EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, Larisse
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Forgiarini, Luiz Felipe, Machado, Carmen Lúcia Bezerra, Manfroi, Waldomiro Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/236
Resumo: Neste texto, resgatamos algumas questões de ensino relacionadas à história e à educação do campo atreladas a fatores políticos, culturais e sociais que, de alguma forma, influenciam os processos históricos da produção dos saberes. Tecemos algumas análises referentes ao trabalho no campo, como a expressão da desigualdade social, que se manifesta nas diversas formas de produção, de atividade e de sujeitos que vivem ou trabalham nessa área; no campo da educação, relatamos a necessidade da realização de políticas públicas que priorizem a educação desse povo, sendo necessária a construção de formas, espaços e relações diferenciadas com base na articulação entre o trabalho e o estudo, uma vez que esse povo consegue desenvolver um saber eminentemente prático, articulando a educação recebida na escola com outros conhecimentos (topografia, solo, clima, etc.); e, por último, abordamos o surgimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, por meio dos movimentos sociais, como uma alternativa justa e salutar aos modelos de ensino e educação, empregando metodologias de ensino específicas à realidade sociocultural da população camponesa e, assim, valorizando a sua diversidade cultural.Palavras-chave: Trabalho no campo. Educação no campo. PRONERA. Educação semipresencial.
id Feevale-3_e96f0c0f57aef54adb44f1a57291be48
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/236
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃONeste texto, resgatamos algumas questões de ensino relacionadas à história e à educação do campo atreladas a fatores políticos, culturais e sociais que, de alguma forma, influenciam os processos históricos da produção dos saberes. Tecemos algumas análises referentes ao trabalho no campo, como a expressão da desigualdade social, que se manifesta nas diversas formas de produção, de atividade e de sujeitos que vivem ou trabalham nessa área; no campo da educação, relatamos a necessidade da realização de políticas públicas que priorizem a educação desse povo, sendo necessária a construção de formas, espaços e relações diferenciadas com base na articulação entre o trabalho e o estudo, uma vez que esse povo consegue desenvolver um saber eminentemente prático, articulando a educação recebida na escola com outros conhecimentos (topografia, solo, clima, etc.); e, por último, abordamos o surgimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, por meio dos movimentos sociais, como uma alternativa justa e salutar aos modelos de ensino e educação, empregando metodologias de ensino específicas à realidade sociocultural da população camponesa e, assim, valorizando a sua diversidade cultural.Palavras-chave: Trabalho no campo. Educação no campo. PRONERA. Educação semipresencial.Universidade Feevale2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/23610.25112/rco.v1i0.236Revista Conhecimento Online; v. 1 (2013): Janeiro / Junho2176-850110.25112/rco.v1i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/236/213Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessLongo, LarisseForgiarini, Luiz FelipeMachado, Carmen Lúcia BezerraManfroi, Waldomiro Carlos2017-06-29T23:05:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/236Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-29T23:05:05Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO
title EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO
spellingShingle EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO
Longo, Larisse
title_short EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO
title_full EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO
title_fullStr EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO
title_sort EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO
author Longo, Larisse
author_facet Longo, Larisse
Forgiarini, Luiz Felipe
Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Manfroi, Waldomiro Carlos
author_role author
author2 Forgiarini, Luiz Felipe
Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Manfroi, Waldomiro Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longo, Larisse
Forgiarini, Luiz Felipe
Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Manfroi, Waldomiro Carlos
description Neste texto, resgatamos algumas questões de ensino relacionadas à história e à educação do campo atreladas a fatores políticos, culturais e sociais que, de alguma forma, influenciam os processos históricos da produção dos saberes. Tecemos algumas análises referentes ao trabalho no campo, como a expressão da desigualdade social, que se manifesta nas diversas formas de produção, de atividade e de sujeitos que vivem ou trabalham nessa área; no campo da educação, relatamos a necessidade da realização de políticas públicas que priorizem a educação desse povo, sendo necessária a construção de formas, espaços e relações diferenciadas com base na articulação entre o trabalho e o estudo, uma vez que esse povo consegue desenvolver um saber eminentemente prático, articulando a educação recebida na escola com outros conhecimentos (topografia, solo, clima, etc.); e, por último, abordamos o surgimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, por meio dos movimentos sociais, como uma alternativa justa e salutar aos modelos de ensino e educação, empregando metodologias de ensino específicas à realidade sociocultural da população camponesa e, assim, valorizando a sua diversidade cultural.Palavras-chave: Trabalho no campo. Educação no campo. PRONERA. Educação semipresencial.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/236
10.25112/rco.v1i0.236
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/236
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1i0.236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/236/213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2013): Janeiro / Junho
2176-8501
10.25112/rco.v1i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1754570022476316672