EXPERIÊNCIAS E AÇÕES DE POLÍTICA LINGUÍSTICA NO ÂMBITO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/465 |
Resumo: | Este artigo discute experiências e as ações de Política Linguística desenvolvidas no âmbito do projeto multi-institucional Observatório da Educação na Fronteira, desenvolvido entre os anos de 2011 a 2013. O projeto teve como objetivo ampliar o campo de observação sobre a fronteira e sobre os processos educativos peculiares a essas regiões, bem como seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem de crianças bilíngues. A partir de então, visou ao fomento de pesquisas a fim de subsidiar a proposição de políticas linguístico-educacionais para os espaços de escolarização situados em contextos bi/multilíngues de fronteiras nacionais. Nesse artigo, enfatizam-se as ações e as experiências que envolveram duas das escolas brasileiras participantes do projeto situadas em Ponta Porã, município brasileiro localizado na fronteira Brasil – Paraguai. Analisa-se, por fim, como a metodologia empregada pelo observatório propiciou aos educadores participantes novas formas de perceber e agir diante da presença de alunos de diferentes línguas maternas nos espaços das escolas, condição importante para a valorização e promoção da diversidade linguística e da integração linguístico-cultural na fronteira. |
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EXPERIÊNCIAS E AÇÕES DE POLÍTICA LINGUÍSTICA NO ÂMBITO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA FRONTEIRAObservatório da Educação na Fronteira. Política Linguística. Escolas na Fronteira.Ações de Política LinguísticaEste artigo discute experiências e as ações de Política Linguística desenvolvidas no âmbito do projeto multi-institucional Observatório da Educação na Fronteira, desenvolvido entre os anos de 2011 a 2013. O projeto teve como objetivo ampliar o campo de observação sobre a fronteira e sobre os processos educativos peculiares a essas regiões, bem como seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem de crianças bilíngues. A partir de então, visou ao fomento de pesquisas a fim de subsidiar a proposição de políticas linguístico-educacionais para os espaços de escolarização situados em contextos bi/multilíngues de fronteiras nacionais. Nesse artigo, enfatizam-se as ações e as experiências que envolveram duas das escolas brasileiras participantes do projeto situadas em Ponta Porã, município brasileiro localizado na fronteira Brasil – Paraguai. Analisa-se, por fim, como a metodologia empregada pelo observatório propiciou aos educadores participantes novas formas de perceber e agir diante da presença de alunos de diferentes línguas maternas nos espaços das escolas, condição importante para a valorização e promoção da diversidade linguística e da integração linguístico-cultural na fronteira.Revista do Gel2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/465Revista do GEL; v. 12 n. 2 (2015): Revista do GEL; 138-1631984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/465/pdfBerger, Isis Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-26T13:00:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/465Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2016-09-26T13:00:53Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
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