PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRANSFORMADA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: uma revisão narrativa da literatura.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/472 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apresentar uma revisão narrativa da literatura sobre a formação no ensino superior através de metodologias ativas. A busca realizou-se nas seguintes bases de dados: LILACS, SciELO, MEDLINE e BVS. Para a busca dos artigos foram utilizadas palavras-chaves em português e inglês selecionadas mediante consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme: educação superior, educação em saúde, aprendizagem baseada em problemas. Os critérios de inclusão foram: pesquisas que abordassem a temática publicadas em inglês, português ou espanhol, em formato de artigos, revisões, dissertações e teses publicados de 2006 a 2016. De acordo com os estudos, promover a aprendizagem significativa exige, a princípio, uma metodologia de ensino que seja capaz de envolver o aluno enquanto protagonista de sua aprendizagem, desenvolvendo ainda o senso crítico diante do que é repassado de conhecimento, bem como estratégias para relacionar os conteúdos ao mundo real. Este processo parece tornar-se possível com a utilização do que denominamos de metodologias ativas de aprendizagem. Com isso, as perspectivas das metodologias ativas utilizam a problematização como estratégia de ensino-aprendizagem, com o intuito de motivar o discente, pois diante do problema, se detém, examina, reflete, relaciona a sua história e passa a traduzir suas descobertas.Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Educação em Saúde. Ensino. ABSTRACTThe present study aims to present a narrative review of the literature on training in higher education through active methodologies. The search was conducted in the following databases: LILACS, SciELO, MEDLINE and BVS. For search of articles were key words used in Portuguese and English selected in consultation with Descriptors in Health Sciences (DeCS) of Bireme: higher education, health education, Problem-based learning. Inclusion criteria were studies that addressed the subject published in English, Portuguese or Spanish, in format of articles, reviews, dissertations and theses published from 2006 to 2016. According to the studies, to promote meaningful learning requires at first, a teaching methodology that is able to engage the student as protagonists of their learning, still developing critical thinking before it is passed on knowledge, as well as strategies to relate the content to the real world. This process seems to become possible the use of what we call by active learning methodologies. Thus, the active methodologies use questioning as a teaching and learning strategy in order to reach and motivate the students, because before the problem stops, looks, reflects, relates his story and begins to translate their findings.Keywords: Problem-based learning. Health Education. Education. |
id |
Feevale-3_da500aa479726c7d4e83631f3b330fdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/472 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRANSFORMADA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: uma revisão narrativa da literatura.O presente estudo tem como objetivo apresentar uma revisão narrativa da literatura sobre a formação no ensino superior através de metodologias ativas. A busca realizou-se nas seguintes bases de dados: LILACS, SciELO, MEDLINE e BVS. Para a busca dos artigos foram utilizadas palavras-chaves em português e inglês selecionadas mediante consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme: educação superior, educação em saúde, aprendizagem baseada em problemas. Os critérios de inclusão foram: pesquisas que abordassem a temática publicadas em inglês, português ou espanhol, em formato de artigos, revisões, dissertações e teses publicados de 2006 a 2016. De acordo com os estudos, promover a aprendizagem significativa exige, a princípio, uma metodologia de ensino que seja capaz de envolver o aluno enquanto protagonista de sua aprendizagem, desenvolvendo ainda o senso crítico diante do que é repassado de conhecimento, bem como estratégias para relacionar os conteúdos ao mundo real. Este processo parece tornar-se possível com a utilização do que denominamos de metodologias ativas de aprendizagem. Com isso, as perspectivas das metodologias ativas utilizam a problematização como estratégia de ensino-aprendizagem, com o intuito de motivar o discente, pois diante do problema, se detém, examina, reflete, relaciona a sua história e passa a traduzir suas descobertas.Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Educação em Saúde. Ensino. ABSTRACTThe present study aims to present a narrative review of the literature on training in higher education through active methodologies. The search was conducted in the following databases: LILACS, SciELO, MEDLINE and BVS. For search of articles were key words used in Portuguese and English selected in consultation with Descriptors in Health Sciences (DeCS) of Bireme: higher education, health education, Problem-based learning. Inclusion criteria were studies that addressed the subject published in English, Portuguese or Spanish, in format of articles, reviews, dissertations and theses published from 2006 to 2016. According to the studies, to promote meaningful learning requires at first, a teaching methodology that is able to engage the student as protagonists of their learning, still developing critical thinking before it is passed on knowledge, as well as strategies to relate the content to the real world. This process seems to become possible the use of what we call by active learning methodologies. Thus, the active methodologies use questioning as a teaching and learning