Avaliação de dicionários infantis para o ensino de espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Martins da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178880
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo lexicográfico que visa analisar três dicionários infantis ilustrados que pretensamente atendem às necessidades de crianças brasileiras de seis anos de idade. No que concerne ao ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira para esse público, o professor carece de um panorama que lhe indique quais dicionários podem ser utilizados e como empregá-los com esse público. Em virtude disso, o trabalho tem como objetivos identificar alguns dicionários dessa classe disponíveis no mercado editorial, proporcionar aos educadores um entendimento mais amplo do material e identificar qual é, entre os dicionários aqui avaliados, o mais adequado ao público-alvo. Fez-se necessário elaborar uma metodologia de análise no que diz respeito à macroestrutura, visto que não há nenhum modelo disponível para ser utilizado como parâmetro. Para as análises realizadas neste trabalho, compilou-se o léxico de um livro didático direcionado ao ensino de espanhol para este público. Essa compilação léxica corresponde à macroestrutura que esses dicionários deveriam ter. É relevante mencionar que não é possível ter um padrão de análise totalmente eficiente ao compilar um corpus para a análise a partir do léxico de apenas um livro didático O corpus aqui compilado serve, portanto, fundamentalmente como um teste de metodologia e, em virtude disso, tornar-se-ia necessário expandi-lo com uma compilação do léxico de uma quantidade mais significativa de materiais para criar uma base de análise mais eficiente. Além disso, tornou-se necessário realizar estudos interdisciplinares a partir de diferentes saberes, tais como lexicografia, legislação, capacidades cognitivas e ensino de crianças. Os resultados das análises realizadas comprovam que há uma carência de materiais direcionados a este público e que nenhum, entre os poucos dicionários existentes, atende totalmente as possíveis demandas dos seus consulentes. Felizmente, pode-se afirmar que o ensino de línguas estrangeiras para crianças tem apresentado um crescimento nos últimos anos e notou-se que, apesar de ser um material que ainda necessita de mais atenção, os dicionários analisados apresentaram melhorias nos resultados das análises conforme sua cronologia.
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Fez-se necessário elaborar uma metodologia de análise no que diz respeito à macroestrutura, visto que não há nenhum modelo disponível para ser utilizado como parâmetro. Para as análises realizadas neste trabalho, compilou-se o léxico de um livro didático direcionado ao ensino de espanhol para este público. Essa compilação léxica corresponde à macroestrutura que esses dicionários deveriam ter. É relevante mencionar que não é possível ter um padrão de análise totalmente eficiente ao compilar um corpus para a análise a partir do léxico de apenas um livro didático O corpus aqui compilado serve, portanto, fundamentalmente como um teste de metodologia e, em virtude disso, tornar-se-ia necessário expandi-lo com uma compilação do léxico de uma quantidade mais significativa de materiais para criar uma base de análise mais eficiente. Além disso, tornou-se necessário realizar estudos interdisciplinares a partir de diferentes saberes, tais como lexicografia, legislação, capacidades cognitivas e ensino de crianças. Os resultados das análises realizadas comprovam que há uma carência de materiais direcionados a este público e que nenhum, entre os poucos dicionários existentes, atende totalmente as possíveis demandas dos seus consulentes. Felizmente, pode-se afirmar que o ensino de línguas estrangeiras para crianças tem apresentado um crescimento nos últimos anos e notou-se que, apesar de ser um material que ainda necessita de mais atenção, os dicionários analisados apresentaram melhorias nos resultados das análises conforme sua cronologia.El presente trabajo presenta un estudio lexicográfico que objetiva analizar tres diccionarios infantiles ilustrados que supuestamente atienden a las necesidades de niños brasileños de seis años de edad. Respecto a la enseñanza-aprendizaje de español como lengua extranjera a ese público, el profesor carece de un panorama que le indique cuáles diccionarios pueden ser utilizados y cómo emplearlos a ese público. En virtud de ello, el trabajo tiene como objetivos identificar algunos diccionarios de esa clase disponibles en el mercado editorial, proporcionar a los educadores una comprensión más amplia de este material e identificar cuál es, entre los diccionarios aquí evaluados, el más adecuado al público destinatario. Se hizo necesario elaborar una metodología de análisis respecto a la macroestructura, pues no existe ningún modelo disponible para ser utilizado como parámetro. Para los análisis realizados en este trabajo, se ha compilado el léxico de un libro didáctico direccionado a la enseñanza de español para este público. Esa compilación léxica corresponde a la macroestructura que estos diccionarios deberían tener. Es relevante mencionar que no es posible tener un patrón de análisis totalmente eficiente al compilar un corpus para el análisis a partir de un único libro didáctico El corpus aquí compilado sirve, por lo tanto, fundamentalmente como un teste de metodología y, en virtud de ello, sería necesario expandirlo con una compilación del léxico de una cantidad más significativa de materiales para crear una base de análisis más eficiente. Además de eso, se volvió necesario realizar estudios interdisciplinares a partir de diferentes saberes, tales como lexicografía, legislación, capacidades cognitivas y enseñanza de niños. Los resultados de los análisis realizados comprueban que existe una carencia de materiales direccionados a este público y que ninguno, entre los pocos diccionarios existentes, atiende totalmente a las posibles demandas de sus usuarios. Felizmente, se puede afirmar que la enseñanza de lenguas extranjeras para niños presenta un crecimiento en los últimos años y se nota que, aunque sea un material que aún necesita de más atención, los diccionarios analizados presentan mejorías en los resultados de los análisis conforme su cronología.application/pdfporLexicografiaDicionário ilustradoEnsino de língua estrangeira (espanhol)Língua espanhola : DicionáriosDiccionarios ilustradosEspañol como lengua extranjeraNiñosAvaliação de dicionários infantis para o ensino de espanhol como língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066691.pdf001066691.pdfTexto completoapplication/pdf2573780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178880/1/001066691.pdfe39e6acf081301fc120317002201d0e9MD51TEXT001066691.pdf.txt001066691.pdf.txtExtracted Texttext/plain82707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178880/2/001066691.pdf.txt1c805794a68c49ff0b01deeb26faf077MD5210183/1788802022-08-06 04:44:25.468721oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178880Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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