A formação do professor de espanhol na UFBA e sua inserção com a sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paraquett, Márcia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33954
Resumo: Minha proposta é a de apresentar o modelo de formação de professores que se adota no Curso de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ressaltando o diálogo que se procura estabelecer entre a formação e a prática profissional de nossos alunos, futuros professores na cidade de Salvador. De acordo com a reforma dos currícula universitários, o aluno/professor em formação precisa cumprir com uma extensa carga horária de estágio supervisionado, dividido em duas fases: na primeira, realizam-se as leituras teóricas que garantem a base para a produção de um projeto que deverá ser aplicado, já na segunda fase, em uma escola de ensino regular. Considerando ser fundamental a associação entre teoria e prática, e entre prática profissional e papel social, a base teórica pela qual se opta na UFBA é aquela que prevê um ensino voltado para a realidade sociocultural do aprendiz, e que se preocupa com a interculturalidade no processo de ensino- aprendizagem. A partir dessa orientação, os alunos/professores elaboram um projeto que consiste, na verdade, na produção de um material didático que deve preocupar-se com os seguintes aspectos: o contexto sociocultural da aprendizagem; a pluralidade linguística e cultural da língua espanhola; a ‘proximidade’ entre o português e o espanhol; a variedade de gêneros, tipos de textos e linguagens próprios à aprendizagem. Esses aspectos, consequentemente, levam a uma concepção de língua como expressão social e cultural. Desta forma, acredito, estamos preparando profissionais que possam dar conta de seu papel político e social, justamente neste momento crucial em que se encerra o prazo determinado pela Lei 11.161/2005.
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De acordo com a reforma dos currícula universitários, o aluno/professor em formação precisa cumprir com uma extensa carga horária de estágio supervisionado, dividido em duas fases: na primeira, realizam-se as leituras teóricas que garantem a base para a produção de um projeto que deverá ser aplicado, já na segunda fase, em uma escola de ensino regular. Considerando ser fundamental a associação entre teoria e prática, e entre prática profissional e papel social, a base teórica pela qual se opta na UFBA é aquela que prevê um ensino voltado para a realidade sociocultural do aprendiz, e que se preocupa com a interculturalidade no processo de ensino- aprendizagem. A partir dessa orientação, os alunos/professores elaboram um projeto que consiste, na verdade, na produção de um material didático que deve preocupar-se com os seguintes aspectos: o contexto sociocultural da aprendizagem; a pluralidade linguística e cultural da língua espanhola; a ‘proximidade’ entre o português e o espanhol; a variedade de gêneros, tipos de textos e linguagens próprios à aprendizagem. Esses aspectos, consequentemente, levam a uma concepção de língua como expressão social e cultural. Desta forma, acredito, estamos preparando profissionais que possam dar conta de seu papel político e social, justamente neste momento crucial em que se encerra o prazo determinado pela Lei 11.161/2005.Submitted by MARCIA PARAQUETT FERNANDES (marciaparaquett@gmail.com) on 2021-08-02T16:12:21Z No. of bitstreams: 1 2011 Formação de professores de espanhol na UFBA.pdf: 296546 bytes, checksum: 81aea25ed7131e45c1ab1317f131fbfa (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-08-17T19:41:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011 Formação de professores de espanhol na UFBA.pdf: 296546 bytes, checksum: 81aea25ed7131e45c1ab1317f131fbfa (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-17T19:41:03Z (GMT). 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