Como superar barreiras na comunicação nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Tânia Maria Bassetti de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bazoni, Melina Cecon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4078
Resumo: Por meio de pesquisa exploratória, utilizando-se de revisão de literatura, este artigo teve como objetivo estudar e verificar a importância da comunicação, inclusive dentro das organizações, considerando principalmente as barreiras que impedem ou dificultam a fluidez da comunicação, pois as organizações são feitas por pessoas. Nesse contexto, apresenta-se o conceito de comunicação, processo de comunicação e comunicação organizacional, focando na integração da comunicação. O estudo identificou barreiras como falta entrosamento, falta de clareza de objetivos, hábitos de linguagem, diferença de status, sobrecarga de informação, entre outros. Entende-se que é muito difícil, para não dizer impossível, superar totalmente essas barreiras, mas é necessário que as empresas estejam atentas para este cenário a fim de minimizar isso e tornar o ambiente organizacional mais funcional, atrativo e agradável.
id UTFPR-11_632e4a8c002b05b93d67184c77e28ecc
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4078
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling Como superar barreiras na comunicação nas organizaçõesComunicação; Relações Públicas e Propaganda;Comunicação nas Organizações; Processos na Comunicação; Barreiras na ComunicaçãPor meio de pesquisa exploratória, utilizando-se de revisão de literatura, este artigo teve como objetivo estudar e verificar a importância da comunicação, inclusive dentro das organizações, considerando principalmente as barreiras que impedem ou dificultam a fluidez da comunicação, pois as organizações são feitas por pessoas. Nesse contexto, apresenta-se o conceito de comunicação, processo de comunicação e comunicação organizacional, focando na integração da comunicação. O estudo identificou barreiras como falta entrosamento, falta de clareza de objetivos, hábitos de linguagem, diferença de status, sobrecarga de informação, entre outros. Entende-se que é muito difícil, para não dizer impossível, superar totalmente essas barreiras, mas é necessário que as empresas estejam atentas para este cenário a fim de minimizar isso e tornar o ambiente organizacional mais funcional, atrativo e agradável.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Abreu, Tânia Maria Bassetti deBazoni, Melina Cecon2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/407810.3895/rde.v7n11.4078Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 7, n. 11 (2016); 74-941984-237610.3895/rde.v7n11reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4078/3496Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T16:59:59Zoai:periodicos.utfpr:article/4078Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2017-05-03T16:59:59Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Como superar barreiras na comunicação nas organizações
title Como superar barreiras na comunicação nas organizações
spellingShingle Como superar barreiras na comunicação nas organizações
Abreu, Tânia Maria Bassetti de
Comunicação; Relações Públicas e Propaganda;
Comunicação nas Organizações; Processos na Comunicação; Barreiras na Comunicaçã
title_short Como superar barreiras na comunicação nas organizações
title_full Como superar barreiras na comunicação nas organizações
title_fullStr Como superar barreiras na comunicação nas organizações
title_full_unstemmed Como superar barreiras na comunicação nas organizações
title_sort Como superar barreiras na comunicação nas organizações
author Abreu, Tânia Maria Bassetti de
author_facet Abreu, Tânia Maria Bassetti de
Bazoni, Melina Cecon
author_role author
author2 Bazoni, Melina Cecon
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Tânia Maria Bassetti de
Bazoni, Melina Cecon
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação; Relações Públicas e Propaganda;
Comunicação nas Organizações; Processos na Comunicação; Barreiras na Comunicaçã
topic Comunicação; Relações Públicas e Propaganda;
Comunicação nas Organizações; Processos na Comunicação; Barreiras na Comunicaçã
description Por meio de pesquisa exploratória, utilizando-se de revisão de literatura, este artigo teve como objetivo estudar e verificar a importância da comunicação, inclusive dentro das organizações, considerando principalmente as barreiras que impedem ou dificultam a fluidez da comunicação, pois as organizações são feitas por pessoas. Nesse contexto, apresenta-se o conceito de comunicação, processo de comunicação e comunicação organizacional, focando na integração da comunicação. O estudo identificou barreiras como falta entrosamento, falta de clareza de objetivos, hábitos de linguagem, diferença de status, sobrecarga de informação, entre outros. Entende-se que é muito difícil, para não dizer impossível, superar totalmente essas barreiras, mas é necessário que as empresas estejam atentas para este cenário a fim de minimizar isso e tornar o ambiente organizacional mais funcional, atrativo e agradável.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4078
10.3895/rde.v7n11.4078
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4078
identifier_str_mv 10.3895/rde.v7n11.4078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4078/3496
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 7, n. 11 (2016); 74-94
1984-2376
10.3895/rde.v7n11
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1808858896210591744