PERSPECTIVA FUNCIONALISTA PARA A FORMAÇÃO (META)LINGUÍSTICA DE PROFESSORES DE ESPANHOL: AS FORMAS DE TRATAMENTO
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/554 |
Resumo: | Resumo: Os principais documentos norteadores da Educação Básica brasileira consideram a língua como uma atividade sociocultural, política e historicamente situada, em sua variabilidade e pluralidade de manifestações. Espera-se que, em sua atuação docente, o professor de espanhol do ensino regular possa realizar um trabalho coerente e em sintonia com a proposta educacional desses documentos, orientado por uma perspectiva discursiva, possibilitando aos alunos o desenvolvimento e a integração de competências (comunicativas, textuais, culturais etc.) para o uso da língua. Para fazê-lo, é preciso que o professor aprofunde estudos linguísticos e metalinguísticos e reflita também sobre ensino/aprendizagem de línguas, de maneira a se tornar um falante/usuário proficiente e um profissional capaz de estimular seus alunos a refletir sobre a língua não só como estrutura, mas, também, como meio de comunicação e de contato intercultural. Assim, o objetivo deste trabalho é propor a perspectiva funcionalista de abordagem linguística como um horizonte norteador para a formação (meta)linguística do docente de espanhol e, para isso, oferecemos um panorama geral dos princípios do Funcionalismo e mostramos um trabalho de articulação de tal linha teórica à prática, por meio de uma discussão sobre a abordagem discursiva de algumas formas de tratamento do espanhol, a partir de textos autênticos. |
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PERSPECTIVA FUNCIONALISTA PARA A FORMAÇÃO (META)LINGUÍSTICA DE PROFESSORES DE ESPANHOL: AS FORMAS DE TRATAMENTOFormação de professores de espanhol. Funcionalismo gramatical. Ensino-aprendizagem de espanhol. Formas de tratamento do espanhol.Formação de professores de espanholResumo: Os principais documentos norteadores da Educação Básica brasileira consideram a língua como uma atividade sociocultural, política e historicamente situada, em sua variabilidade e pluralidade de manifestações. Espera-se que, em sua atuação docente, o professor de espanhol do ensino regular possa realizar um trabalho coerente e em sintonia com a proposta educacional desses documentos, orientado por uma perspectiva discursiva, possibilitando aos alunos o desenvolvimento e a integração de competências (comunicativas, textuais, culturais etc.) para o uso da língua. Para fazê-lo, é preciso que o professor aprofunde estudos linguísticos e metalinguísticos e reflita também sobre ensino/aprendizagem de línguas, de maneira a se tornar um falante/usuário proficiente e um profissional capaz de estimular seus alunos a refletir sobre a língua não só como estrutura, mas, também, como meio de comunicação e de contato intercultural. Assim, o objetivo deste trabalho é propor a perspectiva funcionalista de abordagem linguística como um horizonte norteador para a formação (meta)linguística do docente de espanhol e, para isso, oferecemos um panorama geral dos princípios do Funcionalismo e mostramos um trabalho de articulação de tal linha teórica à prática, por meio de uma discussão sobre a abordagem discursiva de algumas formas de tratamento do espanhol, a partir de textos autênticos.Revista do Gel2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/554Revista do GEL; v. 12 n. 2 (2015): Revista do GEL; 30-631984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/554/pdfde Marins Costa, Elzimar Goettenauerde Barros, Cristiano Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-26T13:00:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/554Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2016-09-26T13:00:53Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
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