FUNK OSTENTAÇÃO: DO INCENTIVO AO CONSUMO DE MARCAS DE LUXO ÀS FALSAS PROMESSAS DE INCLUSÃO E STATUS SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constante, Robson da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schmidt, Saraí Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/430
Resumo: As músicas do gênero funk ostentação vêm ganhando destaque na mídia brasileira. Suas letras carregam os nomes de diversas marcas de grifes nacionais e internacionais, e direcionam para o consumo dessas marcas globalizadas com o intuito de vender um estilo de vida e normas de comportamento para nossa sociedade contemporânea. O gênero musical da ostentação, portanto, é o foco do estudo. Analisa-se o discurso pronunciado em duas letras de músicas. Em uma delas – Nós de nave – fica evidenciada a falsa promessa de inclusão social. Incentiva-se o consumo desenfreado de produtos de luxo pelo público-alvo para o qual esse nicho musical é voltado: a juventude. Seu mote é a ideia de que a desigualdade social pode ser amenizada quando adquiridos os produtos de luxo das marcas famosas. Já a outra letra – intitulada Resposta ao funk ostentação –, de autoria de Edu Krieger, ganha destaque justamente por recriminar, a cada verso, a alusão à cultura do consumo por meio da ostentação do luxo e abordar seus impactos na cultura e na identidade juvenil.Palavras-chaves: Funk ostentação. Consumo. Marcas de luxo.  Inclusão social. ABSTRACTThe songs of the genre funk ostentation have been gaining prominence in the Brazilian media. His lyrics carry statements of several brands of national and international brands, which govern to a consumption of globalized brands with the intention of selling a lifestyle or way of being in our contemporary society. The ostentation genre will be the focus of study, in which it will analyze the speeches pronounced in two letters of songs of the genre. One of the lyrics is evidenced a "false promise" of social inclusion, when they encourage an unbridled consumption of luxury products, especially to the target audience where the musical rhythms are directed. The other lyrics are highlighted in this study, titled "Response to funk ostentation" by Edu Krieger, in which he reproaches each verse of his song for an allusion to a culture of consumption through the ostentation of luxury, and the Impacts on youth culture and identity by encouraging the consumption of luxury brands as a form of social status and guaranteeing a false social inclusion. The song lyrics for Mc Boy do Chame gain musical intonation when he recounts in his verses that social inequality can be achieved when he boasts the power of money in the conquest of luxury products / brands and famous brands.Keywords:Ostentation funk. Consumism. Luxury brands. Social inclusion.
id Feevale-3_7e5d25ad950ec3a57258129c91b66c7c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/430
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling FUNK OSTENTAÇÃO: DO INCENTIVO AO CONSUMO DE MARCAS DE LUXO ÀS FALSAS PROMESSAS DE INCLUSÃO E STATUS SOCIALAs músicas do gênero funk ostentação vêm ganhando destaque na mídia brasileira. Suas letras carregam os nomes de diversas marcas de grifes nacionais e internacionais, e direcionam para o consumo dessas marcas globalizadas com o intuito de vender um estilo de vida e normas de comportamento para nossa sociedade contemporânea. O gênero musical da ostentação, portanto, é o foco do estudo. Analisa-se o discurso pronunciado em duas letras de músicas. Em uma delas – Nós de nave – fica evidenciada a falsa promessa de inclusão social. Incentiva-se o consumo desenfreado de produtos de luxo pelo público-alvo para o qual esse nicho musical é voltado: a juventude. Seu mote é a ideia de que a desigualdade social pode ser amenizada quando adquiridos os produtos de luxo das marcas famosas. Já a outra letra – intitulada Resposta ao funk ostentação –, de autoria de Edu Krieger, ganha destaque justamente por recriminar, a cada verso, a alusão à cultura do consumo por meio da ostentação do luxo e abordar seus impactos na cultura e na identidade juvenil.Palavras-chaves: Funk ostentação. Consumo. Marcas de luxo.  Inclusão social. ABSTRACTThe songs of the genre funk ostentation have been gaining prominence in the Brazilian media. His lyrics carry statements of several brands of national and international brands, which govern to a consumption of globalized brands with the intention of selling a lifestyle or way of being in our contemporary society. The ostentation genre will be the focus of study, in which it will analyze the speeches pronounced in two letters of songs of the genre. One of the lyrics is evidenced a "false promise" of social inclusion, when they encourage an unbridled consumption of luxury products, especially to the target audience where the musical rhythms are directed. The other lyrics are highlighted in this study, titled "Response to funk ostentation" by Edu Krieger, in which he reproaches each verse of his song for an allusion to a culture of consumption through the ostentation of luxury, and the Impacts on youth culture and identity by encouraging the