PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Silvana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: da Silveira, Álex Sander Batista, Portela, Isabelita Pereira, Leão, Ana Lucia Stefani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/153
Resumo: A Educação Ambiental é aceita, cada vez mais, como sinônimo de educação para o desenvolvimento sustentável e, por esse motivo, é imprescindível a inserção de um projeto em que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais, comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável. O presente trabalho teve como objetivo discutir conceitos básicos sobre lixo, reciclagem e meio ambiente, visando a dar aos alunos uma compreensão fundamental dos problemas existentes no meio ambiente. A metodologia aplicada foi quantitativa, com a aplicação de questionários em turmas de 6ª, 7ª e 8ª série, em escola municipal de ensino fundamental, em Bagé/RS. Os resultados mostram que os alunos possuem pouca noção sobre o impacto que o lixo causa no meio, quando este é jogado na natureza. Foram considerados bons resultados obtidos quanto ao tipo de lixo que pode ser reciclado e a prática incorreta de queimar o lixo. Podemos concluir que houve uma conscientização dos alunos sobre o meio ambiente, que devemos deste já preservar para as gerações futuras. Sabemos que as mudanças de valores ocorrem lentamente e a obtenção de um resultado positivo depende do envolvimento de todos em um exercício de cidadania.Palavras-chave: Educação Ambiental. Reciclagem. Conscientização.
id Feevale-3_8a65473385cfb6182c2e795efd8bb3a6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/153
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLARA Educação Ambiental é aceita, cada vez mais, como sinônimo de educação para o desenvolvimento sustentável e, por esse motivo, é imprescindível a inserção de um projeto em que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais, comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável. O presente trabalho teve como objetivo discutir conceitos básicos sobre lixo, reciclagem e meio ambiente, visando a dar aos alunos uma compreensão fundamental dos problemas existentes no meio ambiente. A metodologia aplicada foi quantitativa, com a aplicação de questionários em turmas de 6ª, 7ª e 8ª série, em escola municipal de ensino fundamental, em Bagé/RS. Os resultados mostram que os alunos possuem pouca noção sobre o impacto que o lixo causa no meio, quando este é jogado na natureza. Foram considerados bons resultados obtidos quanto ao tipo de lixo que pode ser reciclado e a prática incorreta de queimar o lixo. Podemos concluir que houve uma conscientização dos alunos sobre o meio ambiente, que devemos deste já preservar para as gerações futuras. Sabemos que as mudanças de valores ocorrem lentamente e a obtenção de um resultado positivo depende do envolvimento de todos em um exercício de cidadania.Palavras-chave: Educação Ambiental. Reciclagem. Conscientização.Universidade Feevale2010-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/15310.25112/rco.v2i0.153Revista Conhecimento Online; v. 2 (2010): Julho / Dezembro; 161-1682176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/153/1663Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Silvanada Silveira, Álex Sander BatistaPortela, Isabelita PereiraLeão, Ana Lucia Stefani2017-06-29T23:05:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/153Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-29T23:05:09Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
title PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Rodrigues, Silvana
title_short PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
author Rodrigues, Silvana
author_facet Rodrigues, Silvana
da Silveira, Álex Sander Batista
Portela, Isabelita Pereira
Leão, Ana Lucia Stefani
author_role author
author2 da Silveira, Álex Sander Batista
Portela, Isabelita Pereira
Leão, Ana Lucia Stefani
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Silvana
da Silveira, Álex Sander Batista
Portela, Isabelita Pereira
Leão, Ana Lucia Stefani
description A Educação Ambiental é aceita, cada vez mais, como sinônimo de educação para o desenvolvimento sustentável e, por esse motivo, é imprescindível a inserção de um projeto em que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais, comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável. O presente trabalho teve como objetivo discutir conceitos básicos sobre lixo, reciclagem e meio ambiente, visando a dar aos alunos uma compreensão fundamental dos problemas existentes no meio ambiente. A metodologia aplicada foi quantitativa, com a aplicação de questionários em turmas de 6ª, 7ª e 8ª série, em escola municipal de ensino fundamental, em Bagé/RS. Os resultados mostram que os alunos possuem pouca noção sobre o impacto que o lixo causa no meio, quando este é jogado na natureza. Foram considerados bons resultados obtidos quanto ao tipo de lixo que pode ser reciclado e a prática incorreta de queimar o lixo. Podemos concluir que houve uma conscientização dos alunos sobre o meio ambiente, que devemos deste já preservar para as gerações futuras. Sabemos que as mudanças de valores ocorrem lentamente e a obtenção de um resultado positivo depende do envolvimento de todos em um exercício de cidadania.Palavras-chave: Educação Ambiental. Reciclagem. Conscientização.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/153
10.25112/rco.v2i0.153
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/153
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/153/1663
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2010): Julho / Dezembro; 161-168
2176-8501
10.25112/rco.v2i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464524246351872