EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/236 |
Resumo: | Neste texto, resgatamos algumas questões de ensino relacionadas à história e à educação do campo atreladas a fatores políticos, culturais e sociais que, de alguma forma, influenciam os processos históricos da produção dos saberes. Tecemos algumas análises referentes ao trabalho no campo, como a expressão da desigualdade social, que se manifesta nas diversas formas de produção, de atividade e de sujeitos que vivem ou trabalham nessa área; no campo da educação, relatamos a necessidade da realização de políticas públicas que priorizem a educação desse povo, sendo necessária a construção de formas, espaços e relações diferenciadas com base na articulação entre o trabalho e o estudo, uma vez que esse povo consegue desenvolver um saber eminentemente prático, articulando a educação recebida na escola com outros conhecimentos (topografia, solo, clima, etc.); e, por último, abordamos o surgimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, por meio dos movimentos sociais, como uma alternativa justa e salutar aos modelos de ensino e educação, empregando metodologias de ensino específicas à realidade sociocultural da população camponesa e, assim, valorizando a sua diversidade cultural.Palavras-chave: Trabalho no campo. Educação no campo. PRONERA. Educação semipresencial. |
id |
Feevale-3_e96f0c0f57aef54adb44f1a57291be48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/236 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃONeste texto, resgatamos algumas questões de ensino relacionadas à história e à educação do campo atreladas a fatores políticos, culturais e sociais que, de alguma forma, influenciam os processos históricos da produção dos saberes. Tecemos algumas análises referentes ao trabalho no campo, como a expressão da desigualdade social, que se manifesta nas diversas formas de produção, de atividade e de sujeitos que vivem ou trabalham nessa área; no campo da educação, relatamos a necessidade da realização de políticas públicas que priorizem a educação desse povo, sendo necessária a construção de formas, espaços e relações diferenciadas com base na articulação entre o trabalho e o estudo, uma vez que esse povo consegue desenvolver um saber eminentemente prático, articulando a educação recebida na escola com outros conhecimentos (topografia, solo, clima, etc.); e, por último, abordamos o surgimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, por meio dos movimentos sociais, como uma alternativa justa e salutar aos modelos de ensino e educação, empregando metodologias de ensino específicas à realidade sociocultural da população camponesa e, assim, valorizando a sua diversidade cultural.Palavras-chave: Trabalho no campo. Educação no campo. PRONERA. Educação semipresencial.Universidade Feevale2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/23610.25112/rco.v1i0.236Revista Conhecimento Online; v. 1 (2013): Janeiro / Junho2176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/236/213Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessLongo, LarisseForgiarini, Luiz FelipeMachado, Carmen Lúcia BezerraManfroi, Waldomiro Carlos2017-06-29T23:05:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/236Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-29T23:05:05Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO |
title |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO Longo, Larisse |
title_short |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO |
title_full |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO |
title_sort |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO |
author |
Longo, Larisse |
author_facet |
Longo, Larisse Forgiarini, Luiz Felipe Machado, Carmen Lúcia Bezerra Manfroi, Waldomiro Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Forgiarini, Luiz Felipe Machado, Carmen Lúcia Bezerra Manfroi, Waldomiro Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longo, Larisse Forgiarini, Luiz Felipe Machado, Carmen Lúcia Bezerra Manfroi, Waldomiro Carlos |
description |
Neste texto, resgatamos algumas questões de ensino relacionadas à história e à educação do campo atreladas a fatores políticos, culturais e sociais que, de alguma forma, influenciam os processos históricos da produção dos saberes. Tecemos algumas análises referentes ao trabalho no campo, como a expressão da desigualdade social, que se manifesta nas diversas formas de produção, de atividade e de sujeitos que vivem ou trabalham nessa área; no campo da educação, relatamos a necessidade da realização de políticas públicas que priorizem a educação desse povo, sendo necessária a construção de formas, espaços e relações diferenciadas com base na articulação entre o trabalho e o estudo, uma vez que esse povo consegue desenvolver um saber eminentemente prático, articulando a educação recebida na escola com outros conhecimentos (topografia, solo, clima, etc.); e, por último, abordamos o surgimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, por meio dos movimentos sociais, como uma alternativa justa e salutar aos modelos de ensino e educação, empregando metodologias de ensino específicas à realidade sociocultural da população camponesa e, assim, valorizando a sua diversidade cultural.Palavras-chave: Trabalho no campo. Educação no campo. PRONERA. Educação semipresencial. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/236 10.25112/rco.v1i0.236 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/236 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v1i0.236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/236/213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 1 (2013): Janeiro / Junho 2176-8501 10.25112/rco.v1i0 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1754570022476316672 |