PERSPECTIVA FUNCIONALISTA PARA A FORMAÇÃO (META)LINGUÍSTICA DE PROFESSORES DE ESPANHOL: AS FORMAS DE TRATAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Marins Costa, Elzimar Goettenauer
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Barros, Cristiano Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/554
Resumo: Resumo: Os principais documentos norteadores da Educação Básica brasileira consideram a língua como uma atividade sociocultural, política e historicamente situada, em sua variabilidade e pluralidade de manifestações. Espera-se que, em sua atuação docente, o professor de espanhol do ensino regular possa realizar um trabalho coerente e em sintonia com a proposta educacional desses documentos, orientado por uma perspectiva discursiva, possibilitando aos alunos o desenvolvimento e a integração de competências (comunicativas, textuais, culturais etc.) para o uso da língua. Para fazê-lo, é preciso que o professor aprofunde estudos linguísticos e metalinguísticos e reflita também sobre ensino/aprendizagem de línguas, de maneira a se tornar um falante/usuário proficiente e um profissional capaz de estimular seus alunos a refletir sobre a língua não só como estrutura, mas, também, como meio de comunicação e de contato intercultural. Assim, o objetivo deste trabalho é propor a perspectiva funcionalista de abordagem linguística como um horizonte norteador para a formação (meta)linguística do docente de espanhol e, para isso, oferecemos um panorama geral dos princípios do Funcionalismo e mostramos um trabalho de articulação de tal linha teórica à prática, por meio de uma discussão sobre a abordagem discursiva de algumas formas de tratamento do espanhol, a partir de textos autênticos.
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