POESIA E CRÍTICA: POR UMA LEITURA INTERVALAR EM DEFESA DO LEITOR SITIADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martha, Diana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/266
Resumo: O objetivo deste artigo é propor algumas considerações sobre os vínculos entre poesia e crítica na contemporaneidade, de um modo geral, embora os argumentos amparem-se na situação brasileira, em particular. Não se espera aqui, nestas poucas páginas, possibilitar ampla discussão sobre o assunto e, claro, menos ainda, esgotar aspectos que mereceriam, cada um deles, um ensaio particular. Meu intento é antes apresentar alguns caminhos para a reflexão acerca das relações entre a poesia e a crítica e, em especial, entre o leitor da crítica de poesia, a poesia e a crítica, ainda que essas instâncias possam confundir-se. Da maneira como as percebo, tais relações são intervalares, porque se abrem à leitura desafiando o leitor a percorrer as malhas do texto, esgarçando espaços em busca da percepção dos elementos sobre os quais o discurso crítico se debruça e se desdobra, seja pela crítica na poesia, aquela que surge no escopo do próprio poema, seja pela crítica da poesia. Essa leitura do intervalo não tem função apaziguadora, pelo contrário, é desestabilizadora (STERZI, 2006). 
id GEL-1_3c86339ad21ed659be28cc9352cb6c60
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/266
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling POESIA E CRÍTICA: POR UMA LEITURA INTERVALAR EM DEFESA DO LEITOR SITIADOO objetivo deste artigo é propor algumas considerações sobre os vínculos entre poesia e crítica na contemporaneidade, de um modo geral, embora os argumentos amparem-se na situação brasileira, em particular. Não se espera aqui, nestas poucas páginas, possibilitar ampla discussão sobre o assunto e, claro, menos ainda, esgotar aspectos que mereceriam, cada um deles, um ensaio particular. Meu intento é antes apresentar alguns caminhos para a reflexão acerca das relações entre a poesia e a crítica e, em especial, entre o leitor da crítica de poesia, a poesia e a crítica, ainda que essas instâncias possam confundir-se. Da maneira como as percebo, tais relações são intervalares, porque se abrem à leitura desafiando o leitor a percorrer as malhas do texto, esgarçando espaços em busca da percepção dos elementos sobre os quais o discurso crítico se debruça e se desdobra, seja pela crítica na poesia, aquela que surge no escopo do próprio poema, seja pela crítica da poesia. Essa leitura do intervalo não tem função apaziguadora, pelo contrário, é desestabilizadora (STERZI, 2006). Revista do Gel2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/266Revista do GEL; v. 12 n. 2 (2015): Revista do GEL; 11-291984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/266/pdfMartha, Dianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-26T13:00:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/266Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2016-09-26T13:00:53Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv POESIA E CRÍTICA: POR UMA LEITURA INTERVALAR EM DEFESA DO LEITOR SITIADO
title POESIA E CRÍTICA: POR UMA LEITURA INTERVALAR EM DEFESA DO LEITOR SITIADO
spellingShingle POESIA E CRÍTICA: POR UMA LEITURA INTERVALAR EM DEFESA DO LEITOR SITIADO
Martha, Diana
title_short POESIA E CRÍTICA: POR UMA LEITURA INTERVALAR EM DEFESA DO LEITOR SITIADO
title_full POESIA E CRÍTICA: POR UMA LEITURA INTERVALAR EM DEFESA DO LEITOR SITIADO
title_fullStr POESIA E CRÍTICA: POR UMA LEITURA INTERVALAR EM DEFESA DO LEITOR SITIADO
title_full_unstemmed POESIA E CRÍTICA: POR UMA LEITURA INTERVALAR EM DEFESA DO LEITOR SITIADO
title_sort POESIA E CRÍTICA: POR UMA LEITURA INTERVALAR EM DEFESA DO LEITOR SITIADO
author Martha, Diana
author_facet Martha, Diana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martha, Diana
description O objetivo deste artigo é propor algumas considerações sobre os vínculos entre poesia e crítica na contemporaneidade, de um modo geral, embora os argumentos amparem-se na situação brasileira, em particular. Não se espera aqui, nestas poucas páginas, possibilitar ampla discussão sobre o assunto e, claro, menos ainda, esgotar aspectos que mereceriam, cada um deles, um ensaio particular. Meu intento é antes apresentar alguns caminhos para a reflexão acerca das relações entre a poesia e a crítica e, em especial, entre o leitor da crítica de poesia, a poesia e a crítica, ainda que essas instâncias possam confundir-se. Da maneira como as percebo, tais relações são intervalares, porque se abrem à leitura desafiando o leitor a percorrer as malhas do texto, esgarçando espaços em busca da percepção dos elementos sobre os quais o discurso crítico se debruça e se desdobra, seja pela crítica na poesia, aquela que surge no escopo do próprio poema, seja pela crítica da poesia. Essa leitura do intervalo não tem função apaziguadora, pelo contrário, é desestabilizadora (STERZI, 2006). 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/266
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/266/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 12 n. 2 (2015): Revista do GEL; 11-29
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113968267264