |