OBSERVAÇÃO DE AVES EM ARROIO EM MEIO URBANO COMO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomazelli, Joana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Franz, Ismael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/495
Resumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver um projeto em educação ambiental utilizando o tema “aves do arroio Estância Velha/Portão” no Centro Municipal de Educação Ambiental de Estância Velha - RS, juntamente com duas escolas municipais. Foram realizados três encontros por escola (aula teórica e prática, saída de campo e pesquisa em guias de campo). Nas aulas, foram utilizados materiais como peles de aves taxidermizadas, ninhos e penas. Também foram elaborados jogos pedagógicos. Para a identificação das espécies na saída de campo, foram utilizados binóculos e guias de campo. Foram registradas 31 espécies de aves. Por meio do projeto, os alunos puderam aprender sobre a biodiversidade local, sua importância ecológica, e observar os impactos ao meio causados por ações antrópicas.Palavras-chave: Aulas em campo. Educação. Conscientização. ABSTRACTThe aim of this study was to conduct an environmental education project using the topic “birds from Estância Velha/Portão stream” in the Center of Environmental Education from Estância Velha – RS, amongst two public schools. Three classes were made in each school (theoretical and practical lessons, field trip and research in field guides). During lessons, birds skins, nests and feathers were used. Also, educational games were made. To identify those species in the field trip, binoculars and field guides were used. Thirty one bird species were recorded. Through the project, students were able to learn about the local biodiversity, its ecological importance, and observe the impact to the environment caused by human actions.Keywords: Awareness. Education. Field lessons.
id Feevale-3_72203f7659514605683106c477a9f734
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/495
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling OBSERVAÇÃO DE AVES EM ARROIO EM MEIO URBANO COMO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTALO objetivo deste estudo foi desenvolver um projeto em educação ambiental utilizando o tema “aves do arroio Estância Velha/Portão” no Centro Municipal de Educação Ambiental de Estância Velha - RS, juntamente com duas escolas municipais. Foram realizados três encontros por escola (aula teórica e prática, saída de campo e pesquisa em guias de campo). Nas aulas, foram utilizados materiais como peles de aves taxidermizadas, ninhos e penas. Também foram elaborados jogos pedagógicos. Para a identificação das espécies na saída de campo, foram utilizados binóculos e guias de campo. Foram registradas 31 espécies de aves. Por meio do projeto, os alunos puderam aprender sobre a biodiversidade local, sua importância ecológica, e observar os impactos ao meio causados por ações antrópicas.Palavras-chave: Aulas em campo. Educação. Conscientização. ABSTRACTThe aim of this study was to conduct an environmental education project using the topic “birds from Estância Velha/Portão stream” in the Center of Environmental Education from Estância Velha – RS, amongst two public schools. Three classes were made in each school (theoretical and practical lessons, field trip and research in field guides). During lessons, birds skins, nests and feathers were used. Also, educational games were made. To identify those species in the field trip, binoculars and field guides were used. Thirty one bird species were recorded. Through the project, students were able to learn about the local biodiversity, its ecological importance, and observe the impact to the environment caused by human actions.Keywords: Awareness. Education. Field lessons.Universidade Feevale2017-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/49510.25112/rco.v1i0.495Revista Conhecimento Online; v. 1 (2017): Janeiro / Junho; 89-972176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/495/1857Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessTomazelli, JoanaFranz, Ismael2017-07-04T01:58:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/495Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-07-04T01:58:10Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv OBSERVAÇÃO DE AVES EM ARROIO EM MEIO URBANO COMO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title OBSERVAÇÃO DE AVES EM ARROIO EM MEIO URBANO COMO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle OBSERVAÇÃO DE AVES EM ARROIO EM MEIO URBANO COMO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Tomazelli, Joana
title_short OBSERVAÇÃO DE AVES EM ARROIO EM MEIO URBANO COMO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full OBSERVAÇÃO DE AVES EM ARROIO EM MEIO URBANO COMO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr OBSERVAÇÃO DE AVES EM ARROIO EM MEIO URBANO COMO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed OBSERVAÇÃO DE AVES EM ARROIO EM MEIO URBANO COMO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort OBSERVAÇÃO DE AVES EM ARROIO EM MEIO URBANO COMO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Tomazelli, Joana
author_facet Tomazelli, Joana
Franz, Ismael
author_role author
author2 Franz, Ismael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomazelli, Joana
Franz, Ismael
description O objetivo deste estudo foi desenvolver um projeto em educação ambiental utilizando o tema “aves do arroio Estância Velha/Portão” no Centro Municipal de Educação Ambiental de Estância Velha - RS, juntamente com duas escolas municipais. Foram realizados três encontros por escola (aula teórica e prática, saída de campo e pesquisa em guias de campo). Nas aulas, foram utilizados materiais como peles de aves taxidermizadas, ninhos e penas. Também foram elaborados jogos pedagógicos. Para a identificação das espécies na saída de campo, foram utilizados binóculos e guias de campo. Foram registradas 31 espécies de aves. Por meio do projeto, os alunos puderam aprender sobre a biodiversidade local, sua importância ecológica, e observar os impactos ao meio causados por ações antrópicas.Palavras-chave: Aulas em campo. Educação. Conscientização. ABSTRACTThe aim of this study was to conduct an environmental education project using the topic “birds from Estância Velha/Portão stream” in the Center of Environmental Education from Estância Velha – RS, amongst two public schools. Three classes were made in each school (theoretical and practical lessons, field trip and research in field guides). During lessons, birds skins, nests and feathers were used. Also, educational games were made. To identify those species in the field trip, binoculars and field guides were used. Thirty one bird species were recorded. Through the project, students were able to learn about the local biodiversity, its ecological importance, and observe the impact to the environment caused by human actions.Keywords: Awareness. Education. Field lessons.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/495
10.25112/rco.v1i0.495
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/495
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1i0.495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/495/1857
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2017): Janeiro / Junho; 89-97
2176-8501
10.25112/rco.v1i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464524753862656