"E eu não sou uma leitora?" : em defesa da falha na leitura
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47493 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. |
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"E eu não sou uma leitora?" : em defesa da falha na leituraPersonagens literários - mulherLeitorLeitura - dificuldadesBest-sellerDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.A leitora é uma figura emblemática para a literatura do século XIX. Emma Bovary, de Gustave Flaubert (1856), é responsável por cristalizar, na literatura, a imagem da mulher que lê e, na mesma proporção, se perde e provoca a sua própria ruína. A fim de investigar como é feita a construção de personagens leitoras, propomos uma análise do percurso literário da primeira protagonista feminina do realismo, para compreender o papel da leitura – e de seu efeito julgado pela crítica literária como falho, porque prejudicial – não só para a trajetória da personagem, mas também para a representação de leitoras contemporâneas. Partimos da hipótese de que a Emma Bovary é a precursora – na concepção de Jorge Luis Borges (1952) – de Bella Swan, a protagonista leitora da saga vampiresca Crepúsculo (2009), responsável por reviver o romantismo gótico. Ao investigar as práticas de leitura de Emma e Bella, sugerimos uma análise que leva em consideração três pontos de conexão: (1) a caracterização de ambas como leitoras vorazes; (2) a contraposição entre o realismo e o romantismo delineada a partir da jornada das personagens; e (3) a natureza distinta dos livros lidos pelas protagonistas: literatura de entretenimento e clássicos. Em um terceiro momento, tentamos investigar a relação entre a leitura e seus efeitos na construção de relacionamentos amorosos vividos por mulheres que leem, a partir de uma verificação cuidadosa da constituição do relacionamento entre Bella e Edward, o ideal almejado e jamais alcançado por Emma Bovary. Dessa forma, nesta dissertação, procuramos dar espaço para a reivindicação da possibilidade de exercitar a leitura como um ato falho, negado às mulheres no século XIX e na contemporaneidade também.The reader is an emblematic figure in 19th century literature. Emma Bovary, by Gustave Flaubert (1856), is responsible for crystallizing, in literature, the image of the woman who reads and, in the same proportion, loses herself and causes her own ruin. In order to investigate how the construction of reader characters is carried out, we propose an analysis of the literary route of the first female protagonist of realism, to understand the role of reading – and its effect judged by literary critics as flawed, because it is harmful – not only for the character's path, but also for the representation of contemporary female readers. We start from the hypothesis that Emma Bovary is the precursor – in the conception of Jorge Luis Borges (1952) – of Bella Swan, the protagonist reader of the vampire saga Twilight (2009), responsible for reviving gothic romanticism. When investigating Emma and Bella's reading practices, we suggest an analysis that takes into account three points of connection: (1) the characterization of both as voracious readers; (2) the contrast between realism and romanticism outlined through the characters’ journey; and (3) the distinct nature of the books read by the protagonists: entertainment literature and classics. In a third moment, we try to investigate the relationship between reading and its effects on the construction of loving relationships experienced by women who read, through the careful verification of the constitution of the relationship between Bella and Edward, the ideal craved and never achieved by Emma Bovary. Thus, in this dissertation, we seek to give space to a claim of the possibility of exercising reading as a failed act, denied to women in the 19th century and in contemporary times as well.Instituto de Letras (IL)Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)Programa de Pós-Graduação em LiteraturaNakagome, Patrícia TrindadeBrito, Ana Clara de Carvalho2024-01-24T21:27:33Z2024-01-24T21:27:33Z2024-01-242023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Ana Clara de Carvalho. "E eu não sou uma leitora?": em defesa da falha na leitura. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47493A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-24T21:27:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/47493Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-24T21:27:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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