consumption of luxury brands as a form of social status and guaranteeing a false social inclusion. The song lyrics for Mc Boy do Chame gain musical intonation when he recounts in his verses that social inequality can be achieved when he boasts the power of money in the conquest of luxury products / brands and famous brands.Keywords:Ostentation funk. Consumism. Luxury brands. Social inclusion.Universidade Feevale2017-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/43010.25112/rco.v2i0.430Revista Conhecimento Online; v. 2 (2017): Julho / Dezembro; 26-362176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/430/1830http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/430/2781Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessConstante, Robson da SilvaSchmidt, Saraí Patrícia2017-07-06T05:18:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/430Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-07-06T05:18:45Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv FUNK OSTENTAÇÃO: DO INCENTIVO AO CONSUMO DE MARCAS DE LUXO ÀS FALSAS PROMESSAS DE INCLUSÃO E STATUS SOCIAL
title FUNK OSTENTAÇÃO: DO INCENTIVO AO CONSUMO DE MARCAS DE LUXO ÀS FALSAS PROMESSAS DE INCLUSÃO E STATUS SOCIAL
spellingShingle FUNK OSTENTAÇÃO: DO INCENTIVO AO CONSUMO DE MARCAS DE LUXO ÀS FALSAS PROMESSAS DE INCLUSÃO E STATUS SOCIAL
Constante, Robson da Silva
title_short FUNK OSTENTAÇÃO: DO INCENTIVO AO CONSUMO DE MARCAS DE LUXO ÀS FALSAS PROMESSAS DE INCLUSÃO E STATUS SOCIAL
title_full FUNK OSTENTAÇÃO: DO INCENTIVO AO CONSUMO DE MARCAS DE LUXO ÀS FALSAS PROMESSAS DE INCLUSÃO E STATUS SOCIAL
title_fullStr FUNK OSTENTAÇÃO: DO INCENTIVO AO CONSUMO DE MARCAS DE LUXO ÀS FALSAS PROMESSAS DE INCLUSÃO E STATUS SOCIAL
title_full_unstemmed FUNK OSTENTAÇÃO: DO INCENTIVO AO CONSUMO DE MARCAS DE LUXO ÀS FALSAS PROMESSAS DE INCLUSÃO E STATUS SOCIAL
title_sort FUNK OSTENTAÇÃO: DO INCENTIVO AO CONSUMO DE MARCAS DE LUXO ÀS FALSAS PROMESSAS DE INCLUSÃO E STATUS SOCIAL
author Constante, Robson da Silva
author_facet Constante, Robson da Silva
Schmidt, Saraí Patrícia
author_role author
author2 Schmidt, Saraí Patrícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Constante, Robson da Silva
Schmidt, Saraí Patrícia
description As músicas do gênero funk ostentação vêm ganhando destaque na mídia brasileira. Suas letras carregam os nomes de diversas marcas de grifes nacionais e internacionais, e direcionam para o consumo dessas marcas globalizadas com o intuito de vender um estilo de vida e normas de comportamento para nossa sociedade contemporânea. O gênero musical da ostentação, portanto, é o foco do estudo. Analisa-se o discurso pronunciado em duas letras de músicas. Em uma delas – Nós de nave – fica evidenciada a falsa promessa de inclusão social. Incentiva-se o consumo desenfreado de produtos de luxo pelo público-alvo para o qual esse nicho musical é voltado: a juventude. Seu mote é a ideia de que a desigualdade social pode ser amenizada quando adquiridos os produtos de luxo das marcas famosas. Já a outra letra – intitulada Resposta ao funk ostentação –, de autoria de Edu Krieger, ganha destaque justamente por recriminar, a cada verso, a alusão à cultura do consumo por meio da ostentação do luxo e abordar seus impactos na cultura e na identidade juvenil.Palavras-chaves: Funk ostentação. Consumo. Marcas de luxo.  Inclusão social. ABSTRACTThe songs of the genre funk ostentation have been gaining prominence in the Brazilian media. His lyrics carry statements of several brands of national and international brands, which govern to a consumption of globalized brands with the intention of selling a lifestyle or way of being in our contemporary society. The ostentation genre will be the focus of study, in which it will analyze the speeches pronounced in two letters of songs of the genre. One of the lyrics is evidenced a "false promise" of social inclusion, when they encourage an unbridled consumption of luxury products, especially to the target audience where the musical rhythms are directed. The other lyrics are highlighted in this study, titled "Response to funk ostentation" by Edu Krieger, in which he reproaches each verse of his song for an allusion to a culture of consumption through the ostentation of luxury, and the Impacts on youth culture and identity by encouraging the consumption of luxury brands as a form of social status and guaranteeing a false social inclusion. The song lyrics for Mc Boy do Chame gain musical intonation when he recounts in his verses that social inequality can be achieved when he boasts the power of money in the conquest of luxury products / brands and famous brands.Keywords:Ostentation funk. Consumism. Luxury brands. Social inclusion.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/430
10.25112/rco.v2i0.430
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/430
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/430/1830
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/430/2781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2017): Julho / Dezembro; 26-36
2176-8501
10.25112/rco.v2i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464524737085440