POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PRONERA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Moisés Nunes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17789
Resumo: A temática desse artigo é a educação do campo. O objetivo é analisar a contribuição do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) para a educação de jovens e adultos de assentamentos rurais, como forma de promover o desenvolvimento do e no campo. Metodologicamente, o estudo é uma abordagem qualitativa subsidiada por uma pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados é sustentada pela dialética entre o dito e o feito no âmbito do Programa, que o circunscreve às políticas educacionais. O estudo aborda as especificidades do PRONERA, com a finalidade de situar historicamente a construção do Programa e seu desenvolvimento; e destaca a experiência do CEFET-RN no âmbito do PRONERA, por meio da oferta do curso técnico integrado em Controle Ambiental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os resultados demonstram que o PRONERA é fruto de uma longa luta no campo; tem contribuído com a escolarização de jovens e adultos do campo, desde a alfabetização à pós-graduação; e que o CEFET-RN, por meio do curso técnico integrado em Controle Ambiental, contribuiu para a formação profissional-cidadã de jovens e adultos trabalhadores dos assentamentos da reforma agrária no Rio Grande do Norte.Palavras-chave: Políticas públicas; Educação do campo; PRONERA. Education Policy and in the countryside: a reflection on PRONERA AbstractThe theme of this article is rural education. The objective is to analyze the National Program for Education in,Agrarian Reform (PRONERA) as a  contribution to youth and adult education in rural settlements, as a way topromote the development of and in the countryside. Methodologically, the study is a qualitative approach subsidized by a bibliographic and documental research. The analysis of the data is supported by the dialectic between what is said and what is done in the scope of the Program, which circumscribes it to educational policies. The study approaches the specificities of PRONERA, with the purpose of historically situating the construction of the Program and its development; and highlights the experience of CEFET-RN in the scope of PRONERA, throughthe offer of the integrated technical course in Environmental Control in the modality of Youth and Adult Education. The results show that PRONERA is the fruit of a long struggle in the countryside; it has contributed to the schooling of young people and adults in the countryside, from literacy to post-graduation; and that CEFET-RN, through the technical course in Environmental Control, has contributed to the professional-citizen formation of young and adult workers from the agrarian reform settlements in Rio Grande do Norte.  Keywords: Public Policies; Rural education; PRONERA. Política educativa de in en el campo: uma reflwxipon sobre el PRONERAResumen El tema de este artículo es la educación rural. El objetivo es analizar la contribución del Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria (PRONERA) en la educación de jóvenes y adultos en asentamientos rurales,como una forma de promover el desarrollo del y en el campo. Metodológicamente, el estudio es un enfoque cualitativo apoyado en una investigación bibliográfica y documental. El análisis de datos se sustenta en la dialéctica entre lo dicho y lo hecho en el ámbito del Programa, que lo circunscribe a las políticas educativas. El estudio aborda las especificidades del PRONERA, con el propósito de situar históricamente la construcción del Programa y su desarrollo; y destaca la experiencia del CEFET-RN en el contexto del PRONERA, al ofrecer un curso técnico integrado en Control Ambiental en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos. Los resultados muestran que el PRONERA es el resultado de una larga lucha en el campo; ha contribuido a la educación de jóvenes y adultos rurales, desde la alfabetización hasta los estudios de posgrado; y que el CEFET-RN, a través del curso técnico integrado en Control Ambiental, contribuyó a la formación ciudadano-profesional de trabajadores jóvenes yadultos en los asentamientos de reforma agraria de Rio Grande do Norte. Palabras clave: Políticas públicas; Educación rural; PRONERA.
