HIBRIDIZANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE INGLÊS: QUESTÕES DE INCLUSÃO E QUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do GEL |
Texto Completo: | https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/232 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma reflexão crítica a respeito da hibridização da Educação e do ensino de inglês como Língua Estrangeira (LE) por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino presencial. A discussão se ancora em concepções de aprendizado de diferentes teorias a fim de propor que as TICs se constituam em ferramentas de inclusão sociodigital e em molas propulsoras da qualidade educacional, fomentando um amplo acesso à informação e à ampliação do capital social dos educandos. Para tanto, o estudo revisa alguns estudos que utilizaram abordagens híbridas para o ensino de línguas aliando as TICs ao ensino presencial, além de algumas ações no sentido de incluí-las nas práticas pedagógicas do mundo contemporâneo. |
id |
GEL-1_8cd7fa2bd6ab0818ad9bebbbebbed1d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/232 |
network_acronym_str |
GEL-1 |
network_name_str |
Revista do GEL |
repository_id_str |
|
spelling |
HIBRIDIZANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE INGLÊS: QUESTÕES DE INCLUSÃO E QUALIDADEHybridização. TICs. Inclusão sociodigital. Qualidade educacional.Educação com tecnologias e Inclusão sociodigitalO presente artigo propõe uma reflexão crítica a respeito da hibridização da Educação e do ensino de inglês como Língua Estrangeira (LE) por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino presencial. A discussão se ancora em concepções de aprendizado de diferentes teorias a fim de propor que as TICs se constituam em ferramentas de inclusão sociodigital e em molas propulsoras da qualidade educacional, fomentando um amplo acesso à informação e à ampliação do capital social dos educandos. Para tanto, o estudo revisa alguns estudos que utilizaram abordagens híbridas para o ensino de línguas aliando as TICs ao ensino presencial, além de algumas ações no sentido de incluí-las nas práticas pedagógicas do mundo contemporâneo.Revista do Gel2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/232Revista do GEL; v. 11 n. 2 (2014): Revista do GEL ; 47-701984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/232/282Prebianca, Gicele Vergine VieiraCardoso, Gisele LuzFinardi, Kyria Rebecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:21:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/232Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:21:23Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HIBRIDIZANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE INGLÊS: QUESTÕES DE INCLUSÃO E QUALIDADE |
title |
HIBRIDIZANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE INGLÊS: QUESTÕES DE INCLUSÃO E QUALIDADE |
spellingShingle |
HIBRIDIZANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE INGLÊS: QUESTÕES DE INCLUSÃO E QUALIDADE Prebianca, Gicele Vergine Vieira Hybridização. TICs. Inclusão sociodigital. Qualidade educacional. Educação com tecnologias e Inclusão sociodigital |
title_short |
HIBRIDIZANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE INGLÊS: QUESTÕES DE INCLUSÃO E QUALIDADE |
title_full |
HIBRIDIZANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE INGLÊS: QUESTÕES DE INCLUSÃO E QUALIDADE |
title_fullStr |
HIBRIDIZANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE INGLÊS: QUESTÕES DE INCLUSÃO E QUALIDADE |
title_full_unstemmed |
HIBRIDIZANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE INGLÊS: QUESTÕES DE INCLUSÃO E QUALIDADE |
title_sort |
HIBRIDIZANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE INGLÊS: QUESTÕES DE INCLUSÃO E QUALIDADE |
author |
Prebianca, Gicele Vergine Vieira |
author_facet |
Prebianca, Gicele Vergine Vieira Cardoso, Gisele Luz Finardi, Kyria Rebeca |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Gisele Luz Finardi, Kyria Rebeca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prebianca, Gicele Vergine Vieira Cardoso, Gisele Luz Finardi, Kyria Rebeca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hybridização. TICs. Inclusão sociodigital. Qualidade educacional. Educação com tecnologias e Inclusão sociodigital |
topic |
Hybridização. TICs. Inclusão sociodigital. Qualidade educacional. Educação com tecnologias e Inclusão sociodigital |
description |
O presente artigo propõe uma reflexão crítica a respeito da hibridização da Educação e do ensino de inglês como Língua Estrangeira (LE) por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino presencial. A discussão se ancora em concepções de aprendizado de diferentes teorias a fim de propor que as TICs se constituam em ferramentas de inclusão sociodigital e em molas propulsoras da qualidade educacional, fomentando um amplo acesso à informação e à ampliação do capital social dos educandos. Para tanto, o estudo revisa alguns estudos que utilizaram abordagens híbridas para o ensino de línguas aliando as TICs ao ensino presencial, além de algumas ações no sentido de incluí-las nas práticas pedagógicas do mundo contemporâneo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/232 |
url |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/232/282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Gel |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do GEL; v. 11 n. 2 (2014): Revista do GEL ; 47-70 1984-591X 1806-4906 reponame:Revista do GEL instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL) instacron:GEL |
instname_str |
Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
instacron_str |
GEL |
institution |
GEL |
reponame_str |
Revista do GEL |
collection |
Revista do GEL |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadogel@gmail.com |
_version_ |
1798948113954635776 |