O PRONERA COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DO CAMPO: CONTEXTOS E CONTRADIÇÕES
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11466 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é mostrar como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) foi implementado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) como uma política pública de educação do campo, por intermédio dos atores governamentais e não governamentais. Utilizou-se como metodologia, a relação existente entre os atores/sujeitos investigados na pesquisa, ressaltando as reivindicações da sociedade civil em prol de uma educação pública que fizesse frente às contradições impostas pela sociedade capitalista. Foi utilizado o método de estudo de caso, juntamente com as contribuições de algumas categorias do Materialismo Histórico Dialético (MHD). Os resultados alcançados com este trabalho demonstraram que o Pronera/UESB, enquanto política pública, cumpriu plenamente sua função social relacionada aos preceitos pedagógicos e acadêmicos, porém, não cumpriu sua função social em relação ao despertar e ao processo formativo dos atores/sujeitos beneficiários relacionados à ruptura dos fenômenos de ordem social, política, cultural e econômica. |
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O PRONERA COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DO CAMPO: CONTEXTOS E CONTRADIÇÕESEducação do CampoPolítica PúblicaPronera.O objetivo deste artigo é mostrar como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) foi implementado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) como uma política pública de educação do campo, por intermédio dos atores governamentais e não governamentais. Utilizou-se como metodologia, a relação existente entre os atores/sujeitos investigados na pesquisa, ressaltando as reivindicações da sociedade civil em prol de uma educação pública que fizesse frente às contradições impostas pela sociedade capitalista. Foi utilizado o método de estudo de caso, juntamente com as contribuições de algumas categorias do Materialismo Histórico Dialético (MHD). Os resultados alcançados com este trabalho demonstraram que o Pronera/UESB, enquanto política pública, cumpriu plenamente sua função social relacionada aos preceitos pedagógicos e acadêmicos, porém, não cumpriu sua função social em relação ao despertar e ao processo formativo dos atores/sujeitos beneficiários relacionados à ruptura dos fenômenos de ordem social, política, cultural e econômica. Revista Tempos e Espaços em Educação2019-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa, Estudo de Casoapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1146610.20952/revtee.v12i31.11466Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 275-296Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 275-296Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 275-296Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 275-2962358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11466/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Arlete RamosCarvalho, Mauro dos Santos2020-02-05T18:26:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11466Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2020-02-05T18:26:16Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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