O ensino do uso do dicionário aos aprendizes de língua estrangeira: quem se importa?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/123 |
Resumo: | As dificuldades dos aprendizes de língua estrangeira no uso dos dicionários já foram constatadas por uma série de pesquisas. Isso suscitou recomendações sobre a necessidade de ensinar o uso do dicionário, para promover o desenvolvimento de habilidades de consulta. No entanto, salvo raras exceções, o ambiente de ensino ainda não incorporou esse tópico no ensino de idiomas. São discutidos neste artigo os aspectos envolvidos na questão do ensino do uso do dicionário: por que ensinar, o que ensinar, como ensinar e a quem compete ensinar. Conclui-se que, para desenvolver habilidades de consulta a dicionários, os cursos de idiomas deveriam, além de fornecer instrução explícita sobre o assunto, incorporar o uso do dicionário nas atividades de sala de aula. No entanto, para alcançar esse objetivo, os professores teriam que ser conscientizados sobre por que e como integrar os dicionários no ensino de línguas estrangeiras. Por essa razão, os cursos de formação de professores deveriam contemplar tópicos específicos de Lexicografia a fim de prepará-los para essa nova demanda. |
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O ensino do uso do dicionário aos aprendizes de língua estrangeira: quem se importa?Habilidades de consulta. Uso do dicionário. Lexicografia pedagógica. Ensino de línguas estrangeiras.As dificuldades dos aprendizes de língua estrangeira no uso dos dicionários já foram constatadas por uma série de pesquisas. Isso suscitou recomendações sobre a necessidade de ensinar o uso do dicionário, para promover o desenvolvimento de habilidades de consulta. No entanto, salvo raras exceções, o ambiente de ensino ainda não incorporou esse tópico no ensino de idiomas. São discutidos neste artigo os aspectos envolvidos na questão do ensino do uso do dicionário: por que ensinar, o que ensinar, como ensinar e a quem compete ensinar. Conclui-se que, para desenvolver habilidades de consulta a dicionários, os cursos de idiomas deveriam, além de fornecer instrução explícita sobre o assunto, incorporar o uso do dicionário nas atividades de sala de aula. No entanto, para alcançar esse objetivo, os professores teriam que ser conscientizados sobre por que e como integrar os dicionários no ensino de línguas estrangeiras. Por essa razão, os cursos de formação de professores deveriam contemplar tópicos específicos de Lexicografia a fim de prepará-los para essa nova demanda.Revista do Gel2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/123Revista do GEL; v. 5 n. 2 (2008): Revista do GEL ; 199-2121984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/123/103DURAN, Magali Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:18:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/123Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:18:26Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
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