EXPERIÊNCIAS E AÇÕES DE POLÍTICA LINGUÍSTICA NO ÂMBITO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berger, Isis Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/465
Resumo: Este artigo discute experiências e as ações de Política Linguística desenvolvidas no âmbito do projeto multi-institucional Observatório da Educação na Fronteira, desenvolvido entre os anos de 2011 a 2013. O projeto teve como objetivo ampliar o campo de observação sobre a fronteira e sobre os processos educativos peculiares a essas regiões, bem como seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem de crianças bilíngues. A partir de então, visou ao fomento de pesquisas a fim de subsidiar a proposição de políticas linguístico-educacionais para os espaços de escolarização situados em contextos bi/multilíngues de fronteiras nacionais. Nesse artigo, enfatizam-se as ações e as experiências que envolveram duas das escolas brasileiras participantes do projeto situadas em Ponta Porã, município brasileiro localizado na fronteira Brasil – Paraguai. Analisa-se, por fim, como a metodologia empregada pelo observatório propiciou aos educadores participantes novas formas de perceber e agir diante da presença de alunos de diferentes línguas maternas nos espaços das escolas, condição importante para a valorização e promoção da diversidade linguística e da integração linguístico-cultural na fronteira.
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