O ensino do uso do dicionário aos aprendizes de língua estrangeira: quem se importa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DURAN, Magali Sanches
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/123
Resumo: As dificuldades dos aprendizes de língua estrangeira no uso dos dicionários já foram constatadas por uma série de pesquisas. Isso suscitou recomendações sobre a necessidade de ensinar o uso do dicionário, para promover o desenvolvimento de habilidades de consulta. No entanto, salvo raras exceções, o ambiente de ensino ainda não incorporou esse tópico no ensino de idiomas. São discutidos neste artigo os aspectos envolvidos na questão do ensino do uso do dicionário: por que ensinar, o que ensinar, como ensinar e a quem compete ensinar. Conclui-se que, para desenvolver habilidades de consulta a dicionários, os cursos de idiomas deveriam, além de fornecer instrução explícita sobre o assunto, incorporar o uso do dicionário nas atividades de sala de aula. No entanto, para alcançar esse objetivo, os professores teriam que ser conscientizados sobre por que e como integrar os dicionários no ensino de línguas estrangeiras. Por essa razão, os cursos de formação de professores deveriam contemplar tópicos específicos de Lexicografia a fim de prepará-los para essa nova demanda.
id GEL-1_7a20b644f39bafeac112c234eb75a8e7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/123
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling O ensino do uso do dicionário aos aprendizes de língua estrangeira: quem se importa?Habilidades de consulta. Uso do dicionário. Lexicografia pedagógica. Ensino de línguas estrangeiras.As dificuldades dos aprendizes de língua estrangeira no uso dos dicionários já foram constatadas por uma série de pesquisas. Isso suscitou recomendações sobre a necessidade de ensinar o uso do dicionário, para promover o desenvolvimento de habilidades de consulta. No entanto, salvo raras exceções, o ambiente de ensino ainda não incorporou esse tópico no ensino de idiomas. São discutidos neste artigo os aspectos envolvidos na questão do ensino do uso do dicionário: por que ensinar, o que ensinar, como ensinar e a quem compete ensinar. Conclui-se que, para desenvolver habilidades de consulta a dicionários, os cursos de idiomas deveriam, além de fornecer instrução explícita sobre o assunto, incorporar o uso do dicionário nas atividades de sala de aula. No entanto, para alcançar esse objetivo, os professores teriam que ser conscientizados sobre por que e como integrar os dicionários no ensino de línguas estrangeiras. Por essa razão, os cursos de formação de professores deveriam contemplar tópicos específicos de Lexicografia a fim de prepará-los para essa nova demanda.Revista do Gel2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/123Revista do GEL; v. 5 n. 2 (2008): Revista do GEL ; 199-2121984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/123/103DURAN, Magali Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:18:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/123Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:18:26Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do uso do dicionário aos aprendizes de língua estrangeira: quem se importa?
title O ensino do uso do dicionário aos aprendizes de língua estrangeira: quem se importa?
spellingShingle O ensino do uso do dicionário aos aprendizes de língua estrangeira: quem se importa?
DURAN, Magali Sanches
Habilidades de consulta. Uso do dicionário. Lexicografia pedagógica. Ensino de línguas estrangeiras.
title_short O ensino do uso do dicionário aos aprendizes de língua estrangeira: quem se importa?
title_full O ensino do uso do dicionário aos aprendizes de língua estrangeira: quem se importa?
title_fullStr O ensino do uso do dicionário aos aprendizes de língua estrangeira: quem se importa?
title_full_unstemmed O ensino do uso do dicionário aos aprendizes de língua estrangeira: quem se importa?
title_sort O ensino do uso do dicionário aos aprendizes de língua estrangeira: quem se importa?
author DURAN, Magali Sanches
author_facet DURAN, Magali Sanches
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DURAN, Magali Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades de consulta. Uso do dicionário. Lexicografia pedagógica. Ensino de línguas estrangeiras.
topic Habilidades de consulta. Uso do dicionário. Lexicografia pedagógica. Ensino de línguas estrangeiras.
description As dificuldades dos aprendizes de língua estrangeira no uso dos dicionários já foram constatadas por uma série de pesquisas. Isso suscitou recomendações sobre a necessidade de ensinar o uso do dicionário, para promover o desenvolvimento de habilidades de consulta. No entanto, salvo raras exceções, o ambiente de ensino ainda não incorporou esse tópico no ensino de idiomas. São discutidos neste artigo os aspectos envolvidos na questão do ensino do uso do dicionário: por que ensinar, o que ensinar, como ensinar e a quem compete ensinar. Conclui-se que, para desenvolver habilidades de consulta a dicionários, os cursos de idiomas deveriam, além de fornecer instrução explícita sobre o assunto, incorporar o uso do dicionário nas atividades de sala de aula. No entanto, para alcançar esse objetivo, os professores teriam que ser conscientizados sobre por que e como integrar os dicionários no ensino de línguas estrangeiras. Por essa razão, os cursos de formação de professores deveriam contemplar tópicos específicos de Lexicografia a fim de prepará-los para essa nova demanda.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/123
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/123/103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 5 n. 2 (2008): Revista do GEL ; 199-212
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113664180224