id UFMA-5_81d414c6b673a8db2c9f816a6c6b930e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17789
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PRONERAPolíticas públicasEducação do campoPRONERAA temática desse artigo é a educação do campo. O objetivo é analisar a contribuição do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) para a educação de jovens e adultos de assentamentos rurais, como forma de promover o desenvolvimento do e no campo. Metodologicamente, o estudo é uma abordagem qualitativa subsidiada por uma pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados é sustentada pela dialética entre o dito e o feito no âmbito do Programa, que o circunscreve às políticas educacionais. O estudo aborda as especificidades do PRONERA, com a finalidade de situar historicamente a construção do Programa e seu desenvolvimento; e destaca a experiência do CEFET-RN no âmbito do PRONERA, por meio da oferta do curso técnico integrado em Controle Ambiental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os resultados demonstram que o PRONERA é fruto de uma longa luta no campo; tem contribuído com a escolarização de jovens e adultos do campo, desde a alfabetização à pós-graduação; e que o CEFET-RN, por meio do curso técnico integrado em Controle Ambiental, contribuiu para a formação profissional-cidadã de jovens e adultos trabalhadores dos assentamentos da reforma agrária no Rio Grande do Norte.Palavras-chave: Políticas públicas; Educação do campo; PRONERA. Education Policy and in the countryside: a reflection on PRONERA AbstractThe theme of this article is rural education. The objective is to analyze the National Program for Education in,Agrarian Reform (PRONERA) as a  contribution to youth and adult education in rural settlements, as a way topromote the development of and in the countryside. Methodologically, the study is a qualitative approach subsidized by a bibliographic and documental research. The analysis of the data is supported by the dialectic between what is said and what is done in the scope of the Program, which circumscribes it to educational policies. The study approaches the specificities of PRONERA, with the purpose of historically situating the construction of the Program and its development; and highlights the experience of CEFET-RN in the scope of PRONERA, throughthe offer of the integrated technical course in Environmental Control in the modality of Youth and Adult Education. The results show that PRONERA is the fruit of a long struggle in the countryside; it has contributed to the schooling of young people and adults in the countryside, from literacy to post-graduation; and that CEFET-RN, through the technical course in Environmental Control, has contributed to the professional-citizen formation of young and adult workers from the agrarian reform settlements in Rio Grande do Norte.  Keywords: Public Policies; Rural education; PRONERA. Política educativa de in en el campo: uma reflwxipon sobre el PRONERAResumen El tema de este artículo es la educación rural. El objetivo es analizar la contribución del Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria (PRONERA) en la educación de jóvenes y adultos en asentamientos rurales,como una forma de promover el desarrollo del y en el campo. Metodológicamente, el estudio es un enfoque cualitativo apoyado en una investigación bibliográfica y documental. El análisis de datos se sustenta en la dialéctica entre lo dicho y lo hecho en el ámbito del Programa, que lo circunscribe a las políticas educativas. El estudio aborda las especificidades del PRONERA, con el propósito de situar históricamente la construcción del Programa y su desarrollo; y destaca la experiencia del CEFET-RN en el contexto del PRONERA, al ofrecer un curso técnico integrado en Control Ambiental en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos. Los resultados muestran que el PRONERA es el resultado de una larga lucha en el campo; ha contribuido a la educación de jóvenes y adultos rurales, desde la alfabetización hasta los estudios de posgrado; y que el CEFET-RN, a través del curso técnico integrado en Control Ambiental, contribuyó a la formación ciudadano-profesional de trabajadores jóvenes yadultos en los asentamientos de reforma agraria de Rio Grande do Norte. Palabras clave: Políticas públicas; Educación rural; PRONERA.Universidade Federal do Maranhão2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1778910.18764/2178-2229v28n3.202148Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 301-3202178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17789/9655Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Moisés Nunes da2021-12-15T13:33:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17789Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2021-12-15T13:33:10Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PRONERA
title POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PRONERA
spellingShingle POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PRONERA
Silva, José Moisés Nunes da
Políticas públicas
Educação do campo
PRONERA
title_short POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PRONERA