strategy in order to reach and motivate the students, because before the problem stops, looks, reflects, relates his story and begins to translate their findings.Keywords: Problem-based learning. Health Education. Education.Universidade Feevale2017-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/47210.25112/rco.v1i0.472Revista Conhecimento Online; v. 1 (2017): Janeiro / Junho; 65-762176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/472/1855Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres Barros, Karla Bruna NogueiraSantos, Sandna Larissa Freitas dosLima, Gláucia Posso2017-07-04T01:58:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/472Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-07-04T01:58:05Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRANSFORMADA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: uma revisão narrativa da literatura. |
title |
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRANSFORMADA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: uma revisão narrativa da literatura. |
spellingShingle |
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRANSFORMADA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: uma revisão narrativa da literatura. Torres Barros, Karla Bruna Nogueira |
title_short |
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRANSFORMADA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: uma revisão narrativa da literatura. |
title_full |
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRANSFORMADA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: uma revisão narrativa da literatura. |
title_fullStr |
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRANSFORMADA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: uma revisão narrativa da literatura. |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRANSFORMADA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: uma revisão narrativa da literatura. |
title_sort |
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRANSFORMADA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: uma revisão narrativa da literatura. |
author |
Torres Barros, Karla Bruna Nogueira |
author_facet |
Torres Barros, Karla Bruna Nogueira Santos, Sandna Larissa Freitas dos Lima, Gláucia Posso |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Sandna Larissa Freitas dos Lima, Gláucia Posso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres Barros, Karla Bruna Nogueira Santos, Sandna Larissa Freitas dos Lima, Gláucia Posso |
description |
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma revisão narrativa da literatura sobre a formação no ensino superior através de metodologias ativas. A busca realizou-se nas seguintes bases de dados: LILACS, SciELO, MEDLINE e BVS. Para a busca dos artigos foram utilizadas palavras-chaves em português e inglês selecionadas mediante consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme: educação superior, educação em saúde, aprendizagem baseada em problemas. Os critérios de inclusão foram: pesquisas que abordassem a temática publicadas em inglês, português ou espanhol, em formato de artigos, revisões, dissertações e teses publicados de 2006 a 2016. De acordo com os estudos, promover a aprendizagem significativa exige, a princípio, uma metodologia de ensino que seja capaz de envolver o aluno enquanto protagonista de sua aprendizagem, desenvolvendo ainda o senso crítico diante do que é repassado de conhecimento, bem como estratégias para relacionar os conteúdos ao mundo real. Este processo parece tornar-se possível com a utilização do que denominamos de metodologias ativas de aprendizagem. Com isso, as perspectivas das metodologias ativas utilizam a problematização como estratégia de ensino-aprendizagem, com o intuito de motivar o discente, pois diante do problema, se detém, examina, reflete, relaciona a sua história e passa a traduzir suas descobertas.Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Educação em Saúde. Ensino. ABSTRACTThe present study aims to present a narrative review of the literature on training in higher education through active methodologies. The search was conducted in the following databases: LILACS, SciELO, MEDLINE and BVS. For search of articles were key words used in Portuguese and English selected in consultation with Descriptors in Health Sciences (DeCS) of Bireme: higher education, health education, Problem-based learning. Inclusion criteria were studies that addressed the subject published in English, Portuguese or Spanish, in format of articles, reviews, dissertations and theses published from 2006 to 2016. According to the studies, to promote meaningful learning requires at first, a teaching methodology that is able to engage the student as protagonists of their learning, still developing critical thinking before it is passed on knowledge, as well as strategies to relate the content to the real world. This process seems to become possible the use of what we call by active learning methodologies. Thus, the active methodologies use questioning as a teaching and learning strategy in order to reach and motivate the students, because before the problem stops, looks, reflects, relates his story and begins to translate their findings.Keywords: Problem-based learning. Health Education. Education. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/472 10.25112/rco.v1i0.472 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/472 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v1i0.472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/472/1855 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Conhecimento Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 1 (2017): Janeiro / Junho; 65-76 2176-8501 10.25112/rco.v1i0 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464524745474048 |