title_full POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PRONERA
title_fullStr POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PRONERA
title_full_unstemmed POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PRONERA
title_sort POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PRONERA
author Silva, José Moisés Nunes da
author_facet Silva, José Moisés Nunes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Moisés Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Educação do campo
PRONERA
topic Políticas públicas
Educação do campo
PRONERA
description A temática desse artigo é a educação do campo. O objetivo é analisar a contribuição do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) para a educação de jovens e adultos de assentamentos rurais, como forma de promover o desenvolvimento do e no campo. Metodologicamente, o estudo é uma abordagem qualitativa subsidiada por uma pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados é sustentada pela dialética entre o dito e o feito no âmbito do Programa, que o circunscreve às políticas educacionais. O estudo aborda as especificidades do PRONERA, com a finalidade de situar historicamente a construção do Programa e seu desenvolvimento; e destaca a experiência do CEFET-RN no âmbito do PRONERA, por meio da oferta do curso técnico integrado em Controle Ambiental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os resultados demonstram que o PRONERA é fruto de uma longa luta no campo; tem contribuído com a escolarização de jovens e adultos do campo, desde a alfabetização à pós-graduação; e que o CEFET-RN, por meio do curso técnico integrado em Controle Ambiental, contribuiu para a formação profissional-cidadã de jovens e adultos trabalhadores dos assentamentos da reforma agrária no Rio Grande do Norte.Palavras-chave: Políticas públicas; Educação do campo; PRONERA. Education Policy and in the countryside: a reflection on PRONERA AbstractThe theme of this article is rural education. The objective is to analyze the National Program for Education in,Agrarian Reform (PRONERA) as a  contribution to youth and adult education in rural settlements, as a way topromote the development of and in the countryside. Methodologically, the study is a qualitative approach subsidized by a bibliographic and documental research. The analysis of the data is supported by the dialectic between what is said and what is done in the scope of the Program, which circumscribes it to educational policies. The study approaches the specificities of PRONERA, with the purpose of historically situating the construction of the Program and its development; and highlights the experience of CEFET-RN in the scope of PRONERA, throughthe offer of the integrated technical course in Environmental Control in the modality of Youth and Adult Education. The results show that PRONERA is the fruit of a long struggle in the countryside; it has contributed to the schooling of young people and adults in the countryside, from literacy to post-graduation; and that CEFET-RN, through the technical course in Environmental Control, has contributed to the professional-citizen formation of young and adult workers from the agrarian reform settlements in Rio Grande do Norte.  Keywords: Public Policies; Rural education; PRONERA. Política educativa de in en el campo: uma reflwxipon sobre el PRONERAResumen El tema de este artículo es la educación rural. El objetivo es analizar la contribución del Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria (PRONERA) en la educación de jóvenes y adultos en asentamientos rurales,como una forma de promover el desarrollo del y en el campo. Metodológicamente, el estudio es un enfoque cualitativo apoyado en una investigación bibliográfica y documental. El análisis de datos se sustenta en la dialéctica entre lo dicho y lo hecho en el ámbito del Programa, que lo circunscribe a las políticas educativas. El estudio aborda las especificidades del PRONERA, con el propósito de situar históricamente la construcción del Programa y su desarrollo; y destaca la experiencia del CEFET-RN en el contexto del PRONERA, al ofrecer un curso técnico integrado en Control Ambiental en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos. Los resultados muestran que el PRONERA es el resultado de una larga lucha en el campo; ha contribuido a la educación de jóvenes y adultos rurales, desde la alfabetización hasta los estudios de posgrado; y que el CEFET-RN, a través del curso técnico integrado en Control Ambiental, contribuyó a la formación ciudadano-profesional de trabajadores jóvenes yadultos en los asentamientos de reforma agraria de Rio Grande do Norte. Palabras clave: Políticas públicas; Educación rural; PRONERA.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17789
10.18764/2178-2229v28n3.202148
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17789
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n3.202148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17789/9655
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 301-320
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1789440303631958016